Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Folha e O Globo: Brasil chega pessimista a dia de tarifas de Trump e teme que aço seja taxado duas vezes
Sem avanço nas negociações com os EUA, o governo de Lula chega pessimista ao dia do anúncio do tarifaço imposto pelo presidente Trump, previsto para hoje, às 17 horas. Com poucos sinais de Washington, o Brasil teme que a possível tarifa linear se some a outras taxas já em vigor, como as aplicadas recentemente sobre o aço e o alumínio, gerando um efeito cumulativo. Nas últimas semanas, o Palácio do Planalto começou a trabalhar com a expectativa de um quadro mais extremo do que o inicialmente previsto. Além das já anunciadas taxas sobre aço e alumínio, o governo admitiu a possibilidade de ser afetado por um imposto linear sobre praticamente toda a pauta exportadora brasileira para os EUA. Íntegra para associados: Folha e O Globo.
Estadão, Valor Econômico e Portal Exame: Quais os efeitos para o Brasil com o ‘Dia da Libertação’ tarifária dos EUA?
O governo e empresários brasileiros aguardam anúncio do presidente Trump sobre a adoção das tarifas “recíprocas” país por país. O item de maior impacto nas exportações brasileiras para o parceiro comercial envolve óleo bruto de petróleo, que representa 14,3% da pauta. Os EUA ainda respondem por 12,9% do total exportado pelo Brasil. Os produtos semiacabados de ferro ou aço também podem sofrer com o aumento de tarifas. Apesar de representar 8,8% da pauta completa para os EUA, 76,2% das exportações desses itens pelo Brasil vão para o território americano. O impacto anual no Brasil poderá ser entre US$ 3 bilhões e US$ 10 bilhões, segundo estudo do BTG Pactual. O Instituto das Economias em Desenvolvimento estima que as tarifas recíprocas, somadas às automotivas e às de 20% sobre os produtos chineses, derrubarão em 2027 o PIB mundial em 0,6%, o equivalente a US$ 763 bilhões, e o PIB americano em 2,7%. Íntegra para associados: Estadão, Valor Econômico e Portal Exame.
Portal Veja (Blog Radar Econômico): Roadshow vai apresentar túnel Santos-Guarujá a investidores europeus
O MPor e o Governo de São Paulo vão promover, no final de abril, um roadshow em países europeus para apresentar detalhes do projeto do túnel Santos-Guarujá, que será licitado no segundo semestre. O roteiro ainda está sendo fechado, mas deve visitar locais onde investidores já demonstraram algum interesse em participar do projeto. O empreendimento vai receber investimentos de R$ 6 bilhões de reais. O leilão está previsto para ocorrer em 1º de agosto deste ano. Íntegra para associados.
Isto É (Estadão Conteúdo): Porto Itapoá (SC): Lucro líquido salta 92% em 2024 ante 2023, para R$ 484,5 mi
O Porto Itapoá registrou lucro líquido de R$ 484,5 milhões em 2024, alta de 92% ante 2023, impulsionado pela expansão da capacidade operacional e pelo controle dos custos. Itapoá conta com uma participação de 22,9% do fundo em participações de Infraestrutura BRZ Infra Portos. A receita operacional líquida foi de R$ 1,22 bilhão no ano passado, um crescimento de 88% em relação a 2023. Na frente operacional, o porto movimentou aproximadamente 1,3 milhão de TEUs ao longo de 2024, crescimento de 12,6%. Íntegra para associados.
Folha On-line: Pequim tem ferramentas limitadas para impedir venda de portos de empresa honconguesa no Panamá
Programada para ser concluída hoje, a venda dos portos controlados pela honconguesa CK Hutchison no Panamá deve atrasar. A Administração Estatal de Regulamentação de Mercado da China resolveu abrir uma investigação sobre o acordo, buscando indícios de violações a leis antimonopólio. A companhia tinha anunciado que venderia todos os seus ativos à americana Black Rock. O negócio atraiu a ira de Pequim. Vários jornais estatais filiados ao Partido Comunista chamaram o movimento de “traição ao povo chinês” e criticaram abertamente a empresa. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Brasil está no fim da fila do investimento em ranking global
O nível de investimento do Brasil em relação ao PIB ocupa o 124º lugar de uma lista de 143 países, segundo levantamento publicado no Boletim da Fipe de março. Os números dizem respeito a 2023 e têm como base o IBGE, no caso do Brasil, e o Banco Mundial, nos dos demais países. A formação bruta de capital fixo (FBCF) do Brasil somava 16,4% do PIB em 2023, contra média de 26%, sempre em relação ao PIB, dos países analisados. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (impresso, p. 12): Santos terá reunião sobre terminal
O estudo de impacto ambiental do Terminal Portuário Logístico (TPL) que a Triunfo quer construir na Área Continental de Santos será apresentado em reunião pública na próxima segunda-feira (7). O encontro será às 18 horas, Centro Empresarial Smart Center, em Santos. O projeto, que prevê um grande complexo na Margem Esquerda do Porto de Santos, foi apresentado para a população de Guarujá em 18 de março. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos e Agência Porto: Expansão e modernização: os planos para o futuro do Porto de Itajaí, em Santa Catarina
Nomeado superintendente do Porto de Itajaí no mês passado, o advogado João Paulo Tavares Bastos Gama, comentou os planos futuros para o complexo portuário catarinense. Entre os projetos estão a criação da companhia docas, a construção de um terminal de passageiros e a concessão do canal de acesso. Em princípio, Tavares permanecerá no cargo até dezembro, quando encerrará o período da administração interina da APS em Itajaí. Ele tomará posse na próxima terça-feira (8), às 10 horas, em uma cerimônia no auditório da Superintendência, em Itajaí. Íntegra para associados: A Tribuna de Santos e Agência Porto.
Boqnews e Santa Portal: Praticagem de São Paulo atrai interesse internacional
A Praticagem de São Paulo recebeu uma delegação canadense interessada em seu modelo de operação. Como o Porto de Montreal busca receber navios porta-contêineres de maior porte, escolheu Santos como referência para avaliar a manobrabilidade dessas embarcações. A comitiva foi recebida em Santos pelo presidente Fábio Mello Fontes e membros da diretoria da Praticagem, que mostraram as instalações e a tecnologia envolvida no monitoramento do canal do porto e puderam, ainda, acompanhar manobras de embarcações de diversos tipos e tamanhos. Íntegra para associados: Boqnews e Santa Portal.
Expresso PB e Agência Porto: Porto de Cabedelo movimenta mais de 172 mil toneladas em março
O Porto de Cabedelo registrou em março a movimentação de mais de 172.030 toneladas de cargas, conforme balanço divulgado pela Companhia Docas da Paraíba. As operações foram impulsionadas pela operação do petcoke, que ultrapassou 90 mil toneladas importadas, além dos combustíveis, com quase 65 mil toneladas. No acumulado do ano, o porto movimentou mais de 285 mil toneladas, distribuídas igualmente entre granéis sólidos (petcoke, trigo e malte) e graneis líquidos (gasolina, diesel e álcool). Íntegra para associados: Expresso PB e Agência Porto.
ES Brasil: Volkswagen do Brasil inicia importações pelos portos do Espírito Santo
A Volkswagen passou a utilizar a infraestrutura portuária do Espírito Santo para importar veículos ao mercado brasileiro. A primeira operação foi realizada na segunda-feira passada (31/03), pelo Porto de Vila Velha, com o desembarque de 32 unidades do SUVW Taos vindas de General Pacheco, na Argentina. O próximo desembarque está previsto para maio. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Agência iNFRA: Porto de Santos pode ter melhor controle de acesso de caminhões de contêineres, defende secretária
O governo federal avalia melhorar o acesso para caminhões de contêineres ao Porto de Santos, informou a secretária-executiva Mariana Pescatori. A questão foi um dos entraves apresentados pelos interessados no leilão do Tecon Santos 10. A região onde esse grande terminal será construído já tem um grande volume de tráfego de veículos e o indicativo é de que, com ele, poderia haver um colapso na chegada ao porto. Além desse tema, a questão concorrencial também foi debatida durante o CNN Talks, que aconteceu na semana passada. Íntegra para associados.
BE News (p. 11) e Jornal da Orla (p. 10): Ecossistema de inovação impulsiona setor de portos e logística
O primeiro painel do Sudeste Export 2025, realizado ontem, no Rio de Janeiro, discutiu “O papel do ecossistema de inovação no setor de portos, infraestrutura e logística”. O destaque foi a importância da modernização dos portos como meio de reduzir custos logísticos e a colaboração entre governo, empresas e universidades para fomentar a inovação. Exemplos de sucesso, como o porto de Roterdã e o programa Blue Rio, pioneiro na promoção da economia azul no Brasil, foram debatidos. A TV BE News no YouTube transmite o evento. Íntegra para associados: BE News (p. 11) e Jornal da Orla (p. 10).
BE News (p. 11) e Jornal da Orla (p. 10): Porto de Roterdã é lembrado por abordagem inovadora e soluções avançadas
“Unidos pela Inovação” foi o foco da apresentação conduzida por Tetsu Koike, diretor de Políticas Setoriais, Planejamento e Inovação do MPor. Ele enfatizou o exemplo do Porto de Roterdã, conhecido mundialmente pela sua abordagem inovadora. O porto atua como um hub de inovação aberta, onde startups, empresas de tecnologia e universidades colaboram para desenvolver soluções avançadas. Esse ecossistema recebe aproximadamente 25 milhões de euros anuais dedicados exclusivamente à inovação. O diretor abordou os programas de aceleração de startups e as iniciativas de open innovation como formas efetivas de fortalecer a colaboração no setor. Íntegra para associados: BE News (p. 11) e Jornal da Orla (p. 10).
Portos e Navios: TUP Barra do Rio é autorizado a operar granéis líquidos e gasosos
A Antaq autorizou a Barra do Rio Terminal Portuário a movimentar granéis líquidos e gasosos em seu TUP, em Itajaí. Atualmente, o terminal possui autorização para movimentar e/ou armazenar carga geral e carga conteinerizada. A decisão da Superintendência de Outorgas foi tomada após a análise dos documentos apresentados pela interessada e a convocação feita em fevereiro deste ano. Íntegra para associados.
BE News (p. 7) e Jornal da Orla (p. 9): Benjamin Zymler discute desafios regulatórios no setor portuário
O ministro Benjamin Zymler comentou os desafios jurídicos do setor portuário em sua palestra durante o InfraJur, no Sudeste Export 2025. Enfatizou a necessidade de um arcabouço legal mais adequado para o setor e reforçou a importância da Lei 12.815/13. O evento acontece até amanhã, na cidade do Rio de Janeiro, em paralelo ao LATAM Export, reunindo especialistas, autoridades e representantes do setor logístico e portuário. Íntegra para associados: BE News (p. 7) e Jornal da Orla (p. 9).
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