Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

27/03/2025

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Folha (Painel S.A): Novos leilões em Paranaguá antecipam crescimento de carga agrícola

O primeiro leilão de arrendamentos portuários do ano, agendado pelo MPor para o fim de abril, contará com três unidades (PAR14, PAR15 e PAR25) destinadas a granel sólido vegetal no porto de Paranaguá, com investimentos de até R$ 1,38 bilhão. A estimativa é dobrar a capacidade do escoamento da safra agrícola pelo porto, com exportação de mais 20 milhões de toneladas por ano. O governo federal também vai leiloar mais um terminal no Rio de Janeiro (RDJ11) e outro em Porto Alegre (POA26). Íntegra para associados.

Portal Veja: Fila de caminhões trava escoamento de grãos em porto; veja vídeo

Em meio à safra recorde de grãos, uma longa fila de caminhões vem se formando em Itaituba, no sudoeste do Pará, que dá acesso ao Porto de Miritituba. Os congestionamentos ocorrem desde o início de março, por conta de um trecho sem pavimento na BR-230 (Transamazônica). A fila de caminhões chega a 3 mil veículos. A situação é agravada pelas chuvas, que abrem buracos e formam atoleiros na via não pavimentada. Além disso, a capacidade de estocagem é bem menor do que o volume colhido. Assim, produtores contratam caminhões como armazéns móveis, colocando-os na estrada antes do embarque para exportação. Íntegra para associados.

Portal MPor: MPor debate sobre infraestrutura portuária durante CNN Talks

Durante o CNN Talks “Caminhos para o Crescimento: os desafios para o avanço da infraestrutura no Brasil”, ontem, em Brasília, a secretária-executiva Mariana Pescatori ressaltou que o governo está avançando com uma robusta carteira de concessões e arrendamentos portuários, como a hidrovia do Paraguai, o túnel Santos-Guarujá, em parceria com o Governo de São Paulo, o Tecon Santos 10 e a concessão do canal de acesso de Paranaguá. O evento reuniu empresários, autoridades e especialistas, que reforçaram a necessidade de um planejamento estratégico de longo prazo, garantindo um ambiente favorável ao crescimento e à inovação no setor. Íntegra para associados.

CNN Brasil: Volume de concessões recentes é positivo, mas não suficiente, diz CNT à CNN

O presidente da CNT, Vander Costa, disse que o volume de investimentos contratados em concessões de infraestrutura no último biênio é positivo, mas ainda insuficiente para suprir as lacunas logísticas do país. “O desafio é manter o volume de investimento que vem entrando nos últimos dois anos e apostar em formatos ‘possíveis’ para concessões”. O MT calcula que foram contratados entre 2023 e 2024 cerca de R$ 100 bilhões em investimentos em concessões de rodovias. Íntegra para associados.

Folha: Repactuação dos aeroportos de Galeão e Brasília prevê saída da Infraero e leilão simplificado

A repactuação das concessões dos aeroportos do Galeão e Juscelino Kubitschek vai prever a saída da Infraero das duas sociedades, nas quais a estatal detém 49% de participação. A renovação contratual inclui também uma mudança no modelo de outorga. A previsão é que o mecanismo original, que se baseava em um repasse fixo, seja trocado por uma variável, em que esse pagamento esteja atrelado à movimentação aeroportuária e aos investimentos necessários a cada terminal. Íntegra para associados.

Estadão On-line: Trump anuncia tarifa de 25% sobre carro importado para forçar transferência de fábricas para os EUA

O presidente Donald Trump anunciou ontem tarifa de 25% sobre automóveis fabricados no exterior e enviados aos Estados Unidos. A tarifa entrará em vigor em 3 de abril e será aplicada a veículos de passeio, caminhões leves, peças automotivas essenciais, com processos para expandir tarifas sobre peças adicionais, se necessário. A taxação pode interromper as cadeias de fornecimento das montadoras, prejudicar seus investimentos e aumentar os custos para os consumidores em milhares de dólares. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (impresso, p. 10): Tecon Santos 10: entidades pedem edital com equilíbrio concorrencial

Associações de terminais defendem que é preciso garantir o equilíbrio concorrencial no edital de arrendamento do Tecon Santos 10. O presidente-executivo da ABTRA, Angelino Caputo, argumenta que “Se o armador puder ter o seu próprio terminal, sem restrição, acontece o ‘self-preferencing’, ou seja, ele pode escolher livremente atracar os seus navios no próprio terminal sem considerar os preços dos demais, mesmo sendo mais barato. Isso desequilibra o mercado”. Defende que, ao menos nos primeiros anos do contrato, é preciso evitar que terminais independentes não fiquem sem volume de carga. Em 2022, quando foi feita a primeira versão do edital, a Antaq, o Cade e o TCU concluíram que, em vez de restringir a competição ou de liberar como regra geral, haveria uma possibilidade de aplicar “remédios regulatórios” para limitar a movimentação de cargas até o mercado ter uma demanda suficiente para atender todos os terminais. Caputo defende a urgência no arrendamento do Tecon Santos 10 para aumentar a capacidade do Porto de Santos e a garantia de que o edital “em regra competitiva, gere um mercado equilibrado”. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (impresso, p. 11): Antaq recebe mais de 500 contribuições para terminal

A Antaq recebeu 513 contribuições ao edital de arrendamento do Tecon Santos 10. O prazo da consulta pública terminou na segunda-feira (24) e agora a agência analisará os pedidos. A SNP também vai avaliar a documentação, incluindo o relatório final e parecer técnico da Antaq, além de revisar o EVTEA e a minuta do edital e contrato. O prazo para conclusão depende da complexidade das sugestões. Após a análise, a SNP poderá solicitar ajustes à Antaq ou encaminhar a documentação ao TCU. No calendário oficial do MPor, o leilão está previsto para o último trimestre deste ano. Íntegra para associados.

Diário do Litoral (p. A4): Concessão do serviço de balsas avança na Alesp

O PL que autoriza a concessão, por meio de PPP, do Sistema de Travessias Hídricas – composto por balsas e embarcações para transporte de passageiros e veículos – avançou nas comissões da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e está pronto para votação em Plenário. A concessão permitirá investimento de R$ 1,05 bilhão ao longo do contrato, permitindo a aquisição de 48 novas embarcações com motorização elétrica e melhorias na infraestrutura dos terminais. Serão contempladas 14 travessias em cinco regiões do estado, dentre elas, as de Santos-Vicente de Carvalho, Santos-Guarujá e São Sebastião-Ilhabela. Íntegra para associados.

Folha do ES e A Gazeta (ES): Portos de Vitória e VV passam por obra de dragagem

A VPorts iniciou ontem as obras de dragagem no complexo portuário de Vitória e Vila Velha. Em Vitória, o trabalho vai possibilitar que o porto trabalhe sem qualquer tipo de restrição operacional. A empresa também iniciou no último dia 17 as obras de dragagem no porto de Barra do Riacho, em Aracruz, que seguem em andamento. O calado em Barra do Riacho passará de 8,6 m para 11m e de Vitória manterá os mesmos 12,5m. O material retirado será destinado a um polígono de descarte oceânico licenciado. Durante as obras, os portos continuarão funcionando e as intervenções serão previamente comunicadas e planejadas junto à comunidade portuária. Íntegra para associados: Folha do ES e A Gazeta (ES).

Imprensa setorial:

Agência Porto: Projeto estabelece novo marco regulatório para setor portuário brasileiro

O PL 733/25, em análise na Câmara dos Deputados, que pretende substituir a Lei 12.815/13, conta com 151 artigos incluindo alterações na regulação, precificação dos serviços, contratação de mão de obra e licenciamento ambiental. A proposta, de autoria do deputado Leur Lomanto Júnior (União-BA), replica o anteprojeto elaborado pela Ceportos no ano passado. O deputado disse que o projeto prestigia a livre iniciativa e reduz a burocracia, o que deve aumentar a competitividade do setor portuário. O texto estabelece que os preços a serem praticados pelos terminais serão negociados livremente, desde que respeitadas as normas concorrenciais, como também o fim da exclusividade da contratação de TPAs. Íntegra para associados.

Compre Rural, Portos e Navios e Agência Porto: Portos paranaenses registram melhor mês de fevereiro da história

A movimentação de soja em grão e fertilizantes levou os Portos de Paranaguá e Antonina a registrarem o melhor mês de fevereiro da história e, consequentemente, o maior volume movimentado no primeiro bimestre. Em fevereiro foram movimentadas mais de 6 milhões de toneladas, um crescimento de 14% em relação ao recorde anterior, registrado em fevereiro de 2024. Na exportação, os embarques de soja em grão totalizaram 1,693 milhão de toneladas, um aumento de 37% em relação ao mesmo período de 2024. Na importação, os fertilizantes somaram mais de 1 milhão de toneladas, um crescimento de 11%. Íntegra para associados: Compre Rural, Portos e Navios e Agência Porto.

Modais em Foco: Exportação de carne bovina cresce 22% na TCP

A exportação de carne bovina pelo Terminal de Contêineres de Paranaguá cresceu 22% no primeiro bimestre de 2025, totalizando 123 mil toneladas embarcadas em 4.483 contêineres. Esse desempenho supera o crescimento nacional da categoria, que, segundo a Abiec, registrou aumento de 4,7% em volume para o período. Ao todo, o Brasil embarcou 428 mil toneladas de carne bovina, gerando uma alta 13,9% no faturamento, que chegou a R$ 2,045 bilhões. O TCP segue também como o maior corredor de exportação de carne congelada de frango do mundo. No primeiro bimestre movimentou 382 mil toneladas do produto, 42% de todo o volume embarcado pelo país. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Terminal Graneleiro da Babitonga é enquadrado no Reidi

O MPor aprovou o enquadramento, para fins de habilitação no Reidi, do Terminal Graneleiro da Babitonga. O projeto, da TGB Terminal Graneleiro da Babitonga, inclui construção de um TUP em São Francisco do Sul. As reduções esperadas com benefício do Reidi são de aproximadamente R$ 61,7 milhões (bens) e de R$ 65,9 milhões (serviços). O TGB será destinado à exportação de granéis sólidos, especialmente soja em grãos, farelo de soja, milho e açúcar. Íntegra para associados.

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