Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

02/05/2025

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor On-line e Portal BE News: Governo planeja licitar canal de Paranaguá e terminal de contêineres em Santos ainda este ano

O MPor planeja realizar, em agosto, o leilão do canal de acesso do porto de Paranaguá. Este deverá ser o primeiro do gênero no país, mas já estão em estudo outros projetos de canais em Itajaí, Santos, Bahia e Rio Grande, afirmou o ministro Silvio Costa Filho. Outra grande licitação prevista para acontecer até o fim deste ano é a do Tecon Santos 10, que deverá ser leiloado entre novembro e dezembro, segundo ele. Questionado sobre como ficarão a regra de concorrência e eventuais restrições à participação de empresas de navegação no leilão, o ministro disse que a definição final será dada em 60 a 90 dias, quando o processo sairá do TCU. Íntegra para associados: Valor On-line e Portal BE News.

Portal Exame, Jornal O Estado de S. Paulo (p. B9), Valor Econômico e O Globo On-line: Em leilões acirrados, Consórcio ALDC, BTG e Cargill arrematam diferentes áreas do Porto de Paranaguá

Os leilões de três arrendamentos do Porto de Paranaguá foram marcados por longas disputas, com mais de 100 lances em viva-voz, e um valor de outorga total arrecadado de R$ 855 milhões. A previsão é que as concessões injetem R$ 2,2 bilhões em investimentos em até 35 anos. O Consórcio ALDC, composto pelas empresas Louis Dreyfus e Amaggi, levou o PAR25, com proposta de R$ 219 milhões. O BTG Pactual Commodities Sertrading venceu a disputa pelo PAR14 com proposta de R$ 225 milhões. O PAR 15 ficou com a Cargill Brasil, que ofereceu a maior proposta da manhã, com R$ 411 milhões. Os leilões de infraestrutura realizados mostraram que o setor deverá resistir ao ano marcado por turbulências globais e pelo momento de juros elevados no país. Íntegra para associados: Portal Exame, Jornal O Estado de S. Paulo (p. B9), Valor Econômico e O Globo On-line.

Portal Exame: Em leilão sem disputa, consórcio Porto do Rio de Janeiro leva terminal RDJ11 por R$ 2,1 milhões

O Consórcio Porto do Rio de Janeiro, composto por Triunfo Logística e Sul Real GMBL, venceu o leilão do terminal portuário RDJ11, no Rio de Janeiro, com oferta de outorga de R$ 2,1 milhões. A proposta foi a única apresentada no certame realizado na B3. O empreendimento será destinado à movimentação e armazenagem de granéis sólidos – como concentrado de zinco – e carga geral, especialmente produtos siderúrgicos. A previsão é de investimentos diretos de R$ 6,8 milhões. Considerado um ativo de menor porte, o contrato será de 10 anos. Íntegra para associados.

Folha On-line e CNN Brasil: Consórcio com construtoras espanholas vence leilão de trecho da BR-040 que liga Juiz de Fora ao Rio

O Consórcio Nova Estrada Real, formado por Construcap e pelas construtoras espanholas Copasa e Ohla, arrematou a concessão do trecho da BR-040 que liga Juiz de Fora ao Rio de Janeiro, depois de oferecer um desconto de 14% sobre a tarifa de pedágio. A oferta superou as propostas da EPR, que propôs 3,08% de desconto sobre a tarifa de pedágio, e do grupo espanhol Sacyr, que ofereceu um deságio de 1%. O contrato é de 30 anos, com previsão de investimentos de R$ 8,8 bilhões durante o período. Íntegra para associados: Folha On-line e CNN Brasil.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (impresso, p. 9) e Jornal da Orla (p. 10): Antaq ainda não concluiu análise sobre o leilão do Tecon Santos 10

O leilão do Tecon Santos 10 segue em análise, na Antaq, para formatação do modelo de licitação. A expectativa de que o resultado fosse divulgado esta semana não virou realidade. Na semana passada, durante a Intermodal, a secretária-executiva do MPor, Mariana Pescatori, chegou a afirmar que a análise, por parte da Antaq, ficaria pronta esta semana. Em meio a discussões sobre o formato da concorrência do leilão e possíveis restrições à participação de armadores no certame, o ministro Silvio Costa Filho afirmou que é “favorável à participação de todos”, mas que a decisão compete à Antaq e ao TCU. Íntegra para associados: A Tribuna de Santos (impresso, p. 9) e Jornal da Orla (p. 10).

A Tribuna de Santos (impresso, p. 10): APS deveria investir lucro no Porto, afirma setor

O anúncio do repasse da APS ao Governo Federal de R$ 208 milhões, anunciado na semana passada, vem provocando opiniões distintas no ambiente portuário. O que pode ser visto como um exemplo positivo de gestão também desperta questionamentos em empresários e entidades sobre como esse dinheiro poderia ser mais bem aproveitado em obras no próprio porto de Santos. Íntegra para associados.

Santa Portal: Desempenho em Sustentabilidade da Stolthaven Terminals recebe classificação Ouro a nível mundial

A Stolthaven Terminals recebeu a prestigiosa classificação ouro da EcoVadis por desempenho de sustentabilidade em reconhecimento às suas práticas ambientais, de segurança, sociais, éticas e de governança excepcionais em 2024. A certificação EcoVadis avalia a adesão de uma empresa aos princípios de responsabilidade social corporativa e a eficácia do sistema de gestão de sustentabilidade da empresa. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Seminário em Santos debate pesquisa e inovação no setor portuário brasileiro

A Fundação Cenep, com o apoio da APS, promove, no próximo dia 9, o Seminário Nacional de Pesquisa Aplicada ao Setor Portuário. O evento será na sede da Fundação Cenep, às 9 horas. O seminário tem como principal objetivo fomentar a produção científica, promover o intercâmbio de informações e fortalecer a pesquisa aplicada como ferramenta estratégica para o desenvolvimento dos portos brasileiros. Inscrições em:  https://www.even3.com.br/i-senaport-550882/. Íntegra para associados.

Jornal da Orla (p. 9): Certificado eletrônico agiliza exportações entre Brasil e Chile

O MDIC inicia hoje a primeira fase de testes para a implantação do Certificado de Origem Eletrônico (COE) no comércio bilateral com o Chile. A iniciativa vai substituir os atuais documentos em papel por um sistema digital, com implementação definitiva entre os dois países prevista para junho. A proposta do governo federal visa impulsionar a modernização e a desburocratização do comércio exterior, com o objetivo de reduzir os custos operacionais e acelerar o tempo de emissão dos certificados. Atualmente, o processo pode levar até 48 horas, mas com a implementação do COE, a expectativa é que esse tempo seja reduzido para cerca de 2 horas, resultando em uma economia de até 95% nos custos do processo. Íntegra para associados.

Capital do Pantanal: Agência Nacional adia para outubro o leilão da Hidrovia do Rio Paraguai

A Antaq prorrogou até o mês de outubro deste ano a previsão para divulgar o edital de concessão da Hidrovia do Rio Paraguai. A medida ocorre em função de exigências impostas pelo Ibama, que indeferiu solicitações para dragagem emergencial ao longo do rio, após examinar os estudos apresentados. Inicialmente, o lançamento do edital estava programado para o primeiro semestre de 2025. Mesmo diante de entraves, a Antaq informou à reportagem que está tomando providências para acelerar o trâmite e manter o cronograma previsto para este ano. A liberação do processo, no entanto, ainda depende da apreciação do TCU. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Agência iNFRA: Revisão da Lei dos Portos: “A ideia é comissão, mas há divergências”, afirma Hugo Motta

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, afirmou à Agência iNFRA, na terça-feira passada, que tem ideia de criar uma comissão especial para a análise do PL 733/2025, que moderniza a Lei dos Portos. “A ideia é comissão. Ainda não sei [a data], estou fazendo uns diálogos porque tem umas divergências”, afirmou. A reportagem apurou que foi cogitado que o texto tramitasse em regime de urgência pela Câmara, mas Motta negou a possibilidade. O deputado Léo Prates foi designado o relator da matéria na Comissão de Trabalho da Câmara. A expectativa é que ele permaneça na relatoria de uma possível comissão especial e o deputado Augusto Coutinho assuma a presidência do colegiado. Íntegra para associados.

Agência iNFRA: TCU diz que novos estudos do terminal RDJ10 terão de ser realizados

O ministro Bruno Dantas, do TCU, votou na última quarta-feira, em sessão plenária, por dar ciência ao MPor sobre o processo que trata do acompanhamento do arrendamento portuário, na modalidade simplificada, das áreas RDJ10 e RDJ11, no Porto do Rio de Janeiro. De acordo com a decisão, novos estudos vão ser elaborados para a realização do arrendamento do terminal RDJ10, que agora terá a necessidade de passar por audiência pública antes de ir a leilão. Segundo a corte, a revisão dos estudos “sugere a desnecessidade de qualquer recomendação ou determinação” por parte do Tribunal, cabendo à corte de contas realizar novas análises apenas quando a revisão dos estudos estiver pronta. Íntegra para associados.

BE News (p. 6): Antaq abre prazo para novos projetos portuários em Itacoatiara

Empresas interessadas em construir e operar instalações portuárias no município de Itacoatiara, no Amazonas, têm agora um prazo de 30 dias para apresentar seus projetos à Antaq. O período foi aberto em 24 de abril, com publicação de aviso no DOU, e decorre de um requerimento apresentado pela empresa Super Terminais. A companhia busca autorização para implantar um píer flutuante de 240 metros de extensão na margem esquerda do Rio Amazonas. A estrutura será voltada exclusivamente ao transbordo de granéis sólidos e operará sem armazenagem local. Íntegra para associados.

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