Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

PureFlex e Power geram economia de 50% no DataCenter da ABTRA

Objetivo  da adoção da nova tecnologia é centralizar e virtualizar operações do DataCenter

 

Com o objetivo de ampliar em 70% a produtividade e a velocidade de seus sistemas, a Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (ABTRA), localizada no Porto de Santos, optou pela solução PureFlex/Power para centralizar e virtualizar seu DataCenter.

De acordo com o Gerente de Tecnologia da Informação da ABTRA, Vander Serra de Abreu, a adoção da tecnologia PureFlex já representou uma diminuição de 50% no investimento necessário para o DataCenter, porque houve a centralização de todos os sistemas, o que também acarretará em uma redução no consumo de energia elétrica em torno de 30%. Hoje a associação tem, aproximadamente, 3 TB de informações.

Devido o poder de processamento, alta disponibilidade e confiabilidade da nova solução, a previsão é de que esse número saltará para 14 Terabytes dentro de dois anos.

“O trabalho da ABTRA visa exatamente a integração de sistemas portuários e logísticos, por isso, sempre pensamos em integrar nossos ambientes, mas a gestão centralizada só foi possível com a solução PureFlex/Power”, afirma Abreu.

Até então, a associação tinha uma arquitetura descentralizada, baseada em servidores sem virtualização, onde rodavam os dois principais sistemas desenvolvidos internamente e utilizados pela comunidade portuária.

Ambos estavam hospedados em diferentes Data Centers, causando altoscustos com manutenção e operação.

Esses dois sistemas, agora rodando em Power, são extremamente importantes no Porto de Santos.

Um é o DTe (Declaração de Transferência Eletrônica), uma aplicação baseada no BD Progress com .net que permite controlar as transferências de cargas do operador portuário para o recinto alfandegado e as informações, sobre os estoques de cargas em regime aduaneiro dessas empresas, para as autoridades responsáveis pela fiscalização do comércio exterior brasileiro.

O outro sistema é o BDCC (Banco de Dados Comum de Credenciamento), que tem como base a tecnologia de BD Oracle 11g com o pacote weblogic.

Essa aplicação contém o cadastro das empresas, pessoas e veículos aptos a entrar em áreas alfandegadas do Porto de Santos.

O DTe tem aproximadamente 600 usuários habilitados e o BDCC, 60 mil usuários. São três websites suportados pelos dois BDs, sendo dois responsáveis pelas consultas a esses sistemas – www.dteletronica.com.br e www.bdcc.org.br.

Matheus Miller, Secretário Executivo da ABTRA, explica que os dois fatores determinantes na escolha da solução PureFlex/Power, que substituiu a plataforma Dell x86, foram: o roadmap do equipamento (de aproximadamente 15 anos) e a economia com mão de obra especializada.

A solução foi implementada na ABTRA pela integradora Mainline, com o apoio da distribuidora Avnet.

“Com a virtualização houve uma enorme economia e, em longo prazo, teremos mais ganhos com o gerenciamento centralizado de todos os dispositivos de hardware e software em um sistema único”, ressalta Miller.

A ABTRA se destaca no cenário nacional como uma provedora de soluções tecnológicas para os desafios operacionais e legais da movimentação de contêineres e carga geral nos terminais portuários e nos recintos alfandegados. Por isso, a aquisição da Power prevê infraestrutura de sobra para dar continuidade à implantação de novos sistemas.

“Nossa perspectiva é que, futuramente, os sistemas se apresentem como uma Janela Única Portuária (JUP), integrando as informações necessárias aos órgãos de controle do comércio exterior. Também prevemos a implantação dos sistemas da ABTRA em outros portos públicos do País, em resposta à demanda do segmento”, planeja Abreu.

 

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