Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Folha e Agência iNFRA: Paranaguá terá leilão até setembro para primeira concessão de canal portuário do país
O MPor vai publicar, até junho, o edital da primeira concessão de um canal portuário no país, com a oferta do canal do porto de Paranaguá. A licitação na B3 vai ocorrer no terceiro trimestre deste ano. À Folha o ministro Silvio Costa Filho disse que o texto do edital passará por alguns ajustes, após ter sido aprovado nesta semana pelo plenário do TCU. O tribunal pediu mudanças para reduzir a exposição do poder público a situações de risco durante a vigência do contrato, que será de 25 anos. Na avaliação da corte, o contrato previa que, se a quantidade de navios ou cargas no porto de Paranaguá fosse menor do que o esperado, a União teria que compensar financeiramente a concessionária, mesmo que essa queda fizesse parte dos riscos normais de mercado. Íntegra para associados: Folha e Agência iNFRA.
O Globo: Nunes e Tarcísio apostam em ‘pacotão’ de obras viárias e prometem resolver ‘pepinos’ de quase três décadas
No intervalo de uma semana, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o prefeito da capital, Ricardo Nunes, anunciaram programas de obras de infraestrutura bilionários, que envolvem sobretudo melhorias viárias e investimentos em mobilidade. Os anúncios foram feitos de forma independente, mas têm em comum a retomada de promessas antigas e a inclusão de obras que são verdadeiros “pepinos”: já foram suspensas e retomadas várias vezes, estiveram envolvidas em escândalos de corrupção e geraram custos milionários sem que tivessem saído do papel. Nos dois casos, os pacotes foram lançados mais como “guarda-chuvas” de obras já em andamento ou anunciadas do que como propostas inéditas. Boa parte dos investimentos incluídos neste “pacotão” já eram conhecidos, e a maioria das ações se refere a melhorias em rodovias e estradas no interior do estado. Íntegra para associados.
Estadão (Blue Studio) e A Tribuna de Santos: Intermodal encerra com foco em inovação e integração para um setor logístico mais conectado
Em um cenário global cada vez mais complexo e conectado, a Intermodal encerrou sua 29ª edição ontem, consolidando-se como um espaço estratégico de negócios, inovação e trocas internacionais. Durante os três dias, o evento reuniu líderes da logística, transporte e tecnologia, impulsionando discussões sobre o futuro da cadeia de suprimentos. Mais uma vez, o setor portuário de Santos marcou presença no evento, um dos principais no mundo na área. O evento reuniu mais de 500 marcas nacionais e internacionais de 20 países. Íntegra para associados: Estadão (Blue Studio) e A Tribuna de Santos.
Valor On-line: Compradora da Santos Brasil, CMA anuncia aquisição de ações para deslistar empresa da B3
Compradora da Santos Brasil, a CMA Terminals Atlantic fará uma oferta pública de aquisição (OPA) para comprar os papéis em circulação no mercado e deslistar a empresa portuária da B3. De acordo com o comunicado divulgado ontem, a CMA irá ofertar R$ 13,60 por ação da Santos Brasil corrigidos pela Selic. Dessa forma, considerando sua participação anterior, a CMA passou a deter 51% de todas as ações da empresa. A CMA CGM pretende retirar a Santos Brasil do Novo Mercado, rebaixando-a de classificação de “A” para “B”. Na prática, a Santos Brasil continuará como empresa aberta e com registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), mas deixará de emitir ações. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos: Congresso Nacional Aduaneiro reúne especialistas em comércio exterior no Porto de Santos
O 1º Congresso Nacional Aduaneiro acontece nesta sexta-feira, das 8 às 13 horas, no auditório da Delegacia da Receita Federal, em Santos. O encontro, inédito no Brasil, é organizado pelo SDAS na mesma data em que se comemora o dia desses profissionais. O evento conta com a participação de aproximadamente 250 pessoas, incluindo despachantes aduaneiros, importadores, exportadores e executivos do setor logístico. Em debate, estão questões como o controle de segurança sanitária, as mudanças no processo de importação no cenário brasileiro, fiscalização e a certificação aduaneira. Íntegra para associados.
Diário do Litoral e Santa Portal: Construção do 1º túnel submerso do Brasil vai gerar 9 mil empregos no litoral
A construção do Túnel Submerso Santos-Guarujá, projeto considerado pioneiro no Brasil, promete impulsionar a economia da Baixada Santista com a criação estimada de 9 mil empregos diretos e indiretos. O modelo final do túnel foi aprovado em fevereiro, e a obra está prevista para começar ainda este ano. Com leilão marcado para 1º de agosto de 2025, a obra, realizada por meio de PPP, prevê um investimento de R$ 6 bilhões, com concessão de 30 anos que abrangerá a construção, operação e manutenção da infraestrutura. Íntegra para associados: Diário do Litoral e Santa Portal.
Jornal da Orla (p. 10) e Portogente: Acordo com Valenciaports foca em ações sustentáveis
A Intermodal foi palco para assinatura, na quarta-feira passada, de um acordo de cooperação técnica entre a APS e a Fundação Valenciaport, da Espanha. Dentre outros objetivos, a aliança firmada visa permitir o intercâmbio profissional entre representantes dos portos signatários, especialmente em questões ambientais. Mais detalhes da parceria assinada entre Santos e Valência serão divulgados – pelas instituições – nos próximos dias. Íntegra para associados: Jornal da Orla (p. 10) e Portogente.
Jornal da Orla (p. 10): BTP anuncia expansão e detalha projetos para os próximos anos
O BTP irá investir R$ 2 bilhões em obras de expansão e melhoria de sua infraestrutura. Os planos vêm após a renovação da concessão do ativo, aprovado pelo TCU no fim de 2023. Até então, o contrato valeria até 2027, mas com a aprovação, seguirá válido até 2047, ou seja, por mais 20 anos. Os projetos foram detalhados pelo diretor-presidente da empresa, Cláudio Oliveira, durante a Intermodal. No novo vínculo, a BTP se comprometeu com investimentos obrigatórios que visam aumentar a capacidade do terminal, além de garantir operações mais seguras, eficientes e modernas. Íntegra para associados.
Jornal Folha de Pernambuco: Armando Monteiro Bisneto assume o comando de Suape
Acelerar o ritmo de trabalho para atrair mais investimentos externos e prestigiar e fortalecer a equipe técnica e os colaboradores. Estes são desafios do advogado Armando Monteiro Bisneto, 44 anos, que assume hoje a presidência do Complexo Industrial Portuário de Suape. A governadora Raquel Lyra comanda o ritual de posse, no auditório do Centro Administrativo do Porto. O novo presidente é pernambucano e substitui o carioca Marcio Guiot, que estava no cargo desde fevereiro de 2023. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios e A Gazeta (ES): Vports amplia em 70% capacidade de receber navios Panamax em Vitória
A Vports anunciou a ampliação da capacidade operacional do complexo portuário de Vitória, permitindo agora o recebimento de navios com até 83 mil toneladas, um aumento de 70% na capacidade de atendimento a embarcações classe Panamax. Antes da mudança, o limite era de 70 mil toneladas. A autoridade portuária privada destacou que a alteração foi viabilizada após a conclusão de obras de dragagem, com investimento de R$ 30 milhões, e estudos técnicos conduzidos pela administradora portuária. A mudança permitirá o atendimento a navios graneleiros e de carga geral, com maior eficiência, maior consignação e, consequentemente, menor custo por tonelada transportada. Íntegra para associados: Portos e Navios e A Gazeta (ES).
Jornal Portuário e BE News (p. 4): Em Copenhague, Silvio Costa Filho visita obra que servirá de modelo para Túnel Santos-Guarujá
Em Copenhague, o ministro Silvio Costa Filho visitou ontem as futuras instalações do Túnel Fehmarnbelt, o maior túnel submerso do mundo, que ligará a ilha dinamarquesa de Lolland à ilha alemã de Fehmarn. Segundo o ministro, a obra servirá de modelo para o Túnel Santos-Guarujá. O empreendimento europeu terá 18,1 km de extensão e deve se tornar o mais longo e profundo túnel rodoviário e ferroviário do mundo. “É esse túnel submerso que nós vamos levar para o Brasil. É a mesma tecnologia que será utilizada no nosso Porto de Santos. Aqui são 18 km, e as pessoas só poderão se deslocar por trem ou carro. Lá em São Paulo, faremos tanto para a passagem de ônibus e carros quanto para ciclistas e pedestres”, destacou o ministro durante a visita. Íntegra para associados: Jornal Portuário e BE News (p. 4).
BE News (p. 4): Anderson Pomini segue como presidente da APS por mais dois anos
Anderson Pomini continuará como presidente da APS pelos próximos dois anos. A prorrogação do prazo de sua gestão foi formalizada durante reunião extraordinária do Conselho de Administração da empresa pública, realizada ontem. O próprio Pomini compartilhou a novidade em suas redes sociais, reproduzindo o documento oficial que oficializa sua continuidade à frente da APS. No post, ele agradeceu ao ministro Silvio Costa Filho pela confiança depositada. Os dois estão na Europa participando de um roadshow promovido pelo governo federal para apresentar o projeto do túnel Santos-Guarujá a potenciais investidores. Íntegra para associados.
Logweb: Sudeste recebeu debate local sobre Plano Nacional de Logística
O Ministério dos Transportes realizou na terça-feira passada, em São Paulo, a rodada de debates regionais sobre o PNL 2050, com foco no Sudeste. O encontro reuniu especialistas e representantes do setor produtivo para apresentar a matriz origem-destino – quantidade de cargas entre diferentes pontos de origem e destino em um determinado período – referente à região. A rodada de debates de São Paulo segue os eventos já realizados em Curitiba (Região Sul) e Cuiabá (Centro-Oeste). As próximas etapas incluem encontros nas demais regiões do país: Norte no dia 30 de abril e Nordeste, dia sete de maio. Íntegra para associados.
Agência iNFRA: Presidente Hugo Motta recua e retira criação de comissão especial para revisão da Lei dos Portos
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, decidiu retirar a determinação para a criação de uma comissão especial destinada à análise do PL 733/2025, que propõe a revisão da Lei 12.815/2013. No início da tarde de terça-feira passada, Motta havia autorizado a criação da comissão especial, justificando a medida pelo fato de o projeto ter sido distribuído a diversas comissões temáticas. A decisão foi posteriormente revertida no início da noite do mesmo dia, sem explicações por parte da Secretaria-Geral da Mesa da Câmara. A reportagem apurou que, caso seja retomada a ideia da comissão especial, Léo Prates está cotado para assumir a relatoria do texto também nesse novo colegiado. O deputado Augusto Coutinho é mencionado como possível presidente da comissão. Íntegra para associados.
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