Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

06/05/2025

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor Econômico e CNN Brasil: Leilão da Rota da Celulose atrai quatro interessados

O leilão da concessão rodoviária da Rota da Celulose, no Mato Grosso do Sul, deverá ser disputado por quatro grupos. Entre os presentes na entrega de propostas, realizada ontem, estavam o consórcio da Way com a Kinea; a XP; o BTG; e a K-Infra, segundo fontes. A concorrência está marcada para a próxima quinta-feira, na sede da B3. A concessão, que inclui um total de 870 km, prevê R$ 6,9 bilhões de investimentos. Também foram estimados outros R$ 3,2 bilhões em custos operacionais para os 30 anos de contrato. Trata-se da segunda tentativa de licitar o contrato. Na primeira, em dezembro do ano passado, não houve interessados. Íntegra para associados: Valor Econômico e CNN Brasil.

Folha, CNN Brasil e Agência iNFRA: Novo marco de concessões e PPPs mexe em garantias e prevê compartilhamento de riscos

O projeto de lei que altera as leis que tratam de concessões e PPPs prevê o compartilhamento dos riscos destes empreendimentos, flexibiliza restrições para contratação e troca de sociedade, mexe em garantias e permite que estados e municípios peguem carona em modelos adotados por outros entes, evitando nova licitação para conceder serviços públicos. A expectativa é que projeto, relatado pelo deputado federal Arnaldo Jardim, seja votado hoje, com maior presença de parlamentares. O texto ainda deve passar por pequenos ajustes, segundo ele, por pedidos do governo e de representantes de diferentes setores. Uma dessas alterações é a eliminação do prazo para contratos repactuados. Íntegra para associados: Folha, CNN Brasil e Agência iNFRA.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (impresso, p. 11): Santistas e espanhóis avançam em acordo para inovação estratégica

O ACT firmado entre a APS e a Fundação Valenciaport está em fase final de assinaturas. O objetivo da parceria, firmada em abril, é tornar o Porto de Santos mais moderno, eficiente e sustentável, encontrando soluções para desafios como, por exemplo, a descarbonização e a transição energética nas operações portuárias. Segundo a APS, a parceria estabelece uma base contínua de colaboração técnica em áreas estratégicas como inovação, sustentabilidade, infraestrutura portuária, tecnologia, logística, capacitação e modernização institucional, bem como apoio ao desenvolvimento de estudos, projetos e programas conjuntos visando o fortalecimento do setor portuário no mercado doméstico e internacional. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (impresso, p. 10): Comitiva brasileira visita Hamburgo

Hamburgo é um dos principais exemplos globais de integração entre desenvolvimento urbano e atividade portuária. A eficiência do porto, considerado um ativo estratégico para governo de Hamburgo, anda em harmonia com a qualidade de vida urbana. Para compreender esse modelo, uma comitiva brasileira composta por autoridades e empresários participou ontem de reunião com secretário de Estado de Hamburgo, Jan Pörksen. Durante a reunião, foram discutidas governança portuária alemã, mecanismos regulatórios de uso do solo portuário, infraestrutura de conexão ferroviária e viária, e ações com a Dinamarca para viabilizar o túnel imerso em construção, de 18 km, que conectará os dois países. Íntegra para associados.

Jornal da Orla (p. 9): Secretário Jorge Lima diz que ZPEs são um dos pilares para o desenvolvimento econômico

Em visita a Cubatão, a convite do Grupo Brasil Export, o secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Jorge Lima, apresentou ontem, no auditório do Senai, os pilares de sua pasta para o Estado. Uma das bases da secretaria seria a criação urgente de ZPEs – que são áreas desenvolvidas para que empresas fabriquem produtos com foco na exportação. Durante a palestra, Lima também discorreu sobre mais dois pilares que, na sua visão, são fundamentais para o crescimento regional: o fortalecimento de “Rotas Turísticas” e o desenvolvimento da chamada “Economia de até 50 Quilômetros” – um programa cujo objetivo é baratear produtos e insumos industriais, uma vez que o comércio seria feito num raio de até 50 km. Íntegra para associados.

G1 PB e Informativo dos Portos: Nova estrutura do Porto de Cabedelo, PB, é inaugurada

Foi inaugurado ontem o novo Porto de Cabedelo com investimentos que somam mais de R$ 300 milhões. A entrega da estrutura marca a nova fase dos 90 anos do porto, e contou com a presença do governador João Azevêdo, do ministro Silvio Costa Filho, e do presidente da Câmara Federal, Hugo Motta. Entre as obras entregues estão a drenagem do canal de acesso e bacia de evolução, a requalificação dos armazéns e a reconstrução da sede administrativa com ambientes como academia e refeitório. Íntegra para associados: G1 PB e Informativo dos Portos.

Imprensa setorial:

BE News (p. 3): Subcomissão da Câmara vai acompanhar construção do Túnel Santos-Guarujá

A construção do túnel submerso Santos-Guarujá, no Porto de Santos será acompanhada pela Câmara dos Deputados. A implantação do empreendimento será supervisionada por uma subcomissão criada especificamente pela Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Casa e que deve ser instalada entre hoje e amanhã, em Brasília. A informação é do deputado federal Cezinha de Madureira, integrante da CVT e que irá presidir a subcomissão. A obra será viabilizada por uma concessão patrocinada de 30 anos, com leilão previsto para 1º de agosto. O investimento estimado é de R$ 6 bilhões. Íntegra para associados.

Agência iNFRA: PLP 73/2025 pode liberar agências reguladoras de limites da Lei de Responsabilidade Fiscal

O Congresso Nacional deve analisar em breve o PLP 73/2025, que propõe alterações na Lei de Responsabilidade Fiscal para excluir as despesas das agências reguladoras federais das limitações de empenho e movimentação financeira. A expectativa foi apresentada pelo deputado Júlio Lopes que está articulando a proposta nas duas casas. Pelo texto do projeto, despesas custeadas por recursos próprios, como taxas de fiscalização ou fundos específicos, não poderão sofrer cortes ou bloqueios orçamentários. Júlio Lopes afirma que a proposta já recebeu apoio da Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo, além de deputados, senadores e da maioria dos diretores das agências reguladoras. Nas próximas semanas, devem ocorrer reuniões com a ANTAQ para estruturar um GT. O objetivo é viabilizar a criação de um fundo financeiro para a agência, fortalecendo a proposta legislativa. Isso porque a agência não tem arrecadação própria de recursos nos serviços que presta. Íntegra para associados.

Agência Porto: Governo Federal apresenta plano de investimentos do Porto de Itajaí, em reunião na FIESC, em Florianópolis

O Superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos, e o presidente da APS, Anderson Pomini, participarão amanhã, às 14h, de uma reunião híbrida na sede da FIESC, em Florianópolis. O encontro tem como objetivo apresentar o “Plano de Investimentos do Porto de Itajaí” ao setor empresarial e será transmitido ao vivo pelo canal da FIESC no YouTube. A reunião detalhará os principais pontos do plano, incluindo recursos para a expansão portuária, entre elas, para o canal de acesso do Rio Itajaí-Açú, obras na bacia de evolução, obras de adensamento, readequação dos molhes de Itajaí, a retirada do casco soçobrado do navio Pallas, obra de contenção da margem direita do canal ao longo da avenida. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Porto Sudeste negocia com Usiminas aditivo com potencial volume adicional de minério de ferro

A Porto Sudeste do Brasil concluiu a negociação com a Mineração Usiminas de um aditivo ao contrato de prestação de serviços de operação portuária existente, estendendo sua vigência até dezembro de 2032, mantendo um volume anual de até 8 milhões de toneladas. De acordo com a operadora do terminal privado, o aditivo ainda prevê a possibilidade de uma nova extensão da vigência até 2062, sujeita a condições previstas no aditivo, com o possível aumento do volume anual de serviço portuário para até 14 milhões de toneladas. Íntegra para associados.

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