Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Folha: Terminais e armadores disputam quem pode participar de mega leilão no porto de Santos
Com a promessa de aumentar entre 40% e 50% a movimentação de cargas no porto de Santos, o megaterminal Tecon 10 é alvo de disputa nos bastidores entre os terminais chamados de “verticalizados”, que pertencem aos armadores, e os demais recintos alfandegados. O motivo são as regras do leilão da concessão. Com processos no Cade, pedidos de análise à Antaq e pressão política no MPor, empresas buscam influenciar a decisão: se o certame do novo terminal terá a participação livre de qualquer interessado ou se haverá restrições. A concessão deve acontecer até o fim deste ano. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Hapag Lloyd avalia terminal em Santos e vê Brasil bem posicionado contra crise
A empresa de navegação alemã Hapag Lloyd estuda disputar o leilão do novo Tecon Santos 10. Para a companhia, ainda é cedo para dimensionar os impactos de longo prazo da guerra tarifária, mas a avaliação é que o Brasil está bem posicionado no atual cenário de turbulências mundiais, afirmou o presidente global da empresa, Rolf Habben Jansen. Além de operar linhas de navegação de longa distância na costa brasileira, a Hapag Lloyd possui no país, desde o fim de 2023, uma empresa de cabotagem, a Norcoast, em sociedade com a Norsul. O grupo, porém, ainda não administra terminais portuários no Brasil – no mundo, a companhia já gere 21 terminais em 11 países, como Chile e Colômbia. Questionado sobre o interesse em outros terminais no Brasil, ele afirma que o Tecon 10 é a principal oportunidade hoje. Íntegra para associados.
Folha, CNN Brasil e Informativo dos Portos: Projeto do túnel Santos-Guarujá é avaliado por empreiteiras de Holanda, China e Portugal
A cúpula do MPor concluiu na sexta-feira passada uma rodada de encontros com empreiteiras da Europa que possuem experiência em obras submersas de infraestrutura. O objetivo era conhecer projetos internacionais e apresentar o plano para a construção do túnel Santos-Guarujá. Dada a exigência técnica da obra, tudo indica que o projeto deve ter a atuação de companhias estrangeiras especializadas. A visita terminou com a expectativa de atrair mais de R$ 30 bilhões em investimentos para o Brasil nas áreas portuária e hidroviária. O início das obras está previsto para 2026, com prazo de cinco anos para ser concluído. Íntegra para associados: Folha, CNN Brasil e Informativo dos Portos.
Valor Econômico: Arco Norte deve escoar metade da soja em 2030
Investimentos previstos no Arco Norte devem ampliar a capacidade de embarque desse corredor logístico das atuais 60 milhões de toneladas para 100 milhões de toneladas de grãos nos próximos cinco anos, segundo a Amport. “Isso significa que poderemos alcançar 50% de toda exportação nacional de soja e milho até 2030”, informa Flávio Acatauassú, diretor da Amport. No ano passado, os portos do Arco Norte embarcaram 55,1 milhões de toneladas de soja e milho, o equivalente a 34,6% de toda a carga desses grãos que saiu do país no período, segundo a CNA. Íntegra para associados.
CNN Brasil: Relator apresenta texto do novo marco legal de PPPs e concessões
Após anos de intensas discussões, que mobilizaram todo o setor de infraestrutura, o deputado Arnaldo Jardim apresentou na última sexta-feira o parecer do novo marco legal de concessões e PPPs. O presidente da Câmara, Hugo Motta, disse à CNN que pretende levar o texto a votação nas próximas duas semanas. A urgência do PL 7.063/2017, já foi aprovada. Jardim mexeu em questões como novos critérios de julgamento para leilões de infraestrutura, contragarantias financeiras para as PPPs, aprimoramento de regras sobre intervenção pública nas concessões e novas normas que facilitam a transferência de controle acionário das concessionárias. Íntegra para associados.
Portal Exame: Megaexplosão em porto iraniano mata pelo menos 28 e fere mais de mil
Uma explosão seguida de um grande incêndio matou pelo menos 28 pessoas e feriu mais de mil outras no porto iraniano de Shahid Rajaee, localizado na província de Hormozgan. A alfândega do porto informou que a explosão foi provavelmente causada por um incêndio no depósito de materiais perigosos e produtos químicos. O local é essencial para o comércio do Irã, pois está próximo da cidade de Bandar Abbas e da costa norte do estreito de Ormuz, entre o Golfo Pérsico e o Golfo de Omã, importante corredor marítimo por onde passa um quinto da produção mundial de petróleo. Além disso, é o terminal de contêineres tecnologicamente mais avançado do país. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
Santa Portal, A Tribuna de Santos, Jornal da Orla (p. 8) e Informativo dos Portos: Movimentação de contêineres cresce pelo terceiro mês consecutivo no Porto de Santos
A movimentação de contêineres no Porto de Santos cresceu pelo terceiro mês consecutivo neste ano, atingindo, em março, 460 mil TEU, um aumento de 1,2% em relação ao mesmo período de 2024. Esse resultado consolida-se como a maior marca já registrada em um mês de março. O desempenho positivo contribuiu para que o acumulado dos três primeiros meses do ano atingisse 1,3 milhão de TEU, também um novo recorde para o período, com avanço de 6,9%. O total de cargas movimentadas pelo Porto chegou em março a 16,1 milhões de toneladas, um avanço de 0,1% na comparação com o mesmo período de 2024. As exportações somaram 12,5 milhões de toneladas (+0,8%), enquanto as importações registraram 3,6 milhões de toneladas (-2,1%). Íntegra para associados: Santa Portal, A Tribuna de Santos, Jornal da Orla (p. 8) e Informativo dos Portos.
G1 Santos e Santa Portal: Autoridade Portuária de Santos realiza repasse de R$ 208 milhões em dividendos ao Governo Federal
A APS realizou na sexta-feira passada um repasse histórico de R$ 208 milhões à União. O desempenho superavitário da empresa garantiu um aumento de 35% em comparação aos dividendos repassados ao Governo Federal em 2024. O repasse se refere a uma transferência de parte dos lucros. Isso acontece porque a APS é controlada pela União, que tem direito a receber uma parte desse montante. Segundo o relatório anual de demonstrativos financeiros, os lucros deste ano foram os maiores da história da companhia, cerca de R$ 844,5 milhões. Íntegra para associados: G1 Santos e Santa Portal.
Folha de Pernambuco: Um novo impulso para Suape
A posse de Armando Monteiro Bisneto como presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape foi marcada por um forte apoio político. Com o auditório do Centro Administrativo de Suape lotado por autoridades e empresários, a solenidade refletiu o peso da missão que ele assume: ativar, de forma mais eficaz, a máquina de atração de investimentos para Suape. Armando Bisneto carrega consigo a missão de abrir portas em Brasília e no meio empresarial nacional para atrair novos negócios para o complexo portuário. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Antaq divulga nova pesquisa sobre participação feminina no setor aquaviário
A Antaq, em parceria com o Grupo Tribuna, fará amanhã, em Santos, um evento para divulgação dos novos dados da pesquisa sobre a participação feminina no setor aquaviário nacional. Será às 10 horas, na sede do Grupo Tribuna. A iniciativa é fruto do Acordo de Cooperação firmado entre a Antaq e a WISTA Brazil, em 2022. Com atualização bienal, a pesquisa teve sua primeira edição em 2023 e, agora, apresenta uma nova leitura sobre a presença das mulheres em um setor estratégico da economia brasileira. A diretora da Antaq, Flávia Takafashi, fará a abertura oficial do encontro e a apresentação dos dados levantados pela Agência. Também participam a secretária-executiva do MPor, Mariana Pescatori, e a superintendente de ESG e Inovação da Antaq, Cristina Castro. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Regulamentação deve fazer setor da cabotagem avançar no Brasil
Estímulo à concorrência, redução do custo no transporte de cargas e a preocupação com a sustentabilidade. Esses são alguns objetivos do Programa de Estímulo ao Transporte por Cabotagem (Lei Federal 14.301/2022), conhecido como BR do Mar, que ainda depende de regulamentação por meio de decreto presidencial. O programa deve incentivar o uso das chamadas “embarcações verdes”, cujo debate ocupará um dos painéis do Summit Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro, marcado para amanhã, às 13h45, no auditório do Grupo Tribuna. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (artigo do presidente-executivo da ABTRA, Angelino Caputo): Monopsônio no Porto
Monopsônio é o contrário de monopólio: o mercado concorrencial também é imperfeito, mas, ao invés de um único vendedor e vários compradores, temos um único comprador e vários vendedores. Esse comprador tem um poder tão forte quanto um vendedor monopolista e pode impor condições aos seus fornecedores que, se estiverem colocando em risco as políticas públicas, devem ser balizadas pelos órgãos de controle da concorrência. Aplicando-se esses conceitos à iminente licitação para o Tecon Santos 10. Quem compra os serviços de operação portuária são os armadores, donos dos navios. Por mais que existam diversos armadores no mundo, entre 70% e 80% dos navios porta-contêineres que frequentam o Porto de Santos são de apenas dois, que atualmente já possuem um terminal próprio nesse porto. Felizmente, a capacidade atual do terminal próprio dos armadores não é suficiente para pegar todas as cargas, o que permite a sobrevivência dos terminais “bandeira branca”, ou mesmo os de propriedade de outros armadores com menos linhas para o Porto de Santos. Mas esse cenário pode mudar, caso os mesmos armadores possam vencer, sem nenhuma restrição, o leilão do Tecon Santos 10. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios e Portal MPor: Leilão ofertará 3 áreas em Paranaguá com expectativa de dobrar capacidade de escoamento agrícola
O MPor e a Antaq darão início, na próxima quarta-feira, às primeiras rodadas de leilões de terminais portuários na B3, em São Paulo. Três áreas localizadas no Porto de Paranaguá (PAR14, PAR15 e PAR25) serão ofertadas, todas destinadas à movimentação de granéis sólidos vegetais. A expectativa é que os investimentos resultem na duplicação da capacidade de escoamento da safra pelo porto, que movimentou mais de 66 milhões de toneladas em 2024. O terminal PAR14 exigirá investimentos mínimos de R$ 1,187 bilhão (R$ 529 milhões de investimento + aporte 477 milhões). Já o PAR15 deverá atrair R$ 656,856 milhões (R$ 293 milhões de investimentos + aporte 311 milhões). O terminal PAR25 prevê aportes de R$ 565 milhões (R$ 216,987 milhões de investimentos + aporte 331 milhões). Íntegra para associados: Portos e Navios e Portal MPor.
Agência iNFRA: Expansão do Porto de Santos é ‘planejamento de longo prazo’, diz secretário
O secretário nacional de Portos, Alex Ávila, afirmou à Agência iNFRA que a consulta pública para revisar a área do Porto de Santos, aberta no último dia 15, tem como objetivo estudar estratégias que possam melhorar a capacidade do terminal em atrair investimentos. De acordo com ele, diferente de outras situações, não há decisões tomadas ou intenções além de um planejamento de longo prazo para a APS. “A intenção é preparar o porto para ter oportunidades e opções de expansão, pensando na movimentação futura de cargas. Hoje, já estamos em um patamar de 150 a 170 milhões de toneladas no Porto de Santos”, afirmou. A consulta foi aberta no último dia 15 de abril e ficará disponível até 15 de maio. Ela está disponível neste link. Íntegra para associados.
Portal BE News: “A federalização foi um grande acerto”, diz superintendente de Itajaí
A federalização do Porto de Itajaí, implementada no início deste ano, já começa a impactar diretamente nos números e na gestão do complexo. Esta é a leitura que faz o novo superintendente do complexo, João Paulo Tavares. Durante a participação do Porto de Itajaí na Intermodal, Tavares compartilhou com o BE News os primeiros resultados dessa nova fase. Segundo ele, por exemplo, o faturamento do porto praticamente triplicou em janeiro e fevereiro. A arrecadação de impostos também teve um aumento expressivo. Ele ainda falou sobre os desafios e as perspectivas para o futuro do porto, incluindo o andamento do processo de concessão do canal de acesso e do arrendamento definitivo do terminal, além dos planos para a criação da Companhia Docas de Itajaí. Íntegra para associados.
Portos e Navios: TUPs apostam em IA para ganhos de eficiência e redução de custos
Os TUPs brasileiros têm demonstrado avanços expressivos no uso de automação e Inteligência Artificial (IA), com projetos que aumentam a eficiência operacional e reduzem custos, segundo destacou o presidente da ATP, Murillo Barbosa. Entre os exemplos de sucesso a ATP destaca empresas como Portonave, Portocel, Porto Itapoá, Porto do Açu e a Hidrovias do Brasil, que implementaram tecnologias inovadoras em suas operações. Apesar dos avanços, ainda existem desafios a serem superados. Barbosa pontuou que a falta de integração entre as organizações, a ausência de uma política de inovação robusta e o déficit de incentivos para a adoção de novas tecnologias são entraves para a modernização plena dos portos brasileiros. Íntegra para associados.
Modais em Foco: Super Terminais investe R$ 180 mi no setor portuário do Amazonas
O setor portuário do Amazonas receberá um investimento de R$ 180 milhões do Super Terminais para aumentar a capacidade de operação e a sustentabilidade ambiental de suas operações. O valor inclui a compra de três guindastes 100% elétricos e a ampliação em 20% do tamanho de seu píer (de 600 metros para 720 metros), acompanhando o salto do setor naval da Zona Franca de Manaus, que registrou aumento de 741% no faturamento apenas em janeiro deste ano. Íntegra para associados.
Portal BE News: Sul Export: desafios e oportunidades para a infraestrutura do Sul
O Sul Export 2025, Fórum Regional de Logística, Infraestrutura e Transportes promovido pelo Grupo Brasil Export, acontecerá hoje e amanhã, na sede da FIERGS em Porto Alegre. O encontro reunirá empresários e investidores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná com autoridades públicas do setor. A programação contará com visita técnica, apresentações e debates abordando a recuperação da infraestrutura logística gaúcha, um ano após as calamidades de 2024, além do mercado de negócios, desafios e oportunidades nos três estados da região. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2025