Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Folha On-line e G1 Santos: Tribunal nega pedido para paralisar leilão de megaterminal no porto de Santos
Na sexta-feira (30) o ministro Antonio Anastasia, do TCU, indeferiu pedido do subprocurador MP, Lucas Rocha Furtado, para paralisar o leilão do Tecon Santos 10. Furtado questionava o modelo de leilão decidido pela Antaq, que restringe a participação, na primeira fase do certame, de armadores que também sejam donos de terminais no Porto de Santos. Segundo o ministro, relator no TCU da definição do modelo de edital para o leilão, a análise sobre a concorrência e a estrutura de mercado do setor portuário será feita no âmbito de outro processo já em andamento no tribunal. Ele reconheceu que, embora seja importante evitar a concentração de mercado em setores estratégicos como o portuário, a atuação da Antaq até o momento não extrapola os limites regulatórios. Em seu despacho, também lembrou que “a imposição de barreiras à participação de players incumbentes ou a vedação à concentração de mercado no setor portuário tampouco seriam matérias inéditas a serem apreciadas pelo TCU”. Íntegra para associados: Folha On-line e G1 Santos.
Portal Exame: ‘Brasil tem pressa’ e licenciamento ambiental deve ser votado antes do recesso, diz Arnaldo Jardim
O Projeto de Lei Geral do Licenciamento Ambiental (PL 2.159/2021) deve ser aprovado pela Câmara dos Deputados neste primeiro semestre, de acordo com o deputado Arnaldo Jardim, que é também vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). O texto enfrenta resistência de setores do governo e de organizações socioambientais. O parlamentar defende que a proposta não fragiliza a proteção ambiental, mas corrige distorções, estabelece prazos para análise dos pedidos de licenciamento e reforça a repartição de responsabilidades entre União, estados e municípios. Esclareceu que essa agenda não é só do meio ambiente, mas também do desenvolvimento. O CEO da MoveInfra, Ronei Glanzmann, alertou que R$ 1,7 trilhão em investimentos – mais de 3.500 projetos – estão parados por falta de licenciamento ambiental. Íntegra para associados.
Folha: Governo quer tirar R$ 90 mi de hidrovia no Pará e mandar ao Amazonas
O Dnit quer transferir R$ 90 milhões já aprovados para as obras do projeto hidroviário do Pedral do Lourenço, no Pará, para construir um novo terminal portuário em Manaus, no Amazonas. O Dnit alega que, passada mais de uma década, o processo de licenciamento ambiental da obra no Pará ainda não autoriza o seu início efetivo, ao passo que o que o projeto amazonense já tem licenciamento ambiental que permite o início das obras, mas não tem dinheiro em caixa para acelerar o empreendimento. No Orçamento da União 2025, o Pedral do Lourenço tem previsão de R$ 570 milhões, enquanto o porto Manaus Moderna conta com R$ 8,5 milhões. Íntegra para associados.
Portal Veja: Brasil redescobre seus rios e investe em hidrovias para logística eficiente
O leilão de concessão de 600 quilômetros da Hidrovia do Paraguai, previsto para dezembro, marcará a estreia das concessões hidroviárias brasileiras e pode ser o impulso necessário para transformar a logística nacional. A extensão que será licitada – entre Corumbá e a foz do Rio Apa, em Porto Murtinho, mais o leito do Canal do Tamego – já é navegável. Em 2023, passaram pela hidrovia 8 milhões de toneladas de cargas. A partir de 2030, a movimentação poderá chegar a 30 milhões de toneladas com os investimentos do consórcio que assumir a concessão. Íntegra para associados.
Portal Veja (Blog Radar Econômico): Como Itajaí quer desbancar Santos como principal destino de cruzeiros
Itajaí se prepara para uma nova fase no turismo de cruzeiros com a construção de um novo píer para atender à crescente demanda de passageiros. Com investimento de R$ 300 milhões do governo federal, a obra será realizada até 2026 e corresponde à metade dos R$ 600 milhões destinados à modernização do porto. A expectativa é que a nova estrutura aumente o número de escalas e consolide a cidade como um dos principais destinos náuticos do país. Ao lado do píer de desembarque dos turistas, será erguido o maior shopping náutico do Brasil, com inauguração prevista para o verão de 2026/2027. Íntegra para associados.
Estadão On-line: A estratégia do Porto de Itapoá, de Santa Catarina, para crescer na movimentação de contêineres
A Itapoá Terminais Portuários, que opera o TUP Itapoá, vai financiar um projeto de dragagem da Baía de Babitonga, orçado em R$ 300 milhões, para viabilizar seus planos de crescimento. A execução da obra, que seria de competência pública, vai permitir receber navios de até 366 metros e serem carregados com carga máxima. O investimento no canal visa, além do alargamento, elevar a profundidade a 16 metros, ante os atuais 14 metros. A dragagem é fruto de um contrato de PPP firmado em março entre Itapoá e o Porto de São Francisco do Sul. Atualmente, o terminal faz 65 navios por mês, o que resultaria numa carga adicional de 130 mil unidades por mês. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos: Revisão da Lei dos Portos deve começar; entenda
A comissão especial que discutirá o PL 733/2025 será instalada este mês na Câmara dos Deputados. Criada na segunda-feira (26) pelo presidente da Câmara, deputado Hugo Motta, a comissão deverá contar com o deputado Murilo Galdino (Republicanos-PB) como presidente, o deputado Arthur Maia como relator e mais 19 deputados titulares e 19 suplentes. Durante 20 sessões, o relator recebe emendas e prepara o relatório que será discutido nos 20 dias restantes. Se não houver pedido para discussão em plenário, a comissão pode aprovar o PL e remetê-lo aos senadores, que têm o poder de alterar o texto e devolvê-lo à Câmara ou mantê-lo enviá-lo para sanção presidencial. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Túnel Santos-Guarujá vai projetar a Baixada Santista e o Brasil para o mundo inteiro, diz especialista
A engenheira civil e diretora-executiva da Flow Assessoria e Gestão Empresarial, Jennyfer Tsai, que também foi diretora de Infraestrutura na APS, entre 2019 e 2020, avalia que a obra do túnel Santos-Guarujá projetará mundialmente a Baixada Santista e o Brasil. Explica que pela sua relevância, o projeto vai demandar uma operação complexa, mas que será possível antecipar as janelas junto aos operadores para que cada um possa estudar melhores maneiras de minimizar o impacto das interrupções em suas respectivas cadeias logísticas e prever um ordenamento alternativo na fila de navios, minimizando as interrupções que podem afetar parte dos terminais. Íntegra para associados.
G1 Santos: Governo de SP aprova edital de concessão do Sistema de Travessias Hídricas com investimento de R$ 1,4 bilhão
O governo de São Paulo autorizou a publicação do edital de licitação do projeto de concessão do sistema de Travessias Hídricas, que inclui a travessia de balsas Santos-Guarujá. O projeto visa modernizar e expandir o sistema de transporte aquaviário para a travessia de passageiros e veículos, com previsão de investimento de cerca de R$ 1,4 bilhão. A concessão garante investimentos ao longo de 20 anos e funcionará no modelo de Parceria Público-Privada. Íntegra para associados.
O Liberal: Movimentação portuária do Pará cai quase 10% no primeiro trimestre de 2025
A movimentação portuária no Pará recuou 9,94% no primeiro trimestre de 2025 em comparação ao mesmo período do ano anterior. A redução ocorre após uma leve alta de 1,73% registrada em 2024 em relação a 2023. O desempenho foi puxado para baixo tanto nos portos organizados quanto nos TUPs. A movimentação nos terminais autorizados caiu de 15.256.523 toneladas em 2024 para 14.194.754 toneladas em 2025. Já os portos organizados movimentaram 8.158.984 toneladas neste ano, ante 9.565.228 toneladas no mesmo período do ano anterior. A soja ainda lidera, mas novos produtos ganham espaço, como os adubos (fertilizantes) e os produtos químicos inorgânicos. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos e A Tribuna de Santos: Pomini destaca integração e investimentos bilionários no Porto de Santos durante missão
No encerramento da Missão Internacional Porto & Mar 2025, na sexta-feira (31), o presidente da APS, Anderson Pomini, afirmou que o Brasil precisa valorizar mais o que já construiu em infraestrutura logística e defendeu um desenvolvimento portuário mais ágil e eficiente. Segundo ele, mesmo portos internacionais com séculos de existência não deixam o Porto de Santos para trás em termos de operação e logística, “Daí a importância dessa integração com os órgãos de controle, como a Agência Nacional de Transportes Aquaviários, o Tribunal de Contas da União, mas em especial com todos que representam o setor portuário” e a aproximação com as cidades da região. A missão, promovida pelo Grupo Tribuna na última semana, nos Estados Unidos, contou com cerca de 40 autoridades, empresários e especialistas do setor portuário. Visitou os portos de Seattle, Everett e Oakland, além de empresas ligadas à tecnologia, como Microsoft, Cadence, Apple e Google. Íntegra para associados: A Tribuna de Santos e A Tribuna de Santos.
Imprensa setorial:
Portos e Navios e A Tribuna de Santos: Frente parlamentar pede audiência para discutir restrições do edital do Tecon Santos 10
O deputado Paulo Alexandre Barbosa apresentou requerimento para a realização de uma audiência pública na Comissão de Viação e Transportes da Câmara com o objetivo de discutir as limitações concorrenciais aprovadas pela Antaq, que vedam a participação de operadores com arrendamentos de terminais de contêineres em Santos na primeira das duas fases do leilão. O parlamentar pediu a convocação do ministro Silvio Costa Filho e do diretor-geral interino da Antaq, Caio Farias, além do diretor de planejamento da Infra S.A., Cristiano Della Giustina, e do diretor presidente da APS, Anderson Pomini. Do setor empresarial, serão chamados o diretor-presidente da ABTP), Jesualdo Silva, o diretor de investimentos da América APM Terminals, Leonardo Levy, além do diretor-executivo do Centronave, Claudio Loureiro, e do diretor-presidente do IBI Mario Povia. Íntegra para associados: Portos e Navios e A Tribuna de Santos.
Portal BE News: PortosRio debate instalação de câmeras nos terminais do Porto de Itaguaí
A PortosRio se reuniu na semana passada com a Vale do Porto Sudeste para debater a instalação de câmeras de alta tecnologia nos terminais do Porto de Itaguaí, além de outros temas voltados a segurança das operações portuárias. Em fase de planejamento, o CCO do Porto de Itaguaí visa ampliar a visualização do acesso marítimo e aprimorar o monitoramento do tráfego aquaviário, contribuindo para operações mais seguras e eficientes. Íntegra para associados.
Portal BE News: JBS faz balanço de operações e promete investir mais no Porto de Itajaí
A JBS Terminais, no Porto de Itajaí, anunciou que já investiu R$ 130 milhões em seu terminal e destacou uma projeção de crescimento e novos aportes no valor de R$ 90 milhões para melhorias em infraestrutura e modernização a partir de tecnologia. Prevê a aquisição de dois guindastes móveis MHC, com capacidade para 125 toneladas e alcance de 20 rows, e está testando caminhões elétricos do tipo TT, visando a eletrificação da frota. Íntegra para associados.
Agência Porto: Panorama Transportes: transporte rodoviário de grãos atinge recorde histórico para o mês de março
O transporte rodoviário de grãos no Brasil atingiu, em março de 2025, o maior volume já registrado para o mês desde o início da série histórica. Com 10,4 milhões de toneladas transportadas, o crescimento é de 28,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Os dados são da nova edição do Panorama dos Transportes da Infra S.A., elaborado pelo Observatório Nacional de Transporte e Logístico. Íntegra para associados.
Portal ANTAQ: Ministério de Portos e Aeroportos realiza 1ª reunião do Fórum Permanente dos Trabalhadores Aquaviários
A primeira reunião do Fórum Permanente dos Trabalhadores Aquaviários (FTPA), realizada pela Secretaria Nacional de Hidrovias e Navegação do MPor, no Rio de Janeiro, na quarta-feira (28), discutiu a modernização da infraestrutura do setor e capacitação dos trabalhadores marítimos. O Secretário Dino Antunes destacou a importância estratégica do colegiado “como espaço permanente de escuta e construção de propostas voltadas ao desenvolvimento sustentável do setor aquaviário e à valorização dos trabalhadores”. Íntegra para associados.
Agência iNFRA: TCU quer solução para reequilíbrios de concessão de rodovias em caso de desvio de carga para ferrovia
O TCU aprovou a licitação dos lotes PR4 e PR5, os últimos do pacote de rodovias do Paraná, a chamada “Concessão PRVias”. Para viabilizar o certame, faz uma série de determinações à ANTT, como a previsão, nas próximas concessões, de cláusulas contratuais que disciplinem expressamente a alocação de riscos decorrente da implantação de novos trechos ferroviários com impactos sobre as receitas da concessão. Íntegra para associados.
Portal BE News: Estivadores de Santos avaliam greve contra alterações na Lei dos Portos
O Sindestiva realizou uma Assembleia Geral Extraordinária, na sexta-feira (30), para deliberar sobre uma operação padrão e uma greve nacional contra a aprovação do PL 733/2025. A principal reivindicação dos trabalhadores é em relação ao artigo 105, que prevê que o tomador de serviços do trabalho portuário avulso ou a vínculo empregatício por prazo indeterminado deverá negociar com as entidades representativas dos trabalhadores as definições da composição do quantitativo, da remuneração, dos benefícios e demais condições de trabalho. Íntegra para associados.
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