Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

01/10/2021

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor On-line e Correio Braziliense On-line: Brasil é líder em governo digital nas Américas e 7º entre 198 países, diz Banco Mundial

O Brasil ficou em sétimo lugar, entre 198 economias, no GovTech Maturity Index 2020, índice do Banco Mundial que mede a maturidade do governo digital. Com isso, ocupa a liderança no continente americano, à frente de Estados Unidos e Canadá. Foi superado por Coreia do Sul, Estônia, França, Dinamarca, Áustria e Reino Unido. Segundo o Ministério da Economia, “A conquista deve-se em grande parte ao avanço da plataforma GOV.BR, que já dispõe de mais de 115 milhões de usuários, ou seja, mais da metade da população brasileira”. Íntegra para associados: Valor e Correio.

Estadão: Com frete marítimo nas alturas, café especial do Brasil viaja de avião

Com dificuldade para exportar café por causa do frete marítimo, exportadores têm recorrido a ao avião para transportar uma parcela pequena do total embarcado, embora ela tenha mais do que dobrado entre 2020 e 2021. De acordo com o Cecafé, 0,07% dos contêineres exportados este ano foram por via aérea, ante 0,03% no ano passado e 0,05% em 2019. O movimento ocorre principalmente com as variedades mais caras. Íntegra para associados.

Revista Globo Rural: Sem contêineres, 40% das cargas brasileiras de carnes suína e frango estão paradas, afirma ABPA

A crise logística mundial provocada pela ruptura no fluxo de comércio durante a pandemia, gerando alteração na rota de navios e redução na disponibilidade de contêineres, está deixando 40% das cargas brasileiras de carne suína e de frango paradas nos portos do país. Segundo a ABPA, “Tem fretes pra Ásia que levam oitenta dias para chegar lá e às vezes um contêiner chega a ficar 25 dias parado”. Íntegra para associados.

Isto É On-line (Reuters): Bunge e agentes portuários de SC serão alvo de investigação da Antaq

A investigação, que será conduzida por uma superintendência regional da Antaq em Santa Catarina, vai tratar de supostas irregularidades em um contrato para movimentar cargas de grãos em terminais públicos do porto de São Francisco do Sul. Segundo decisão publicada no DOU na terça-feira (28), a apuração envolverá a Bunge e as operadoras portuárias Litoral e a Inlogs. A investigação é o mais recente capítulo de uma disputa comercial sobre o uso de áreas portuárias públicas em São Francisco do Sul. Íntegra para associados.

Estadão (artigo da economista Elena Landau): Erro de manter a Infraero nas mãos do Estado persiste mesmo após três governos

Apesar de muitas idas e vindas ao longo de três governos – o processo começou no governo Dilma, atravessou Temer e aterrissou em Bolsonaro –, o erro de manter a Infraero nas mãos do Estado persiste. Tarcísio de Freitas, elemento comum aos três governos, é agarrado nas suas estatais. Não quer nem ouvir falar em vender EPL, Valec ou Infraero. A NAV só serviu para engordar a lista de estatais. Guedes prefere prometer a venda da Petrobras para 2031 do que enfrentar seu colega. Quem sabe um dia os viajantes e turistas neste País terão o respeito que merecem. E não será com a Infraero nas mãos do governo. Íntegra para associados.

Valor On-line: Dubai pode ser um hub para ligar Brasil ao mercado euroasiático, diz Guedes

O ministro Paulo Guedes, na inauguração da Expo Dubai ontem, disse que Dubai pode ser um hub para ligar o Brasil ao grande eixo de crescimento da economia mundial. Segundo ele, durante a pandemia, as importações da Eurásia aumentaram quase 40%, ante retrações de 30% na Europa e nos Estados Unidos. Dubai seria um ponto de apoio para exportações brasileiras de alimentos e atração de investimentos, uma vez que os produtos financeiros do Oriente Médio estão cada vez mais sofisticados, além de aproximação com a Índia, que tem as mesmas restrições de produção que a China e uma grande população a alimentar. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

Santa Portal: Vereadores da Baixada Santista vão a Brasília pedir liberação de cruzeiros marítimos

Uma comitiva da União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs) foi a Brasília nesta semana para tratar assuntos de interesse para a região, dentre eles, a liberação da temporada de cruzeiros marítimos em 2021 e 2022 pela costa brasileira. A previsão era de que, nos próximos meses, 237 mil turistas embarcassem em Santos, mas as viagens foram suspensas pela Anvisa por conta do avanço da variante delta da covid-19. Outra matéria desse veículo informa que os vereadores e a deputada federal Rosana Valle também entregaram ao secretário Diogo Piloni moção de apoio à construção do túnel submerso entre Santos e Guarujá para inclusão no plano de desestatização do Porto de Santos. Íntegra para associados: Santa Portal 1 e Santa Portal 2.

A Tribuna de Santos (p. a-8): Relíqua apreende 4 caminhões

Quatro caminhões que faziam o transporte de produtos perigosos foram apreendidos ontem, na operação realizada pelo Ibama no Porto de Santos e no Polo Industrial de Cubatão de vistoria do armazenamento, manuseio e transporte de produtos perigosos no porto e verificar a capacidade de resposta das empresas às emergências. Segundo o Ibama, já foram expedidas 36 multas por irregularidades no transporte rodoviário de cargas. Íntegra para associados.

Imprensa segmentada:

Agência iNFRA: Crise na logística por causa de contêineres será longa e deve afetar empresas no Brasil

Durante o Fórum Brasil Export, na terça e quarta-feiras (28 e 29), em Brasília, especialistas de várias áreas apontaram que a crise logística vai se estender pelos meados do próximo ano ou mais. O descasamento de oferta e demanda dos fretes fez com que os preços para transportar um contêiner do Brasil para a China subissem de US$ 2 mil para mais de U$ 12 mil nos últimos meses. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Capacidade estática não foi afetada durante pandemia, avalia Centronave

O Centronave alega que um dos principais problemas logísticos atuais foi causado pela demanda acima do normal nas economias desenvolvidas, principalmente Estados Unidos e China. Afirma que não foram retirados navios ou serviços nesse período, a ponto de reduzir a quantidade de equipamentos e defende que sejam atacados os problemas burocráticos que tornam a circulação mais lenta. Segundo a entidade, apesar dos gargalos e desafios, houve alta de 6,1% nas exportações brasileiras de contêineres entre janeiro e julho deste ano, em comparação com o mesmo período de 2020, totalizando 1,658 milhão de TEU. Na importação, alcançou 1,591 milhão de TEU, 30,8% de aumento sobre os sete primeiros meses de 2020. Íntegra para associados.

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