Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

13/06/2025

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Folha: JBS avalia plano para leilão de megaterminal no porto de Santos em meio a queixas de armadores

Executivos da JBS e de seu braço portuário, a JBS Terminais, avaliam colocar de pé um plano para participar do leilão do Tecon Santos 10, que deve acontecer até o final de 2025. Em relatório concorrencial, a Antaq sinaliza a preferência para que o vencedor seja um “novo entrante”. Executivos do setor relatam que um ministro do TCU manifestou o mesmo desejo durante reunião. É a corte que vai definir o edital. O receio de armadores tradicionais é que regras restritivas sugeridas pela Antaq e acatadas pelo TCU deem a uma empresa que eles consideram “outsider” um suposto favoritismo para arrebatar o maior terminal do principal porto da América Latina. A empresa dos Batista considera absurda a visão de que é uma novata na movimentação e armazenamento de cargas. Ao comprar a Seara, em 2013, também herdou operações portuárias, inclusive de contêineres. Desde que assumiu o porto de Itajaí, em uma concessão provisória, investiu R$ 130 milhões e deve colocar mais R$ 90 milhões neste ano em estrutura e novos guindastes. Íntegra para associados.

Portal Exame: Novo ramal ferroviário em SP vai economizar 3 dias de viagem para o transporte de etanol

A Ultracargo inaugurou ontem um ramal ferroviário em Paulínia, no interior de São Paulo, que facilitará o transporte de etanol de milho entre Centro-Oeste rumo e Sudeste. A economia de tempo deverá ser de três dias. ‘O desvio faz com que o processo de carregamento e descarregamento pagamento seja muito mais rápido, porque você entra com a composição inteira e sai com ela inteira’, explicou a empresa. Sem um desvio, é preciso separar os vagões da composição e depois reconectá-los, o que gera mais tempo e custos. O trecho tem 4,4 km de linhas férreas, 14 posições de carga e 28 de descarga, e está conectado à malha ferroviária da Rumo. O transporte será realizado por composições de até 80 vagões, com trens carregados tanto na ida quanto na volta. A operação poderá movimentar até 6 milhões de m3 de produtos por ano. Íntegra para associados.

CNN Brasil: Corredor Bioceânico Brasil-Chile aumentará competitividade, diz Riedel

O projeto do Corredor Bioceânico, que ligará o Mato Grosso do Sul ao Oceano Pacífico, promete trazer uma nova perspectiva econômica para a região, aumentando a competitividade do Brasil no mercado internacional. O governo de Mato Grosso do Sul destaca quatro grandes investimentos em infraestrutura logística que estão em andamento no estado: duplicação de mais de 1.600 km nos eixos norte-sul e leste-oeste, conexão com a malha paulista para atender ao complexo de celulose, hidrovia partindo de Corumbá, para escoamento da crescente produção mineral através do Uruguai e a Rota Bioceânica, que se concretizará com a conclusão da ponte prevista para 2026. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Governo envia ao Senado indicação para diretoria da ANTT

O governo indicou ao Senado o nome de Alex Antonio de Azevedo Cruz para ocupar o cargo de diretor da ANTT na vaga deixada por Luciano Lourenço da Silva, cujo mandato terminou. A indicação do presidente Lula foi publicada hoje no DOU. Para assumir o cargo, o nome de Cruz precisa ser aprovado pela Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado e pelo plenário da Casa. Íntegra para associados.

G1: Investimentos privados devem responder por 72% da infraestrutura até o fim de 2025, projeta CNI

Um estudo da CNI projeta que os investimentos privados devem atingir R$ 277,9 bilhões, 72,2% do total aplicado em infraestrutura no Brasil até o final de 2025. Os principais setores beneficiados serão energia elétrica, transportes e saneamento. Apesar da previsão de alta, a CNI alerta para riscos, especialmente no setor público. Já os investimentos privados estão em grande medida programados e contratados, principalmente aqueles regulados enquanto concessão ou arrendamento, em função das obrigações assumidas. Em 2024, o volume total investido em infraestrutura foi de R$ 266,8 bilhões, 2,27% do PIB, uma alta de 0,24 ponto percentual em relação ao início do quadriênio 2021–2024. Íntegra para associados.

Estadão On-line: Importação de produtos chineses bate recorde entre janeiro e maio, em meio à guerra comercial global

As exportações da China para o Brasil atingiram US$ 29,5 bilhões no período de janeiro a maio, um recorde na série histórica iniciada em 1997, em meio à guerra tarifária iniciada pelo presidente Donald Trump. Nos cinco primeiros meses de 2025, as importações brasileiras cresceram 9,22% em relação ao mesmo período do ano passado, para US$ 112,5 bilhões, de acordo com a Secex. A compra de produtos da China, porém, foi a que mais cresceu, com alta de 26,5%. As importações vindas de outros parceiros comerciais, como Estados Unidos (9,9%) e União Europeia (4%) cresceram bem menos, enquanto as de produtos do Mercosul caíram 1,8% no mesmo intervalo. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (impresso, p. 10) e G1 Santos: Praticagem contesta processo por conduta irregular aberto pelo Cade

A Praticagem de São Paulo contesta o processo aberto pelo Cade por suposta conduta irregular na cobrança pela prestação de serviços aos armadores. Para o diretor de Relações Institucionais da Praticagem de São Paulo, Carlos Alberto de Souza Filho, a irregularidade apontada não existe e as negociações para remuneração são a regra. “Nós mesmos tratamos anualmente com três sindicatos para reajuste (marítimos, administrativo e operacional) dos nossos colaboradores. Eles discutem em conjunto”, explica. Ele destaca que os acordos são fechados pela Praticagem com entidades que representam as empresas de navegação porque seria impossível negociar com cada companhia separadamente. Íntegra para associados: A Tribuna de Santos (impresso, p. 10) e G1 Santos.

Folha Estado (SC): Portos de SC lideram movimentação de contêineres no sul do Brasil

Os portos de Santa Catarina lideram a movimentação de contêineres entre os Estados do Sul do Brasil. A participação catarinense no mercado nacional é de 20%, seguido pelo Paraná com 10,1% e Rio Grande do Sul com 6,21%. Na movimentação total de cargas o crescimento no primeiro quadrimestre de 2025 também foi o maior, com 7,93% a mais do que o mesmo período de 2024, superando o índice nacional que teve queda de 1,1%. Os dados são da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), com base nas informações da Antaq. Na movimentação total de contêineres, passaram pelos portos catarinenses até o mês de abril, 949,1 mil TEUs, que significam 10,2 milhões de toneladas, e crescimento de 16% e 19,2%, respectivamente, em relação ao mesmo período de 2024. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

BE News (p. 3): Trabalhadores portuários protestam contra novo marco legal do setor

Entidades sindicais de trabalhadores portuários realizam hoje manifestações em todas as cidades portuárias do país contra o PL 733/2025, como parte da mobilização que pede uma greve nacional nos portos contra o projeto de lei. A expectativa é que ela possa acontecer já na semana que vem. A principal reivindicação da categoria é relacionada à continuidade da exclusividade para os trabalhadores portuários avulsos. Se a greve for confirmada, a previsão é de que ela tenha duração de 18 horas. Íntegra para associados.

Portal MPor: Ministro de Portos e Aeroportos apresenta projeto da Nova Hidrovia do São Francisco em Petrolina (PE)

O ministro Silvio Costa Filho participa hoje da apresentação institucional da Nova Hidrovia do São Francisco, no auditório da Fundação Nilo Coelho, em Petrolina. Com 1.371 km de extensão navegável entre Pirapora (MG) e Juazeiro/BA – Petrolina/PE, a hidrovia vai ampliar a capacidade logística do país de forma mais sustentável e eficiente. Na primeira etapa do projeto, será possível movimentar até 5 milhões de toneladas por ano com cargas como grãos, minério e gipsita. A iniciativa também prevê integração com a FIOL e a Ferrovia Centro-Atlântica, favorecendo o acesso aos portos de Aratu (BA) e a outras regiões. Íntegra para associados.

Agência Porto: Novo datacenter do Porto de Imbituba promete revolucionar a infraestrutura logística e digital da região

O Porto de Imbituba acaba de inaugurar um novo datacenter, que contará com recursos para armazenar e processar grandes volumes de informações em tempo real, com o objetivo de otimizar processos operacionais e fortalecer a conectividade entre as empresas do setor portuário e seus parceiros comerciais. Além disso, o projeto visa ampliar a segurança cibernética das operações portuárias, um aspecto crucial em um cenário cada vez mais digitalizado e interconectado. Íntegra para associados. 

Jornal Portuário: Transbrasa assina Pacto da Sustentabilidade do Ministério dos Portos

A Transbrasa aderiu ao Pacto da Sustentabilidade do MPor, se comprometendo a adotar práticas de governança ambiental, social e corporativa, além das iniciativas já realizadas pela empresa. A empresa também conta com o Selo Pró-Clima Ouro de Descarbonização dos Portos 2024, uma iniciativa da Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos (ABDP). Ao todo, 59 empresas de infraestrutura portuária e aeroportuária de todo o Brasil são signatárias do pacto. Íntegra para associados.

Página 3: Portos & Costas Brasil 2025 discute em Itajaí entraves e soluções para os portos brasileiros

A 3ª edição do Portos & Costas Brasil, nos dias 22 e 23 de setembro, no Riviera Convention Center, em Itajaí, pretende debater a participação dos portos brasileiros no desenvolvimento econômico do país e na integração com o comércio internacional. Promovido pela MTCN Projetos e Consultoria, o congresso é considerado um dos mais relevantes encontros técnicos do setor portuário no Brasil. Entre os apoiadores institucionais estão o MPor, Antaq, Abeph, ABTRA, ATP, entre outras entidades ligadas ao setor marítimo e logístico. As inscrições estão abertas no site: www.portosecostas.com.br/inscricoes. Íntegra para associados.

BE News (p. 5): Centro-Oeste Export discute gargalos logísticos em meio a nova safra recorde

A região Centro-Oeste será o foco do Fórum Centro-Oeste Export, em Rondonópolis, nos próximos dias 26 e 27. A programação inclui painéis sobre as ferrovias no desenvolvimento da logística do Centro-Oeste e os impactos econômicos e sociais da intermodalidade na região. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Comissão aprova pedido para audiência sobre restrições ao leilão do Tecon Santos 10

A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados aprovou ontem o requerimento para realização de uma audiência pública para debater a NT 51/2025 da Antaq relativa ao leilão do Tecon Santos 10. O deputado Julio Lopes (PP/RJ), autor do pedido, ressaltou que o documento apresenta fragilidades na definição do mercado relevante, ignorando a concorrência efetiva entre diferentes portos da costa brasileira, contrariando tanto os parâmetros do próprio EVTEA quanto a jurisprudência consolidada do Cade. Ele diz que a análise se baseia em projeções futuras e cenários hipotéticos para justificar medidas restritivas no presente, desconsiderando o dinamismo do setor, a ausência de barreiras regulatórias à entrada de novos operadores e os TUPs autorizados na região. O requerimento sugere a convite ao ministro Silvio Costa Filho, além do ministro Rui Costa, do diretor-geral substituto da Antaq, Caio Farias, e do subprocurador-geral do MPTCU, Lucas Rocha Furtado. Íntegra para associados.

Agência iNFRA: Após governo de SP criticar leilão do Tecon Santos 10, ministro diz que ANTAQ foi formada em gestão Bolsonaro

A entrada do governo de São Paulo, em tom crítico, no debate sobre o leilão do Tecon Santos 10 gerou um incômodo dentro do MPor, responsável por enviar ao TCU a modelagem do projeto definida pela Antaq. O ministro Silvio Costa Filho disse estar “muito confortável” com a decisão da agência, destacando que a atual diretoria foi indicada pelo governo anterior. As críticas ao modelo do leilão, entre elas as do governo de SP, pressionaram o MPor nos últimos dias. Embora seja o poder concedente, enviou a modelagem ao TCU sem tomar posição oficial sobre as restrições concorrenciais, o que desagradou, inclusive, integrantes da gestão Lula. Costa Filho afirmou que o ministério agiu dessa forma para tomar uma posição já resguardada pela avaliação do TCU. “Vamos nos manifestar depois de ouvir o tribunal, que é, sem dúvida, quem vai poder dar a diretriz com mais segurança. Ele também reforçou que respeita a decisão tomada pela Antaq. Íntegra para associados.

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