Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

24/04/2025

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Estadão e Portos e Navios: TCU aprova concessão do canal de acesso do porto de Paranaguá, projeto inédito no País

O TCU aprovou ontem o projeto de concessão do canal de acesso aos portos de Paranaguá e Antonina. Trata-se da primeira concessão de acesso a porto público no Brasil, uma estratégia que busca acelerar investimentos. A aprovação foi acompanhada por uma extensa lista de ajustes que precisam ser feitos antes da publicação do edital do leilão, previsto para o terceiro trimestre. Conforme o projeto, a futura concessionária vai administrar o acesso por 25 anos, com chance de prorrogação por até 70 anos. O processo envolve investimentos da ordem de R$ 1,2 bilhão, previstos ao longo dos cinco primeiros anos do contrato, a partir de 2029. O contrato inclui a responsabilidade pela gestão da infraestrutura aquaviária, com foco em ampliação, manutenção e operação do canal. Íntegra para associados: Estadão e Portos e Navios.

Portal Veja, BE News (p. 3) e Jornal Portuário: Governos Lula e Tarcísio se unem por ‘grife europeia’ liderando consórcio

Em missão oficial na Europa há três dias, o ministro Silvio Costa Filho e o governador Tarcísio de Freitas tentarão convencer empresas como a Femern A/S (Dinamarca) ou a Ballast Nedam (Holanda) a liderarem o consórcio que disputará a concessão do túnel submerso Santos-Guarujá. A ideia é dar peso técnico e reputacional à obra. Nos bastidores, há também uma exigência da equipe do ministro para que a transferência de tecnologia seja efetiva. Assim, engenheiros brasileiros devem atuar como coautores técnicos, e não apenas como receptores passivos. A TEC, referência global em túneis imersos, deve elaborar os manuais técnicos e já negocia os termos com o governo. Íntegra para associados: Portal Veja, BE News (p. 3) e Jornal Portuário.  

Portal Veja (Blog Radar Econômico): Movecta, da família Vasone, se aproxima do primeiro bilhão

A Movecta faturou R$ 789 milhões em 2024, alta de 19% quando comparado a 2023, com receitas de R$ 662 milhões. O negócio pertence à família Vasone, que vendeu o Hospital São Luiz à Rede D’Or. “Com esse resultado, há convicção de que estamos próximos de ultrapassar a marca de R$ 1 bilhão de faturamento no final deste ano. Tivemos aumento de produtividade e de eficiência operacional, pilares fundamentais para que nossa equipe e clientes percebam que esses ganhos trazem relações de confiança, sustentáveis e de longo prazo”, diz Rodrigo Casado, presidente da Movecta. No ano passado a companhia investiu cerca de R$ 50 milhões para modernizar as operações de seus terminais. A companhia prevê investir R$ 100 milhões até 2026 em infraestrutura, como recuperação, drenagem e alisamento de piso para aumento de capacidade operacional. Íntegra para associados.

O Globo (AFP): Crescimento do Brasil em 2025 deve ser menor que o esperado no início do ano, de acordo com Banco Mundial

A América Latina será a região com o menor crescimento a nível global este ano, com 2,1%, e o Brasil deve crescer menos do que se esperava no início do ano, alertou ontem o Banco Mundial. Em uma prévia de seu relatório sobre a América Latina e o Caribe, a organização destacou o baixo investimento, a alta dívida e a volatilidade global como obstáculos ao seu desenvolvimento. Expressou ainda preocupação com as tensões comerciais causadas pelas tarifas impostas pelo presidente Donald Trump. Entre os países da América Latina, o Brasil é um dos que deve crescer menos até 2025, com expansão estimada em 1,8%. Esse número diminuiu em relação ao estimado em janeiro, quando a instituição previa crescimento de 2,2%. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

Jornal da Orla (p. 10) e Estadão (Blue Studio): Feira Intermodal trata sobre a descarbonização das atividades portuárias

O segundo dia da Intermodal tratou sobre o tema de descarbonização nas atividades portuárias. Durante o dia, autoridades fecharam acordos e discutiram propostas que visam alavancar o desenvolvimento sustentável da atividade. O Porto do Itaqui, no Maranhão, lançou o seu programa de descarbonização, que foi elaborado em parceria com a Fundação ValenciaPort. O pavilhão do Distrito Anhembi reuniu não apenas máquinas de última geração, mas também ideias capazes de redesenhar o mapa da distribuição de cargas no País — com menos desperdício, mais inteligência e um olhar atento à sustentabilidade. A feira termina hoje. Íntegra para associados: Jornal da Orla (p. 10) e Estadão (Blue Studio).

G1 Santos: Maior leilão portuário da história do Brasil avança com análise da Antaq; entenda

A análise da Antaq sobre o projeto do Tecon Santos 10 deve ser finalizada ainda em abril, segundo a ministra substituta Mariana Pescatori. O anúncio, feito na abertura da Intermodal, significa um avanço para a realização do maior leilão da história portuária. Com o parecer da Antaq, o projeto seguirá para o TCU, que será responsável por validar o processo e autorizar o lançamento do edital. A expectativa do governo federal é que o leilão ocorra em dezembro deste ano. A análise técnica da Antaq inclui contribuições recebidas em audiências públicas realizadas em fevereiro e abril. A previsão é que o relatório final seja divulgado na próxima semana. Íntegra para associados.

Boqnews, Jornal da Orla (p. 5) e G1 (Vale do Paraíba e Região): Governo de SP sanciona lei que autoriza PPP das Travessias Hídricas

O governador Tarcísio de Freitas sancionou a lei que autoriza a concessão do sistema de travessias hídricas à iniciativa privada. Aprovada na semana passada pela Alesp, a medida vai permitir a modernização do serviço de transporte aquaviário de passageiros e veículos em diferentes regiões do estado. A sanção teve publicação na edição de ontem do Diário Oficial do Estado de São Paulo. A iniciativa abre caminho para um investimento de R$ 1 bilhão na modernização de 14 rotas de balsas e embarcações, que atendem cerca de 40 mil pessoas por dia. Íntegra para associados: Boqnews, Jornal da Orla (p. 5) e G1 (Vale do Paraíba e Região).

A Tribuna de Santos (impresso, p. 18): Inteligência artificial é incremento para as operações portuárias

A democratização da inteligência artificial (IA) nos portos brasileiros é o principal desafio do setor envolvendo o tema, segundo Pedro Amorim, professor e pesquisador da Universidade do Porto e do Insper, e confundador da LTPlabs. “Os portos são um bom exemplo da aplicação de IA nas suas diferentes facetas. Já trabalhei com alguns dos maiores portos brasileiros, e, por exemplo, todo o escalonamento de vagões e até da própria entrada de barcos já é feita com algoritmos de IA muito sofisticados. Há também a própria simulação da carga no porto e das operações, que em muitos casos já acontece”, detalha. Amorim palestrou ontem sobre o tema no 3º Interlog Summit, realizado dentro da Intermodal. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Agência Porto: ANTAQ moderniza regras para uso de áreas portuárias com nova resolução

A ANTAQ aprovou uma nova resolução que atualiza as regras para a exploração de áreas e instalações localizadas dentro da poligonal dos portos organizados. A Resolução nº 127 foi aprovada durante a 584ª Reunião Ordinária da Diretoria Colegiada e entra em vigor no dia 1º de maio, substituindo a norma anterior, vigente desde 2016. A atualização faz parte da Agenda Regulatória 2022–2024 e contou com ampla participação do setor. A nova norma atende a demandas por melhorias nos procedimentos relacionados ao uso das áreas portuárias e busca regulamentar novos instrumentos de gestão, ampliando as formas de ocupação e organização desses espaços. Íntegra para associados.

Portal BE News: Câmara cria e depois suspende comissão especial para analisar PL dos Portos

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, publicou, no início da noite de ontem, um despacho determinando que a tramitação do PL 733/2025, que propõe um novo marco regulatório para o setor portuário, seja conduzida por uma comissão especial na Casa Legislativa. Mas quase três horas depois, o documento foi retirado do processo de análise do PL, não sendo mais encontrado no site da Câmara. A assessoria de Motta foi questionada pela medida, mas, até as 22h30, não havia apresentado explicações para o fato. A criação e, horas depois, a suspensão da comissão especial surpreenderam lideranças empresariais e de trabalhadores. Os primeiros defendem a criação da comissão especial, por considerar que ela irá acelerar a tramitação do PL na Câmara. Já os representantes laborais são contrários, defendendo que o texto seja mais amplamente debatido na Casa. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Reporto, modernização e descarbonização de terminais alavancam investimentos em equipamentos de movimentação

Fornecedores de equipamentos de movimentação portuária experimentam um momento aquecido nas consultas e, desde o último ano, vêm conseguindo fechar novos contratos. Após muitas incertezas, a garantia do Reporto até o final de 2028 trouxe segurança jurídica e foi o impulso que faltava para os terminais ampliarem o volume de encomendas. A compra de guindastes e demais equipamentos importantes para a operação exige planejamento financeiro e técnico, já que grande parte vem importado da Ásia. Fabricantes e distribuidores aproveitam as melhorias dos terminais de contêineres para receber navios maiores e a eletrificação dos equipamentos para atender às metas de descarbonização do setor. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos: Portos do Corredor Norte da VLI batem recorde de movimentação em 2024

A operação portuária do Corredor Norte da VLI atingiu a movimentação recorde de 13,3 milhões de toneladas em 2024. No corredor, a VLI opera o Terminal Portuário São Luís, além de movimentar cargas no Porto do Pecém. O resultado representou um aumento de 6,4% ante o volume movimentado em 2023, de 12,5 milhões de toneladas. Além disso, o dado de 2024 superou em 3% o recorde vigente até então, de 12,9 milhões de toneladas, registrado em 2021. Íntegra para associados.

BE News (p. 7): Sul Export vai debater investimentos e regulação para as hidrovias brasileiras

O Brasil possui a maior bacia hidrográfica do mundo, com mais de 63 mil km de rios navegáveis. Ainda assim, menos de 30% desse potencial é utilizado de forma econômica ou comercial. Segundo o Governo Federal, o país tem potencial para chegar aos 42 mil km de hidrovias economicamente navegáveis. Para isso, prevê investir R$ 4,1 bilhões do novo PAC no modal até 2026. “Precisamos criar hidrovias e não apenas usar os rios navegáveis”, defende o secretário nacional de Hidrovias, Dino Antunes. O secretário estará presente no fórum Sul Export, organizado pelo Grupo Brasil Export, nos dias 28 e 29 de abril, em Porto Alegre. O evento debaterá, entre outros assuntos, a importância econômica e ambiental das hidrovias. Íntegra para associados.

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