Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
O Globo, Valor Econômico e Folha: Leilão de ‘teste de mercado’ da BR-163 termina sem novas propostas e atual concessionária segue com contrato
Nenhuma empresa apresentou propostas para o novo leilão da BR-163, realizado ontem na B3, feito pelo Ministério dos Transportes. A atual concessionária, a Motiva (antiga CCR), continua com o contrato. Esse foi o primeiro leilão do setor de infraestrutura no modelo de “teste de mercado”, em que a atual concessionária — que participou de uma repactuação do contrato — apresentou uma proposta. A partir dessa proposta, outros interessados poderiam fazer lances, o que não aconteceu. A Motiva apresentou oferta de R$ 0,07521 por km. A rodovia atravessa o estado do Mato Grosso do Sul e é um dos grandes corredores logísticos do agronegócio brasileiro. Íntegra para associados: O Globo, Valor Econômico e Folha.
Valor Econômico e Folha: Governo não deve frear avanço de flexibilização do licenciamento ambiental
Apesar de parte da base se posicionar contra o projeto da Lei Geral do Licenciamento Ambiental, o governo estabeleceu um acordo de cavalheiros com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, para que o texto, agora na Câmara, avance sem dificuldades. A ideia é que o PT e legendas mais alinhadas à pauta ambiental marquem posição contrária e, após a deliberação pelos deputados, Lula vete alguns trechos em uma sinalização a ambientalistas, mas já sabendo que o Parlamento irá derrubar o veto, em uma espécie de “jogo combinado”. A proposta é uma das prioridades da bancada ruralista, o grupo mais poderoso do Congresso Nacional atualmente, que quer aprová-la até julho, antes do recesso legislativo. Íntegra para associados: Valor Econômico e Folha.
Portal Veja: CLI bate recorde de volume de grãos em Itaqui
Nesta semana, o Porto do Itaqui recebeu o navio ARIS T embarcado com 81.281 toneladas de soja, destinadas à Espanha. Este é o maior volume de grãos carregado em uma única embarcação, superando o recorde anterior, também pertencente à CLI, quando em 2022 o navio Kydonia recebeu um carregamento de 80 mil toneladas. Antes de 2022, o recorde era de 76 mil toneladas. A CLI, integrante do Consórcio Tegram, é um dos quatro operadores do Terminal de Grãos do Maranhão. No Porto de Santos, a CLI opera com capacidade para embarcar 16 milhões de toneladas por ano entre grãos e açúcar. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (impresso, p. 10): Ministro diz que projeto não prejudica portuários
Uma proposta que pretende modernizar a legislação portuária, mas sem prejudicar os trabalhadores. Com essa afirmação, o ministro do TST, Douglas Alencar, sintetizou a necessidade de mudança no marco legal do setor e defendeu as propostas do PL 733/2025, que revisa a chamada Lei 12.815/2013. A declaração foi feita na última quarta-feira, durante o Summit Portos 2025, realizado em Brasília pelo Grupo Tribuna. A proposta para os trabalhadores portuários é um dos aspectos mais polêmicos da iniciativa, criticada por sindicatos, que enxerga o enfraquecimento das entidades e a concentração de poder no setor patronal. Douglas Alencar foi enfático ao negar que o trabalho da Ceportos tenha ido contra os interesses dos trabalhadores. Íntegra para associados.
G1 Santos e Santa Portal: Receita Federal apreende 664 kg de cocaína em carregamento no Porto de Santos
A Receita Federal apreendeu ontem 664 kg de cocaína no Porto de Santos. Segundo o órgão, a droga estava escondida em um carregamento de 100 toneladas de resina de hidrocarboneto e foi localizada com a ajuda de cães farejadores. Ninguém foi preso. De acordo com a RFB, a carga usada no ramo industrial foi interceptada durante uma operação realizada por equipes das Alfândegas do Porto de Santos e dos Aeroportos de Guarulhos e Viracopos. O carregamento tinha como destino o porto de Antuérpia, na Bélgica. Íntegra para associados: G1 Santos e Santa Portal.
Imprensa setorial:
Portal MPor: Ministro de Portos e Aeroportos anuncia investimentos para os portos de Aratu e Ilhéus, na Bahia
O ministro Silvio Costa Filho e o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, anunciam nesta sexta-feira, investimentos de R$ 1,5 bilhão nos portos de Aratu e de Ilhéus. Os recursos são provenientes do Novo PAC. O porto de Aratu terá investimento de R$ 1,3 bilhão para ampliação e modernização de terminais para granéis sólidos e granéis vegetais e também para construção de um novo píer para movimentação de líquidos por embarcações com mais de 215 metros de comprimento. Em Ilhéus, serão investidos R$ 130 milhões para a reativação do Moinho de Trigo. Com o retorno das operações, a previsão é que a receita operacional seja de R$ 229 milhões em até cinco anos. Íntegra para associados.
Jornal Portuário: Movimentação portuária da região Norte cresce 7% no mês de março
Os portos da região Norte impulsionaram o crescimento na movimentação de cargas nos terminais públicos brasileiros. No mês de março, a movimentação portuária na região registrou um avanço de quase 7% em relação ao mesmo período do ano passado. O destaque foi o aumento nas cargas gerais, que ultrapassaram 200% de crescimento, especialmente impulsionado pela exportação de soja, com mais de 2 milhões de toneladas movimentadas. Íntegra para associados.
Guia Marítimo: Ultracargo vai investir R$ 155 milhões para ampliar instalações em Suape
Representantes da Ultracargo apresentaram ontem o plano de expansão da unidade instalada no Complexo de Suape, durante reunião liderada pelo diretor-presidente da estatal, Armando Monteiro Bisneto. A ampliação do parque de armazenagem localizado na poligonal do porto representa um investimento de cerca de R$ 155 milhões. As obras devem começar ainda em 2025, com início da nova operação previsto para 2028. O plano de expansão da Ultracargo prevê a construção de mais quatro tanques com capacidade de10 mil m³. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Antaq atualiza norma sobre transferências societárias no setor portuário
A ANTAQ editou uma resolução que traz mudanças na forma como são conduzidas as transferências societárias no setor portuário. A resolução 128/2025, que entrou em vigor na última terça-feira, trata dos procedimentos de transferência de controle societário ou de titularidade de contratos de concessão de portos organizados, de arrendamentos e de adesão para exploração de instalações portuárias. O processo foi deliberado pela diretoria colegiada da Antaq na reunião ordinária 586, realizada no último dia 13 de maio. A expectativa dos agentes é que, com a nova norma, os processos ganhem mais rigor e previsibilidade, ampliando a fiscalização e a segurança jurídica. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: ANTAQ instala Grupo de Trabalho da Margem Equatorial com foco em transição energética e fortalecimento logístico
A ANTAQ dá mais um passo decisivo no fortalecimento do setor aquaviário brasileiro com a instalação oficial do GT da Margem Equatorial. A diretora Flávia Takafashi foi designada para coordenar os trabalhos do comitê, que tem como objetivo acompanhar e articular, de forma integrada, as ações necessárias à estruturação logística e regulatória da nova fronteira energética do país. A primeira reunião do GT será realizada no próximo dia 29 de maio e deverá marcar o início das discussões técnicas com atores estratégicos, como a Petrobras e a ANP. A expectativa é alinhar o estágio atual dos projetos na região e avaliar a implementação de ações conjuntas. Íntegra para associados.
Comex do Brasil: Comércio Brasil-EUA registra alta de 9,4% até o mês de abril, aponta o Monitor do Comércio da Amcham
A mais recente edição do Monitor do Comércio Brasil–EUA revela que a corrente de comércio bilateral alcançou US$ 27,2 bilhões no acumulado até abril — crescimento de 9,4% em relação ao mesmo período de 2024 e o maior valor já registrado para o quadrimestre. O resultado reflete a resiliência da relação econômica entre Brasil e EUA. As exportações brasileiras somaram US$ 13,1 bilhões (alta de 3,7%), enquanto as importações atingiram US$ 14,1 bilhões (crescimento de 14,6%), gerando um saldo negativo de US$ 1 bilhão para o Brasil no período. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Duimp impõe novas exigências e reforça necessidade de adequações no setor portuário e logístico
A Duimp, que está sendo implementada em etapas pelo governo federal e deve se tornar obrigatória até o fim de 2025, altera de forma significativa os processos de importação no Brasil. Com impactos diretos sobre terminais portuários, operadores logísticos e empresas de comércio exterior, a Duimp substitui a DI e exige a criação de um catálogo de produtos detalhado, integração com o Portal Único e ajustes em sistemas internos, sob risco de multas, atrasos na liberação de cargas e gargalos operacionais. A Asia Shipping tem utilizado a plataforma em nuvem Dati, que automatiza cerca de 87% das etapas operacionais e oferece integração direta com o Portal Único. A solução, baseada em inteligência artificial, permite análise de dados históricos, atualização em tempo real do catálogo e geração de alertas para possíveis inconsistências. Íntegra para associados.
Portal BE News: Southampton é o quarto destino da comitiva da ATP
A comitiva da ATP chegou em um dos portos mais antigos do Reino Unido. A primeira doca de Southampton foi inaugurada em 1843. O Porto fica na costa sul da Inglaterra, e tem fácil acesso a três aeroportos. O terminal de contêineres, operado pela DP World, movimenta quase 2 milhões de TEUs por ano. É o segundo com maior movimentação do Reino Unido. O Porto de Southampton é o que mais recebe mercadorias importadas da China. O terminal também é importante na recepção de cargas do Leste Europeu, Ásia Central, América do Norte e América do Sul. Íntegra para associados.
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