Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico e Folha: Trump castiga aliados da Ásia e da UE com tarifaço; Brasil fica com taxa mínima de 10%
Donald Trump anunciou ontem a aplicação de uma tarifa mínima de 10% a todos os países que exportam produtos aos EUA e taxas adicionais a cerca de 60 nações, incluindo alguns dos seus maiores parceiros comerciais, como a China, que enfrenta uma tarifa total de 54%, a UE, taxada em 20%, e a Índia, em 26%. O Brasil ficou no grupo da alíquota mínima de importação de 10%. As novas tarifas ameaçam desmantelar grande parte da arquitetura da economia global e desencadear guerras comerciais mais amplas. As tarifas mínimas de 10% entrarão em vigor no dia 5 de abril, enquanto as taxas mais altas começarão a valer no dia 9 de abril, indicando que Trump pode estar aberto a negociar com os países mais afetados pela medida. Trump já havia imposto tarifas de 25% sobre aço e alumínio. Segundo um funcionário da Casa Branca, a tarifa de 10% para o Brasil não será cumulativa nesse caso, permanecendo em 25% para esses produtos. Íntegra para associados: Valor Econômico e Folha.
O Globo, Estadão On-line e Correio Braziliense: Como o governo brasileiro pretende reagir às tarifas de Trump? Veja a avaliação e os planos em Brasília
O governo Lula reagiu ao anúncio das “tarifas recíprocas” quase três horas depois. Em nota, lamentou a decisão e disse avaliar possibilidades para “assegurar a reciprocidade no comércio bilateral”. A prioridade para o governo brasileiro é chegar a um acordo com os americanos. Mas a nota também cita a possibilidade de recurso à OMC, embora a entidade esteja esvaziada. Segundo o comunicado, o Brasil buscará, em consulta com o setor privado, defender os interesses dos produtores brasileiros junto ao governo americano. Analistas avaliam que o anúncio das tarifas acabou saindo barato para o Brasil. O mercado especulava algo em torno de 15%. Sugerem que o governo brasileiro deve se valer da conjuntura tarifária vinda dos Estados unidos para assinar acordos bilaterais, diminuir tarifas e facilitar mecanismos aduaneiros. Íntegra para associados: O Globo, Estadão On-line e Correio Braziliense.
O Globo Rural e Valor On-line: Tarifas de 10% sobre o Brasil podem até gerar ganhos de mercado
Na visão de especialistas, o Brasil “vai sofrer pouco” com as sobretaxas de Trump e pode até ampliar o comércio agrícola. Em dez anos, as exportações do agronegócio brasileiro aos EUA praticamente dobraram, para US$ 12 bilhões em 2024. Um dos produtos brasileiros que devem ter vantagem em relação aos seus concorrentes no mercado americano é o café. Hoje, os EUA não taxam nenhuma importação do grão, mas com as novas tarifas, o café brasileiro entrará no país com taxa de 10%, enquanto seu concorrente do Vietnã será tarifado em 46%. Por outro lado, há dúvida sobre o que ocorrerá com as exportações brasileiras de etanol. Atualmente, os EUA aplicam uma tarifa de 2,5% sobre o biocombustível do Brasil. Se a nova tarifa for cumulativa, a tarifa final ficará em 12,5%; senão, ficará em 10%. Íntegra para associados: O Globo Rural e Valor On-line.
Valor On-line (Financial Times): Dinamarquesa Maersk compra ferrovia que conecta portos nas pontas do Canal do Panamá
A APM Terminals anunciou, ontem, que comprou a Panama Canal Railway Company, que opera a ferrovia que conecta os portos nas duas pontas do Canal do Panamá, em um negócio que reduz o controle dos EUA sobre a ligação ferroviária. O negócio foi assinado apesar da pressão crescente dos EUA sobre o Canal do Panamá. A empresa oferece uma ligação alternativa entre os portos em Balboa, no Pacífico, e Colón, no Caribe. Após pressão de Trump, esses portos deverão ser vendidos pela CK Hutchison, de Hong Kong, para um consórcio liderado pela americana BlackRock e pelas operações portuárias da MSC. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
Santa Portal: Eldorado Brasil reforça compromissos com inovação e sustentabilidade
A Eldorado Brasil Celulose divulgou na segunda-feira (31) o Relatório de Sustentabilidade com os principais avanços na agenda ESG da companhia em 2024. No último ano, a companhia reforçou seu posicionamento com inovações em eficiência energética, impacto socioeconômico das suas operações e crescimento da área de florestas plantadas. Um dos principais avanços na área florestal em 2024 foi a inauguração do Centro de Tecnologia Florestal Eldtech em Andradina, com sete laboratórios de pesquisa em manejo de pragas, solo e nutrição, meteorologia, melhoramento genético e biotecnologia. A Eldorado também ampliou seu compromisso com energia limpa ao inovar na geração elétrica sustentável. Íntegra para associados.
G1 (RN) e Agência Porto: Risco de encalhes: Codern abre licitação para dragagem do canal de acesso ao Porto de Natal
A Companhia Docas do Rio Grande do Norte abriu no dia 28 de março licitação para a obra de dragagem do canal de acesso de navios ao Porto de Natal. O projeto prevê a escavação do canal de acesso usado pelos navios para chegar ao porto, ampliando a profundidade para 12,5 metros. Ao todo, 1,8 milhão de m3 de terra deverão ser tirados do fundo do canal. Íntegra para associados: G1 (RN) e Agência Porto.
Imprensa setorial:
Comex do Brasil (Agência Brasil): CNI defende avaliação do impacto da taxa de 10% e reforço do diálogo com os EUA
A CNI defende que o Brasil deve fazer uma análise detalhada das medidas divulgadas pelo presidente americano e insistir no diálogo para preservar uma relação bilateral histórica e complementar entre o Brasil e os Estados Unidos. A entidade confirmou ainda que levará um grupo de empresários brasileiros aos EUA na primeira quinzena de maio. A comitiva deverá se reunir com representantes da indústria e do governo norte-americano para discutir agendas de facilitação de comércio e abertura de mercados de forma equilibrada. Íntegra para associados.
Portal BE News e Jornal da Orla (p. 8): 2024: 83% dos prejuízos com roubos de carga aconteceram na região sudeste
Ontem, o Sudeste Export começou com um painel sobre um dos maiores desafios para o setor de transportes e logística no Brasil: o roubo de cargas, que aflige a segurança nas operações logísticas e traz prejuízos financeiros ao setor. De acordo com o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo (SETCESP), em 2024 83% dos prejuízos causados por roubos de carga ocorreram na região sudeste do país. No Rio de Janeiro, o índice de roubos subiu de 19% em 2023, para 25% no ano passado. Em São Paulo, atingiu 45%. Cargas fracionadas e alimentos são os alvos mais comuns, com a maior parte dos crimes nas rodovias BR-116 e BR-101, durante a madrugada e às segundas-feiras. Íntegra para associados: Portal BE News e Jornal da Orla (p. 8).
Portal BE News e Jornal da Orla (p. 12): Uso de IA para previsão do tempo já evita paralisações em portos
O painel “Inteligência artificial em portos – a realidade dos projetos em operação”, ontem, no fórum Latam Export, debateu a importância da IA na otimização logística e na redução de riscos nos terminais marítimos. Um exemplo prático do impacto dessa tecnologia pode ser visto no Porto de Mejillones, no Chile, o maior exportador de minério do país, onde é possível prever com precisão as condições climáticas e oceânicas. Em Manaus, que vem sofrendo com períodos severos de estiagem nos últimos anos, a solução procurada pela Aliança permite antecipar a previsão da seca com até 90 dias de antecedência. Íntegra para associados: Portal BE News e Jornal da Orla (p. 12).
Logweb: Inclusão feminina em portos e na logística vai ser discutido no 5º Encontro Nacional de Mulheres no Comércio Exterior
Um dos painéis do 5º Encontro Nacional de Mulheres no Comércio Exterior (Emex), promovido pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) e realizado hoje à tarde, no auditório da CNC, no Rio de Janeiro, terá como tema “A Participação feminina nas operações portuárias”. Uma pesquisa da ANTAQ aponta que a mão de obra feminina responde por somente 17% das vagas nas atividades portuárias. O evento contará ainda com outros cinco painéis sobre Micro e pequenas empresas no comércio internacional – a perspectiva das líderes femininas; O papel das mulheres à frente dos órgãos anuentes do comércio exterior; A liderança feminina nas associações setoriais; A Reforma Tributária e seus reflexos nos diferentes setores da economia; e Moda, direito e educação no comércio exterior brasileiro operacionalizado pelas mulheres. Íntegra para associados.
Agência Porto: Novos Caminhos Ferroviários – ANTT debate sobre a Resolução do Chamamento Público de Ferrovias
A ANTT realizará o evento Novos Caminhos Ferroviários: debate sobre a Resolução do Chamamento Público de Ferrovias, no dia 15 de abril, das 14h às 17h, no auditório da agência, em Brasília. A Resolução traz mais segurança jurídica e eficiência ao processo de outorga, em consonância com o Marco Legal das Ferrovias e as políticas públicas voltadas à ampliação da participação privada no setor. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Delegações intensificam discussões na IMO sobre propostas para transição energética
O grupo de trabalho intersecional para redução das emissões de gases de efeito estufa de navios (ISWG-GHG 19) reuniu, entre segunda-feira (31/3) e terça-feira (1/4), em Londres, cerca de 1.000 integrantes das delegações dos países membros da IMO. Avançou nas discussões para medidas de médio prazo que serão apresentadas como um esboço ao anexo VI da Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição de Navios (Marpol). Íntegra para associados.
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