Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico e Portal BE News: Leilão de terminal em Santos deve ir à Justiça
Questionamentos judiciais contra as restrições da Antaq sobre a participação dos grupos de operadores que já operam contêineres no porto de Santos na licitação do Tecon Santos 10 já estão sendo preparados, juntamente com outras estratégias para pressionar o governo a reverter as restrições. A decisão da Antaq poderá abrir caminho para outros grupos que ainda não atuam em Santos com operação de contêineres, como a JBS Terminais, que opera em Itajaí, o grupo filipino ICTSI, que conta com terminais no Rio e em Suape, a China Merchants Group, que opera em Paranaguá, a PSA (antiga Port of Singapore Authority), a Hutchison Port e a Hapag Lloyd. A restrição imposta aos atuais donos de terminais foi justificada pela agência para que não haja maior concentração na movimentação de contêineres no Porto de Santos. A ideia é que a barreira seja colocada em uma primeira fase da licitação, mas, se não houver nenhum outro interessado, o impedimento cai na segunda rodada. A discussão sobre a regra foi encaminhada para o TCU. Na sexta-feira (6), em evento na cidade de Santos, o presidente da APS, Anderson Pomini, afirmou que existe a possibilidade de antecipar o leilão do Tecon Santos 10. “Nós trabalhamos com todas as hipóteses. Quanto antes acontecer, melhor. É o Porto de Santos, a logística do Brasil. Não temos tempo a perder. Por isso precisamos correr”. Íntegra para associados: Valor Econômico e Portal BE News.
O Globo (Blog Lauro Jardim): A favorita para levar a licitação do novo megaterminal de contêineres do Porto de Santos
A licitação para o novo megaterminal de contêineres do Porto de Santos caminha para excluir a participação dos armadores internacionais que já operam ali. A favorita número um, dois e três para levar o certame é a J&F, dos irmãos Batista. Íntegra para associados.
Portal Metrópoles e Agência iNFRA: Leilão bilionário no Porto de Santos divide Lula e Tarcísio
A proposta do MPor para a licitação do Tecon Santos 10, aprovada na Antaq na quinta-feira (5), não agradou a gestão Tarcísio de Freitas, que encaminhou, no mesmo dia, um ofício ao Cade, posicionando-se de forma contrária ao modelo de leilão em duas fases. Em resposta, o secretário nacional de Portos, Alex Ávila, disse que “Em qualquer cenário, nós teremos interessados no leilão e permanecemos no cronograma de fazer o leilão”. O governo federal trabalha com a expectativa de publicar o edital em setembro e fazer o leilão em dezembro deste ano. Íntegra para associados: Portal Metrópoles e Agência iNFRA.
Valor On-line: Leilão do canal do Porto de Paranaguá será em agosto, diz ministro
O MPor marcou o leilão do canal de acesso ao Porto de Paranaguá para agosto deste ano. O empreendimento prevê investimento de R$ 1 bilhão. O anúncio da data de realização da disputa foi feito por Costa Filho, na sexta-feira (6). A expectativa é de que esse leilão, o primeiro a ser realizado no país, sirva de modelo para outros certames com investimentos em canais de acesso a serem realizados ainda neste ano. Entre os projetos que serão lançados estão o Porto de Santos (SP), Porto de Itajaí (SC) e o Porto da Bahia. O MPor informou que, com o leilão, o calado do canal será ampliado de 13,5 metros de profundidade para 15,5 metros. Atualmente, o Porto recebe 2,6 mil navios por ano, com destaque para granéis sólidos, como soja e proteína animal. Íntegra para associados.
CNN Brasil e Valor Econômico: Após “road show”, edital do túnel Santos-Guarujá é republicado com ajustes
Hoje o governo de São Paulo republica o edital de licitação do túnel Santos–Guarujá, com ajustes técnicos e operacionais no modelo de concessão, que atendem a demandas apresentadas por investidores no “road show” do governador Tarcísio na Europa, em abril. Entre eles, a atualização da data-base contratual para janeiro de 2025, a revisão de custos relevantes — como concreto, dragagem e paredes diafragma — e a reavaliação da distância média de transporte, agora considerada em 85 km. Outras mudanças incluem a criação da Conta Desapropriação, ajustes nos critérios de alocação de riscos — especialmente geológicos e de interferências — e a definição de soluções provisórias para o Cais Outeirinhos e o pátio ferroviário no Guarujá, que garantirão o funcionamento da infraestrutura portuária e logística durante a execução das obras. Íntegra para associados: CNN Brasil e Valor Econômico.
Folha On-line: Ferrovia Norte-Sul é alvo de centenas de invasões e interferências em seu traçado
A Ferrovia Norte-Sul, que liga Maranhão a São Paulo, tem sido alvo de centenas de invasões e interferências ao longo de seus 2.250 km de extensão, podendo vir a comprometer o tráfego dos trens e, no limite, levar a acidentes graves. Um levantamento contratado pela Infra S.A. revela que ao longo da ferrovia, operada por VLI e Rumo Logística, foram identificadas invasões em 73 áreas remanescentes. As formas de invasão mais comuns são casas e outros tipos de edificações, cercas, plantações e criação de animais. O documento também aponta 541 situações de interferências irregulares de todo tipo, como passagem de redes elétricas, abertura de vias vicinais e passagens ferroviárias sem autorização. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos e Santa Portal: Justiça manda auditores da Receita suspenderem greve e impõe multa de R$ 500 mil a Sindicato
O ministro do STJ, Benedito Gonçalves, determinou, na sexta-feira (6), que os auditores da RFB, em greve desde novembro, voltem ao trabalho. Impõe multa diária de R$ 500 mil ao Sindifisco Nacional caso a decisão não seja cumprida. As operações-padrão também devem ser interrompidas. O juiz acatou pedido da União, que alegou que a interrupção da atividade dos auditores “afeta diretamente a capacidade do Estado de manter e custear a estrutura estatal e, especialmente, de financiar e executar as políticas públicas”. Íntegra para associados: A Tribuna de Santos e Santa Portal.
A Tribuna de Santos: Projeto de lei propõe dispensa de licença ambiental para dragagem e pode afetar portos; especialistas analisam
Com a aprovação do projeto que cria a Lei Geral do Licenciamento Ambiental (PL 2.159/2021), em análise no Congresso Nacional, a dragagem de manutenção nos portos deve ser dispensada de licenciamento ambiental. Discutida desde 2004, a Lei Geral do Licenciamento Ambiental pretende uniformizar e determinar regras claras para a emissão de licenças ambientais no território nacional, além de simplificar a concessão de licenças para os empreendimentos de menor impacto. O modelo atual segue o previsto na Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) 454/201, além de outras normativas. A advogada especialista em Direito Ambiental, Marítimo e Portuário, Maria Cristina Gontijo, encara a dispensa como um avanço na desburocratização e necessária ao setor, mas, ao mesmo tempo, não esclarece bem as regras do jogo. Alerta que o projeto aprovado pode gerar controvérsias ante a existência de outras normas que visam promover a fiscalização das atividades para a proteção do ambiente e da saúde pública, como também a segurança da navegação. Íntegra para associados.
G1 Santos, Boqnews e Portal BE News: Congresso Nacional Portuário reúne empresários e autoridades para debates sobre eficiência, tecnologia e sustentabilidade em Santos, SP
Na quinta e sexta-feiras (5 e 6), o Congresso Nacional Portuário, em Santos, reuniu empresários e autoridades para debater questões como eficiência operacional, implementação de tecnologias avançadas e sustentabilidade, propondo soluções e inovações para aumentar a competitividade do setor portuário e fortalecer a economia local. O ministro do STF, Gilmar Mendes, palestrou sobre “Liberalismo Econômico e Desenvolvimento Socioambiental na jurisprudência do STF”, destacando que o Brasil tem muitas vantagens comparativas e competitivas e é preciso melhorar o ambiente de negócio. A solenidade de abertura contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas, do primeiro vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcos Pereira, do ministro do TST Douglas Alencar Rodrigues e do ministro Silvio Costa Filho. O presidente da APS, Anderson Pomini, afirmou que o Porto de Santos precisa de “um marco regulatório absolutamente inovador, que traga eficiência ao setor público e permita ao Brasil competir em pé de igualdade com os principais portos do mundo”. Íntegra para associados: G1 Santos, Boqnews e Portal BE News.
Santa Portal e Portal BE News: Porto de Santos e Sebrae-SP lançam projeto de fortalecimento da economia local
APS, Sebrae-SP e o Parque Tecnológico de Santos lançaram oficialmente o projeto “Porto Fortalece: Economia Local”, na sexta-feira (6). A iniciativa visa a incentivar que terminais, operadores e prestadores de serviços portuários priorizem fornecedores locais, promovendo compras mais conscientes e sustentáveis. Ao integrar os pequenos negócios à cadeia portuária, o projeto impulsiona a geração de emprego, renda e dinamiza a economia da Baixada Santista, promovendo uma relação mais próxima entre o Porto de Santos e os empreendedores locais. O projeto conta com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Santos, Associação Comercial de Santos (ACS), Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista, Fundação Centro de Excelência Portuária de Santos (CENEP), Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) e MPor. Íntegra para associados: Santa Portal e Portal BE News.
G1 Santos: Porto de Santos promove ações de preservação do mar e da vida aquática; entenda
Em comemoração ao Dia Mundial dos Oceanos, celebrado no domingo (8), a APS divulgou suas ações para proteger ecossistemas marinhos e diminuir impactos ambientais nos oceanos, incluindo monitoramento da qualidade da água, descarbonização da operação portuária e gestão rigorosa de resíduos. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Informativo dos Portos: Porto do Itaqui recebe Caravana da Inovação do Ministério de Portos e Aeroportos
Nos dias 17 e 18 de junho, o Maranhão será palco do InovaPortos 2025. Promovido pelo Porto do Itaqui, em parceria com o Sebrae/MA, a programação conta com a chegada da Caravana da Inovação do MPor. A ação itinerante, que já passou pelos portos de Pernambuco e Bahia em 2025, irá promover e expandir a cultura da inovação no setor portuário brasileiro. “O Porto do Itaqui é um dos referenciais para as Caravanas, pois conseguiu, nos últimos anos, desenvolver uma estrutura com normativos internos dedicados à inovação. Queremos explorar esse e outros aspectos e difundir para as demais autoridades portuárias”, pontuou Tetsu Koike, diretor do programa Caravanas da secretaria executiva do MPor. Em 2024, o Porto do Itaqui conquistou o 4º lugar no Prêmio Agilidade Brasil, sendo o porto público com o maior número de iniciativas de transformação digital no país. Íntegra para associados.
Agência Porto: Navegue Simples avança em estratégias para modernizar processos no setor portuário
Os grupos de trabalho do Navegue Simples vão apresentar os primeiros resultados no evento intitulado Primeira Jornada Navegue Simples, no dia 28 de agosto, no auditório do MPor, em Brasília. O Navegue Simples surgiu em 2003, em parceria com a Antaq. A ideia cresceu e, em junho do ano passado, ganhou o atual formato. Atualmente, é coordenado pelo MPor e tem como objetivo modernizar e desburocratizar o setor portuário, incluindo temas atuais como enfrentamento à emergência climática e inovação. Íntegra para associados.
Portal BE News: Placas de aço impulsionam maior embarque mensal da história do Pecém
O Porto do Pecém registrou um novo recorde de movimentação em 2025: 387.690 toneladas de placas de aço embarcadas em apenas um mês. De janeiro a maio deste ano, já foram embarcadas 1.232.245 toneladas de placas de aço no terminal. As placas foram produzidas na unidade da ArcelorMittal instalada na ZPE do Ceará e seguiram em 10 navios para os Estados Unidos, França, Polônia, Alemanha, Itália e Brasil (nos terminais de Praia Mole e Piaçaguera). As placas de aço são a principal carga de exportação do terminal cearense. Íntegra para associados.
Tecnologística: Sepetiba Tecon recebe novo serviço da Cosco
O Sepetiba Tecon, no Porto de Itaguaí (RJ), será ponto de atracação do Brics Express Service, novo serviço operado pela COSCO, que conecta a China a costa leste da América do Sul com foco em carga geral e contêineres. O serviço foi lançado em 29 de maio, com a saída do navio Cosco Shipping Chang Qing do porto de Nansha. As embarcações desse serviço farão escalas regulares em Qingdao, Taicang, Ningbo e Nansha, atendendo à crescente demanda por conexões regulares entre os mercados asiáticos e brasileiros. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Ministro Silvio Costa Filho discute sustentabilidade e parcerias com autoridades francesas
Em visita oficial à França na quinta-feira (5), o ministro Silvio Costa Filho participou de encontros com o presidente Emmanuel Macron e a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, para tratar de pautas ambientais e de sustentabilidade nos setores portuário, aeroportuário e hidroviário. Acompanhando o presidente Lula, o ministro destacou o papel estratégico do Brasil na produção do Combustível Sustentável de Aviação, apontando o país como potencial grande exportador desse insumo nos próximos anos. Ressaltou a importância do SAF na redução das emissões de carbono e sua integração à política nacional de descarbonização lançada este ano pelo Ministério. A agenda em Paris incluiu reuniões com representantes das empresas Vinci e Air France e um encontro com a CMA CGM. Íntegra para associados.
Modais em Foco: Transporte marítimo no Mar Vermelho cresce 60%
A navegação diária no Mar Vermelho aumentou 60% desde agosto de 2024, de uma média de 20 a 23 embarcações para cerca de 36 a 37, de acordo com o Contra-Almirante Vasileios Gryparis, comandante da missão naval Aspides da União Europeia. O aumento é atribuído à redução na frequência de ataques com mísseis e drones, bem como ao acordo de cessar-fogo firmado entre os Estados Unidos e os rebeldes houthis. Apesar dessa melhora, o número permanece abaixo dos 72 a 75 navios por dia que transitavam pela área antes do início dos ataques dos houthis, em novembro de 2023. Íntegra para associados.
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