Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Estadão (Coluna do Estadão): Tarcísio muda parâmetros para Túnel Santos-Guarujá após giro pela Europa e prevê mais investimentos
A previsão é de que a nova versão do edital para a construção do Túnel Santos-Guarujá seja divulgada até a primeira quinzena de junho. As mudanças incluem um aperfeiçoamento da matriz de risco geológico, adequações de custos do concreto em função da distância média de transporte, revisões nos parâmetros de operação do serviço e atualização da cotação da parede diafragma (contenção usada em obras subterrâneas). O investimento total estimado deve aumentar de R$ 6 bilhões para R$ 6,2 bilhões. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Governo declara caducidade da concessão da K-Infra Rodovia do Aço
O governo federal declarou a caducidade da concessão da K-Infra Rodovia do Aço por descumprimento de cláusulas contratuais, segundo decreto publicado hoje no DOU. A ANTT justificou a recomendação de caducidade pelo descumprimento de compromissos previstos em contrato e não pagamento das multas referentes a essas falhas. A K-Infra Rodovia do Aço S.A. administra trecho de 200 quilômetros da BR-393 no Rio de Janeiro. Íntegra para associados.
CNN Brasil: Ministro de Aeroportos defende permanência de concessionária em Viracopos
O ministro Silvio Costa Filho defendeu a permanência da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos (ABV) no aeroporto de Viracopos. O prazo para a relicitação terminou ontem, conforme decisão do TCU em fevereiro, que condicionou a efetividade do contrato de relicitação ao encaminhamento à corte dos resultados de uma auditoria independente supervisionada pela Anac. Íntegra para associados.
Folha On-line: TCU dá 15 dias para diretor da Anac explicar descumprimento de prazo em relicitação de Viracopos
Relator do processo de relicitação do aeroporto de Viracopos no TCU, o ministro Bruno Dantas quer que o diretor-presidente interino da Anac, Roberto José Silveira Honorato, apresente “razões de justificativa” para a perda do prazo, que agora tem um desfecho incerto. Caso as argumentações não sejam consideradas suficientes pela corte, o regimento prevê aplicação de sanções que vão desde multa à inabilitação para ocupar cargo público por até oito anos. Íntegra para associados.
O Globo: Com tarifas de Trump, economia global terá o menor crescimento desde a pandemia de Covid, prevê OCDE
A OCDE cortou drasticamente suas projeções para o PIB mundial e para a maioria das principais economias do G20, citando o impacto da ofensiva tarifária do presidente Donald Trump. Segundo a organização, o crescimento global deve ser de 2,9% em 2025 e 2026. Desde 2020, PIB mundial não cresce abaixo de 3%. O crescimento dos Estados Unidos desacelerará de forma particularmente acentuada, caindo de 2,8% no ano passado para apenas 1,6% em 2025 e 1,5% em 2026. Para o Brasil a previsão é de 2,1% de crescimento. A OCDE alega que a combinação de barreiras comerciais e incertezas está afetando a confiança e freando os investimentos e alerta que o protecionismo está aumentando as pressões inflacionárias. Diz ainda que acordos para reduzir barreiras comerciais serão “essenciais” para reativar os investimentos e evitar a alta dos preços. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (impresso, p. 9): Cetesb afirma que não há pedido para licenciar pátio de caminhões
Segundo a Cetesb, o consórcio Condilog, que em julho do ano passado venceu a licitação para construir e explorar um condomínio logístico com pátio para caminhões na Ilha do Tatu, em Cubatão, ainda não entrou com o pedido de licenciamento ambiental. O contrato, assinado com a APS em janeiro deste ano, diz que o concessionário deverá entregar o pátio de caminhões com 1.020 vagas em três anos (até 2028). Localizada num espaço verde da União ao lado da interligação da Anchieta e Imigrantes, a construção contraria políticos locais, que alegam impactos ao meio ambiente e a 60 mil moradores. O MPE também se manifestou contra a proposta. O terreno de 412,5 mil m2 faz parte da poligonal do Porto de Santos. A APS afirmou que mantém contato com as autoridades de Cubatão e aguarda a apresentação de possíveis locais em substituição à Ilha do Tatu. Íntegra para associados.
G1 Santos e Santa Portal: Ibama, Cetesb e Marinha inspecionam terminais e vistoriam equipamentos de emergência no Porto de Santos, SP
Entre os dias 20 e 29 de maio a Operação Inventário de Resposta Instalada, organizada pelo Ibama, Cetesb e Marinha no Porto de Santos, e coordenada pela Equipe Técnica de Prevenção e Atendimento às Emergências Ambientais do Estado de São Paulo, teve por objetivo mapear e inspecionar estruturas e equipamentos usados em emergências para impedir vazamentos de óleo na água. Cerca de 36 terminais portuários da região foram inspecionados. Durante as inspeções, as equipes técnicas realizaram o levantamento de equipamentos como barreiras de contenção, recolhedores, tanques de armazenamento e embarcações. Além disso, foi verificada a disponibilidade de funcionários especializados para chamados de resposta imediata a acidentes ambientais em cada terminal. Íntegra para associados: G1 Santos e Santa Portal.
A Tribuna de Santos e Jornal Estância de Guarujá: Autoridades destacam importância da Missão Porto & Mar
Terminada a missão internacional aos Estados Unidos promovida pelo Grupo Tribuna na última semana, o ministro-substituto do TCU, Marcos Bemquerer Costa, destacou que a iniciativa foi fundamental para aproximar o poder público da realidade vivida pelos operadores logísticos, reguladores e investidores do setor portuário. Ele admitiu que os gestores públicos têm o receio de inovar no Brasil devido aos riscos e às constantes fiscalizações, mas conhecer novas tecnologias, boas práticas e até mesmo os desafios enfrentados por outros países pode ajudar a romper essa barreira. O diretor da Antaq, Alber Vasconcelos, também ressaltou que o estreitamento entre os reguladores e os regulados é essencial para o avanço do setor. A Missão Internacional Porto & Mar contou com visitas técnicas a terminais, autoridades portuárias, empresas de tecnologia e centros de pesquisa e inovação nos estados de Washington e Califórnia. Íntegra para associados: A Tribuna de Santos e Jornal Estância de Guarujá.
Santa Portal: Exposição provoca reflexão sobre desenvolvimento sustentável em evento portuário em Santos
A exposição itinerante ‘O Futuro é Agora – 18 Objetivos e 18 Artistas para Mudar o Mundo’ será uma das atrações do evento Porto Sustentável, hoje, em Santos. A ideia é convidar o público a refletir sobre os 18 ODS da ONU. As obras estão distribuídas em totens de 1,70 metros. Cada artista teve liberdade para interpretar os objetivos com base em suas vivências e linguagens, revelando a diversidade da sociedade brasileira. A curadoria é da artista e professora Márcia Okida. O Porto Sustentável, promovido pela APS com apoio da Prefeitura de Santos, terá atividades das 9h às 17h30, com palestras, fóruns, oficinas, apresentações culturais e ações educativas ao ar livre, todas voltadas à sustentabilidade. Íntegra para associados.
Movimento Econômico: Terminal de passageiros do Porto de Maceió vai a leilão em julho
O terminal de passageiros do Porto de Maceió entrou na lista do segundo bloco de leilões que serão realizados pelo MPor em julho, junto com os dos portos do Rio de Janeiro, Porto Alegre e Vila do Conde. Ao todo, o Governo Federal pretende arrecadar R$ 1,03 bilhão em investimentos. Além do leilão para o terminal de passageiros, o Porto de Maceió deverá receber, até 2027, cerca de R$ 150 milhões em investimentos próprios e privados. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Agência iNFRA: Rejeição à restrição em Tecon 10 mobiliza parlamentares com pedidos de audiência e ofícios a TCU e ministros
O deputado Paulo Alexandre Barbosa apresentou na CVT (Comissão de Viação e Transportes da Câmara) um requerimento de audiência pública para debater a “garantia da legalidade e transparência” do processo de licitação do Tecon Santos 10. Argumenta que o debate na comissão é necessário tendo em vista o que classificou como “patente violação ao princípio constitucional da livre concorrência” no leilão, referindo-se à restrição sugerida pela Antaq de proibir a participação de empresas que já operam no Porto de Santos na primeira fase do certame. O parlamentar diz que restringir a participação é “juridicamente questionável, tecnicamente equivocado” e configura “risco real de agravamento dos problemas estruturais” que já existem hoje. Íntegra para associados.
BE News (p. 6): TEG recebe autorização para investir R$ 160 milhões em modernização
O Terminal Exportador de Guarujá (TEG), que opera cargas a granel na margem esquerda do Porto de Santos, recebeu autorização da SNP/MPor para realizar investimentos em obras de infraestrutura e modernização do píer, com a instalação de três novas torres do terminal. O contrato de arrendamento do TEG no Porto de Santos teve início em 2010. A companhia é constituída por uma joint venture entre a Cargill Agrícola e a Louis Dreyfus. O valor esmado em investimentos é de quase R$ 160 milhões. Íntegra para associados.
Agência Porto: Porto de Imbituba Sul ganha competitividade com investimentos e obras de infraestrutura
Até 2030, o Porto de Imbituba projeta alcançar R$ 1 bilhão em investimentos e obras de modernização, com o objetivo de ampliar sua capacidade operacional. Estão em andamento a recuperação, o reforço e a ampliação do Cais 3 e o início das obras de dragagem e derrocagem do Cais 1 e a construção do dolfim do Cais 2. Juntas, essas intervenções ampliarão a linha de atracação, permitindo o recebimento de navios maiores e a instalação de equipamentos com maior capacidade de movimentação de cargas. Para o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, Beto Martins, a união entre os investimentos públicos em infraestrutura e o engajamento do setor produtivo está colocando Santa Catarina em uma posição estratégica sem precedentes. A conclusão da BR-285 e os avanços na Ferrovia Tereza Cristina fortalecem a presença do estado nos mercados nacional e internacional. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: Porto do Itaqui articula melhorias operacionais para a importação de fertilizantes
Para alinhar estratégias que melhorem a eficiência operacional na importação de fertilizantes, o Porto do Itaqui reuniu, na quinta-feira (29), representantes de importadoras para discutir a ampliação da autonomia dos clientes no planejamento de atracações, reforço da segurança, manutenção da limpeza no cais, aumento da produtividade e capacidade de receber mais navios e volumes de carga. O diretor de operações do porto, Carlos Roberto Frisoli, destacou que são operadas 4 milhões de toneladas de fertilizantes por ano. “Junto às importadoras, dialogamos sobre como podemos gerar crescimento da produtividade para esse setor e, consequentemente, nos tornarmos mais competitivos e eficientes”. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Porto de Itajaí realiza maior operação de veículos da história do Brasil com navio BYD Shenzhen
O navio BYD Shenzhen concluiu com êxito sua operação no Porto de Itajaí no domingo (1), após quatro dias descarregando 7.292 veículos elétricos e híbridos. Foi a maior movimentação de veículos já registrada em uma única escala no Brasil, com uso de guindastes MHC, logística otimizada e coordenação entre autoridades e operadores para garantir eficiência e agilidade. Os veículos descarregados seguem para centros de distribuição e concessionárias em todo o país. Íntegra para associados.
Tecnologística: Aumento nas ocorrências reforça necessidade de capacitação no Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos
O Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos voltou ao centro do debate após o Relatório Anual de Ocorrências da Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos (ABTLP) indicar um crescimento de 19,8% no número de registros em 2024, em comparação com o ano anterior. Segundo o levantamento, foram 1.033 ocorrências ao longo do ano, divididas entre 490 acidentes e 543 incidentes, o que equivale a uma média de quase três casos por dia no território nacional. Apesar de a maioria dos registros não ter resultado em danos de grande porte, os dados apontam uma inversão da tendência de queda observada em anos anteriores. Íntegra para associados.
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