Mais de 30 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA congrega empresas associadas, que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

Grupos de Trabalho

Reúnem técnicos especialistas representantes das empresas associadas para discutir e propor soluções aos desafios enfrentados nos pátios e ações institucionais para serem decididas pelo Conselho de Administração e nas assembleias gerais da ABTRA.


GTO – GRUPO DE TRABALHO OPERACIONAL

Reúne mensalmente as equipes técnicas de todos os recintos alfandegados e operadores portuários associados, sob a coordenação do nosso gerente-executivo. As pautas são formatadas para discutir pontualmente entraves operacionais e aduaneiros e soluções práticas para dinamizar os serviços prestados pelas empresas. É considerado um dos principais e mais efetivos fóruns de mediação sobre temas portuários, aduaneiros e de logística do Porto de Santos.


GTTI - GRUPO DE TRABALHO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Tem por objetivo discutir as adequações dos sistemas dos terminais e recintos alfandegados de modo a atender às legislações dos diversos órgãos anuentes e contribuir para a melhoria das tecnologias usadas no comércio exterior, como o Portal Único. Nas reuniões desse grupo também são apresentadas novas tecnologias aos gestores de TI das empresas associadas de maneira a fomentar o avanço tecnológico do setor.


GTF - GRUPO DE TRABALHO DE FARMACÊUTICOS

Com foco no desenvolvimento do setor farmacêutico dos terminais e recintos alfandegados, o Grupo de Trabalho de Farmacêuticos trata dos assuntos ligados ao aprimoramento das atividades sob anuência da ANVISA.


GTRH - GRUPO DE TRABALHO DE RECURSOS HUMANOS

Propõe ações conjuntas aos terminais e recintos alfandegados associados da ABTRA, com o intuito de qualificar seus colaboradores. Discute a criação de convênios com universidades e outras instituições de ensino, tendo em vista aprimorar a eficiência dos profissionais e, com isso, dos serviços prestados nos portos. Debate as questões ligadas à LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados e suas aplicações.


GTIC - GRUPO DE TRABALHO DE IMAGEM E COMUNICAÇÃOÇÃO DO SETOR PORTUÁRIO

Formado por profissionais de comunicação das empresas associadas à ABTRA e de órgãos públicos envolvidos com as atividades portuárias, tem como objetivo promover a imagem e a reputação do setor através do alinhamento de discursos e de ações de comunicação coordenadas em esfera setorial. Foi criado no 1º. Encontro dos Profissionais de Comunicação desse segmento, realizado pela ABTRA, com o apoio da SEP e da Antaq, em novembro de 2014.


GTG - GRUPO DE TRABALHO DE GRANEL

Com foco no desenvolvimento dos associados de granel, o Grupo de Trabalho de Granel trata dos assuntos ligados ao aprimoramento das atividades dos graneleiros e das questões sob anuência do Ministério da Agricultura/Vigiagro.


GTQ - GRUPO DE TRABALHO DE QUÍMICOS

Com foco no desenvolvimento dos associados com cargas químicas, o Grupo de Trabalho trata das questões de segurança para transporte e armazenagem das cargas químicas de importação e exportação e nas questões sob fiscalização do Exército e do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.

Reuniões e Atas Realizadas

COM 020.2024 – Atas reuniões GTO/GTTI/GT Granel dias 28/11 e 06/12/23 + Especificações Técnicas ConfereWeb

abrir

COM 079.2023 – Convite reunião GTO, GTTI e GT Granel – 30 de maio, terça-feira, às 14h30

abrir

COM 053.2023 – Ata reunião GTO/GTTI dia 29/03/23

abrir