Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

07/04/2025

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Estadão On-line, Correio Braziliense On-line e Folha: Balança comercial registra superávit de US$ 8,15 bilhões em março, antes de tarifas globais de Trump

A balança comercial registrou um saldo positivo de US$ 8,155 bilhões em março, de acordo com a Secex/MDIC. É o maior valor para o mês da série histórica e representa um aumento de 13,8% em relação ao mesmo período de 2024. Na mesma base de comparação, as exportações somaram  US$ 29,178 bilhões (alta de 5,5%) e as importações, US$ 21,023 bilhões. Esses totais não foram impactados pelas tarifas impostas por Trump. Já o aço bruto, tarifado em 25%, registrou aumento nas vendas aos Estados Unidos em 23,9%. As exportações brasileiras para esse país caíram 13,3% em março, influenciadas pela redução nas vendas de óleos de petróleo (-90%), de instalações de equipamentos de engenharia (-21,7%), e de aeronaves e outros equipamentos (-62%). A Secex prevê para 2025 uma queda no superávit de 5,4% em relação a 2024. Estima ainda que as exportações totalizem US$ 353,1 bilhões (aumento de 4,8%) e as importações somem US$ 282,9 bilhões (alta de 7,6% em relação a 2024). Íntegra para associados: Estadão On-line, Correio Braziliense On-line e Folha.

Folha On-line: Tarifas de Trump podem ser oportunidade para o Brasil, diz Fecomércio

Um estudo da FecomércioSP aponta que o Brasil se beneficiaria do tarifaço se tivesse um movimento oposto aos Estados Unidos e reduzisse suas tarifas de importação. “Com uma abertura comercial brasileira, conseguiríamos atrair investimentos, reduzir o custo das matérias-primas de maior tecnologia, importar máquinas e equipamentos mais eficientes e modernizar o parque fabril”, explica Thiago Carvalho, assessor econômico da Fecomércio. A Fecomércio também diz que a escalada tarifária praticada no Brasil, em que as matérias-primas têm menos taxas do que produtos mais elaborados, impede o país de se inserir nas cadeias globais de valor. Segundo a Federação, o país poderia se beneficiar se reduzisse as tarifas sobre bens de capital e de bens de informática e telecomunicações —que hoje é maior que 10% —para 4%, nível da média global. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Perspectiva de fim de sistema multilateral preocupa Brasil

Integrantes do governo brasileiro avaliam que não há motivos para “festejar” o fato de o Brasil ter sido inserido no patamar mais baixo do tarifaço anunciado por Donald Trump. Apesar dessa “vantagem comparativa”, a medida pode representar uma ruptura do sistema multilateral, com consequências incertas e prejudiciais a todos os países, inclusive o Brasil. Os impactos do tarifaço ainda estão sendo medidos pelo governo e pelas entidades empresariais. No Planalto, acredita-se que o trabalho demorará muitas semanas e terá caráter contínuo. Nesta semana haverá uma nova rodada de negociação conduzida pelo embaixador Mauricio Lyrio, secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Itamaraty, com o USTR. O governo também segue em contato com o setor privado, por meio da CNI, da CNA e do Instituto Aço Brasil. Íntegra para associados. 

Correio Braziliense On-line: Apex e BID lançam programa com objetivo de facilitar investimento estrangeiro

A ApexBrasil, em parceria com o BID, lançaram na sexta-feira (4) o programa Investe Mais Estados, com o objetivo de atrair e promover investimentos estrangeiros no Brasil por meio da descentralização desses recursos nos estados. O programa deve promover visitas de investidores a diferentes regiões do país, além de contar com análise da atração regional de investimentos externos, mapeamento de oportunidades, orientação sobre estruturação de projetos, busca de financiadores, entre outras atividades. Em 2024, o país acumulou um saldo de US$ 71,1 bilhões de Investimento Direto no País (IDP), de acordo com dados do Banco Central. Apesar do crescimento de 13,8% em relação ao ano anterior, cerca de 80% das receitas brutas geradas por empresas estrangeiras instaladas estavam concentradas nas regiões Sul e Sudeste. Íntegra para associados.

Isto É (Coluna PlatôBR): Ministro dos Portos vê oportunidade no tarifaço de Trump

O ministro Silvio Costa Filho acredita que o tarifaço de Donald Trump será uma “janela de oportunidade” para o Brasil. “Para mim, está provado que essas medidas que o presidente Trump está tomando podem levar os Estados Unidos à recessão. Na hora em que você passa a ter instabilidade nos Estados Unidos, o Brasil se coloca como um grande player internacional, ou seja, passa a ser um dos atores principais dos países emergentes por tudo o que a gente tem a oferecer ao mundo”, disse ele. A partir deste mês, o ministro inicia um giro pela Europa, junto com o governador Tarcísio de Freitas, para vender os projetos para o Porto de Santos, incluindo o túnel Santos-Guarujá. Na área de portos, o ministro prevê mais 40 leilões até o final do mandato de Lula, em 2026. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos: Portos respondem por mais de 90% do comércio exterior do Brasil e Santos tem papel estratégico nisso

O Porto de Santos está conectado a 600 destinos em mais de 190 países e responde por 30% da corrente comercial nacional. Tem como principais países parceiros China, Estados Unidos, Alemanha, Japão e Índia. Em âmbito nacional, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que respondem por mais de 50% do PIB brasileiro. Os principais produtos que saem pelo cais santista são os óleos de petróleo e minerais (14%), minério de ferro (8,1%), soja (6,2%), café não torrado (4,9%), celulose (3,7%), carnes bovinas (3,8%) e açúcares e melaços (3,8%), que rendem ao Brasil US$ 48,3 bilhões. Na importação destacam-se as peças de veículos, automóveis, medicamentos, inseticidas, herbicidas, compostos de nitrogênio e fertilizantes. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Túnel Santos-Guarujá será monitorado por comissão até 2031

O prefeito Farid Madi (Pode) criou uma comissão composta por sete secretarias para promover estudos, elaborar propostas e acompanhar o desenvolvimento do projeto e da construção do túnel Santos-Guarujá “nos limites territoriais” do Guarujá. Na Assembleia Legislativa, o deputado Caio França pediu que se forme uma comissão para representar a Casa em missão oficial à Alemanha e à Dinamarca, de 3 a 9 de maio, acompanhando o deputado Paulo Alexandre Barbosa em visita às obras de construção de túneis nesses países. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Encontro na Câmara discute futuro do Porto de Santos e impactos na cidade

O 1º Encontro Porto & Mar deste ano, no próximo dia 14, a partir das 14 horas, na Câmara Municipal de Santos, deverá debater os acessos terrestres em Santos e Guarujá; uma nova perimetral; Tecon Santos 10 e a relação com a cidade de Santos, além de mobilidade urbana e portuária. As inscrições para o evento podem ser feitas neste link. Íntegra para associados.

Santa Portal: Porto de Santos ganha guincho 24h; veículo evita interrupções no tráfego e nas operações

A APS locou um caminhão guincho de alto desempenho, disponível 24h por dia para atender ocorrências no Porto Organizado. Incorporado à frota da Guarda Portuária no final de março, o guincho-socorro já está em operação e representa um avanço na capacidade de resposta a incidentes que impactam o tráfego e as atividades portuárias. O veículo atua em toda a poligonal do Porto Organizado. O caminhão tem capacidade de tracionar mais de 120 toneladas, categoria de veículos de carga considerados superpesados, e conta com dois guinchos de 30 toneladas cada, lança telescópica com elevação de 16 toneladas, equipamentos para atendimento a emergências e rastreador integrado. Íntegra para associados.

Tribuna do Norte e Agência Porto: Governo emite licença para obras de dragagem do Porto de Natal

O governo do Rio Grande do Norte concedeu duas licenças que permitirão maiores investimentos e a ampliação do Porto de Natal. A primeira delas foi a licença de Obra Hidráulica, que permite o início do serviço de dragagem do porto, e a segunda foi a renovação da Licença de Regularização de Operação (LRO) para o terminal. Também obteve do MPor a garantia de mais de R$ 110 milhões, que serão investidos na melhoria e na ampliação da infraestrutura do porto. Desse montante, R$ 62 milhões serão destinados para a dragagem, enquanto outros mais de R$ 40 milhões serão utilizados na construção das defensas da ponte Newton Navarro e do cais. Íntegra para associados: Tribuna do Norte e Agência Porto.  

A Tribuna de Santos: Peru atualiza legislação portuária

A cidade de Lima, no Peru, sediará entre os dias 24 a 27 de junho a AAPA Latam 2025, o evento portuário mais importante da América Latina. Espera-se que esse congresso latino-americano de portos receba mais de 600 autoridades públicas, executivos, investidores e especialistas do setor. A agenda incluirá visitas técnicas a terminais portuários, conferências sobre as perspectivas da economia global, a expansão portuária na região e a implementação de tecnologias disruptivas e uma feira comercial com as principais empresas e portos do mundo. Mais informações e inscrições em www.aapalatam.org/congreso. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Agência iNFRA: ANTAQ aprova mudanças para viabilizar investimentos nas concessões portuárias

A diretoria ANTAQ aprovou, na quinta-feira (3), alteração da Resolução 85/2022 para regulamentar a revisão extraordinária dos contratos de concessão das administrações portuárias. A medida visa viabilizar investimentos nos terminais arrendados, permitindo que os valores aplicados sejam compensados por meio de descontos nas taxas pagas às autoridades portuárias. Introduz o mecanismo de “proposta apoiada”, distinta da revisão tarifária, e adotada nos aeroportos sob regulação da ANAC, que permite ao concessionário do aeroporto negociar com os usuários um eventual reajuste tarifário, desde que haja consenso entre as partes. Íntegra para associados.

Agência Porto: CDR e CI realizam audiência pública com ministro de Portos e Aeroportos

O ministro Silvio Costa Filho apresentará amanhã, às 9h, os planos da pasta para os próximos dois anos às comissões de Infraestrutura (CI) e de Desenvolvimento Regional (CDR) do Senado. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos e Agência Porto: Dragagem de manutenção do canal de Itajaí tem contrato prorrogado

O secretário Alex Sandro de Ávila informou na quinta-feira (3), em reunião com a Federação das Indústrias de SC, que já existe solução para a dragagem de manutenção do canal de acesso ao Porto de Itajaí. Segundo ele, a APS firmou um contrato emergencial com a empresa que prestava o serviço e deve quitar a dívida de R$ 48 milhões com o fornecedor nos próximos dias. Ávila disse que a secretaria já recebeu a modelagem final do edital do Canal de Acesso e que o documento está em fase de ajustes finais. A expectativa é de que até o fim de maio o edital possa ser enviado ao TCU. Íntegra para associados: Informativo dos Portos e Agência Porto.

BE News (p. 6): Presidente da Comissão de Viação e Transportes visita Porto de Santos

O presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara, deputado Maurício Neves, em visita ao Porto de Santos na sexta-feira (4), foi recebido pelo presidente da APS, Anderson Pomini, que apresentou o plano de investimento em infraestrutura, de R$ 12,5 bilhões, e os principais projetos e demandas do complexo portuário. Pomini também aproveitou a visita do deputado para discutir mudanças no marco regulatório do setor portuário. Ressaltou a necessidade de levar as demandas do setor à Câmara. O deputado visitou o canal do Porto de Santos a bordo de um catamarã, onde Pomini mostrou toda a estrutura do complexo, locais que receberão novos projetos e as necessidades de cada espaço. Íntegra para associados.

Portal Ministério dos Transportes: Ministério dos Transportes lança portal do Planejamento Integrado de Transportes

O MT lançou o portal do Planejamento Integrado de Transportes (PIT), composto por um sistema encadeado de instrumentos de planejamento. O primeiro plano a ser publicado no atual ciclo (2024-2027) é o Plano Nacional de Logística 2050, que está sendo construído em macroetapas. A primeira envolve a obtenção de insumos que subsidiarão a elaboração do plano. A seção de Dados Abertos do Portal disponibiliza todas as matrizes origem-destino segmentadas por tipos de carga, além de projeções em intervalo de cinco anos até 2050. Para validação dessas matrizes origem-destino de cargas, estão sendo realizados encontros técnicos regionais para debate com o setor produtivo em todo o Brasil. O Portal também explica o funcionamento dos comitês que compõem a governança do PIT – Comitê Técnico e Comitê de Governança -, além de compilar as resoluções aprovadas pelos colegiados. Íntegra para associados.

Agência iNFRA: Comissão que revisa a Lei dos Portos deve ser instalada nos próximos dias na Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, está coordenando os esforços para a instalação, nesta semana, da comissão responsável pela revisão da Lei dos Portos. A proposta foi discutida na quinta-feira (3) durante o colégio de líderes da Casa. O texto que será debatido é o PL 733/2025, protocolado pelo deputado Leur Lomanto Júnior. O deputado Arthur Maia está sendo cogitado para a relatoria, enquanto o deputado Marcos Pereira desponta para presidir o colegiado. A proposta de instalação da comissão gera divergências entre integrantes do setor. No MPor, um fórum composto por representantes do setor patronal e dos trabalhadores discute propostas para alterações no texto. Outras áreas do governo também  entendem que há outras prioridades legislativas a serem tratadas e querem avaliar com mais profundidade as consequências das mudanças propostas. Íntegra para associados.

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