Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

06/06/2025

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor On-line, Agência iNFRA, Portos e Navios e A Tribuna de Santos: Antaq aprova modelo de leilão de megaterminal de contêineres em Santos

A diretoria da Antaq referendou, em reunião ontem, a proposta de leilão do Tecon Santos 10, que restringe a participação dos atuais operadores de contêineres do Porto de Santos na primeira das duas fases da licitação. A restrição imposta aos atuais donos de terminais foi justificada para que não haja maior concentração na movimentação de contêineres nas mãos dos atuais operadores de terminais instalados no Porto de Santos. A maior parte desses terminais é controlada ou coligada às maiores empresas do mundo do ramo de navegação — os donos de navios, chamados de “armadores”. Caso não apareça interessado, a restrição cai na segunda rodada. O TCU tem um prazo mínimo de 90 dias para análise da peça e devolução à Antaq para abertura do edital com eventuais ajustes. O diretor-geral substituto, Caio Farias, afirmou que tomou a decisão “com absoluta tranquilidade” e que a autarquia cumpre o seu papel regulatório ao assentir a decisão. A diretora Flávia Takafashi declarou que levantou a possibilidade de que as restrições concorrenciais só ocorressem se houvesse no mínimo três participantes na disputa. Mas que houve entendimento entre os diretores de que a medida não seria necessária. Íntegra para associados: Valor On-line, Agência iNFRA, Portos e Navios e A Tribuna de Santos.

Folha On-line e CNN Brasil: Governo Tarcísio critica recomendação da Antaq para leilão de megaterminal em Santos

Ontem o governo Tarcísio de Freitas enviou ofício ao ministro Silvio Costa Filho, manifestando contrariedade com a decisão da Antaq, chancelada pelo MPor, de realizar a licitação de arrendamento do Tecon Santos 10 em duas fases. O documento, assinado pelo secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, e pela secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, afirma que “a criação de regras restritivas que esvaziam a ampla competição”. Íntegra para associados: Folha On-line e CNN Brasil.

Portal Veja (Blog Radar Econômico): Portos se preparam para movimentação recorde após acordo em Paris

A certificação que o Brasil recebe hoje, em Paris, de país livre da febre aftosa sem vacinação deve intensificar o ritmo de arrendamentos portuários. A previsão do MPor é que o segundo semestre registre recordes de leilões e investimentos. O país exportou neste primeiro trimestre, somente de carne bovina, 18% a mais do que o mesmo período do ano passado e 40% do que foi registrado em 2023. Os quatro principais portos de exportação foram Paranaguá (PR), Santos (SP), Itapoá (SC) e Rio Grande (RS). Íntegra para associados.

CNN Brasil e Valor On-line: Rumo anula acordo para venda de participação em terminal no Porto de Santos

A Rumo rescindiu o contrato para venda de sua participação de 50% no Terminal XXXIX de Santos a um consórcio formado pelas empresas Bunge e Zen-Noh Grain, devido ao não cumprimento de condições precedentes, segundo informou. Os outros 50% permanecem de propriedade da Caramuru Alimentos. Em nota, a Bunge confirmou a rescisão do acordo. Íntegra para associados: CNN Brasil e Valor On-line.  

Estadão: Governo asfixia agências reguladoras com cortes no orçamento; verba é até 65% menor em 10 anos

A pressão sobre o orçamento federal em razão das despesas obrigatórias tem provocado efeitos concretos no funcionamento das agências reguladoras. Com recursos insuficientes, o foco dos gestores é “garantir o essencial”. Na prática, multiplicam-se as filas para registro de medicamentos; fiscalizações estão enfraquecidas; certificações, paralisadas; e exportações, atrasadas. Em 2016, com dez agências, foram liberados R$ 6,4 bilhões na Lei Orçamentária Anual (LOA), em valores corrigidos pela inflação. Neste ano, com uma reguladora a mais, os recursos somam R$ 5,4 bilhões. Considerando as despesas fixas com servidores, as quedas no quadro geral chegam a 41%. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

Santa Portal: TCU reconhece legalidade da cobrança por guarda provisória nos terminais portuários

O Plenário do TCU, no julgamento de auditoria operacional realizado na quarta-feira (4), legitimou a cobrança do serviço de guarda provisória prestado pelos terminais de contêineres, alegando que “o terminal possui responsabilidade ilimitada sobre a carga e ela ocupa espaço operacional, sendo justificável alguma cobrança, pois há custos envolvidos”. Agora cabe à Antaq seguir com a normatização do serviço. Ele se refere à guarda do contêiner que está com solicitação de transferência deferida pela Alfândega de Santos, desde o momento da colocação da carga em área do terminal até sua saída para outro recinto alfandegado. Sua remuneração se dá pelos custos e responsabilidades do terminal durante o período de estadia da carga. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Greve dos auditores da Receita Federal faz entidade emitir alerta para portos e aeroportos no Brasil

Em nota, a Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol) destaca os prejuízos da greve dos auditores da RFB na logística de cargas em todo o Brasil. Observa um “aumento expressivo e desproporcional” no tempo de liberação de cargas nos principais aeroportos e em portos estratégicos do Brasil. Segundo a entidade, os aeroportos de Viracopos e Guarulhos vivem uma situação “especialmente crítica, com mais de 100.000 envios, entre encomendas e documentos, acumulados nos armazéns a cada ciclo de liberação”, que é de 14 dias. Alerta que “a sobrestadia das mercadorias, associada à ausência de condições adequadas para sua manutenção nos terminais de carga, tem gerado atrasos em serviços de abastecimentos essenciais à população, quebra de contratos com clientes e embarcadores e, no pior dos casos, avarias que comprometem a integridade dos produtos”. Íntegra para associados.

Diário do Litoral: APS quer área avaliada em R$ 2,5 bilhões e acirra conflito por Ecopátio de Cubatão

Após ser consultada pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU), a Autoridade Portuária de Santos manifestou interesse na área do Ecopátio de Cubatão e acrescentou que pretende incluir essa área na revisão da Poligonal, enviada ao MPor. O prefeito César Nascimento (PSD) garante que a Cidade ainda não sofreu condenação judicial, mas apenas o reconhecimento de posse da União e a nulidade do contrato de concessão à Ecovias. O Ecopátio abriga cerca de três mil caminhões por dia e é um importante ponto de trânsito de veículos de carga, como caminhões que transportam mercadorias entre o Porto de Santos e a cidade de São Paulo. Íntegra para associados.

Diário do Litoral e Jornal Portuário: Estivadores protestam contra mudanças no setor portuário em Santos

Ontem estivadores se reuniram no Centro de Santos para protestar contra o PL 733/2025, que propõe mudanças significativas na regulação do sistema portuário brasileiro. A mobilização deve continuar hoje, com a realização de uma assembleia da categoria, que argumenta que a proposta ameaça empregos, fragiliza direitos e pode afetar toda a economia da Baixada Santista. Na quarta-feira (4), durante o X Encontro Nacional das Atividades de Operações Portuárias (Enaport), em Brasília, o presidente da Federação Nacional dos Estivadores (FNE), José Adilson Pereira, criticou duramente a forma como vem sendo conduzido o projeto, “sem houve diálogo social”, segundo ele. Íntegra para associados: Diário do Litoral e Jornal Portuário.

Folha Vitória e Portos e Navios: Vports inicia processo para desenvolver porto multipropósito em Barra do Riacho

A Vports, concessionária responsável pelos Portos de Vitória, Vila Velha e Barra do Riacho, vai transformar uma área de 522 mil m2 em Aracruz para expandir a atividade portuária.  A ideia é desenvolver um porto multipropósito para abrigar terminais para grãos, gás, energia e para descomissionamento de plataformas de petróleo. Como parte das ações em andamento, a Vports realizou a primeira campanha de dragagem da história de Barra do Riacho e iniciou tratativas com possíveis investidores. A expectativa é que a primeira licença para Barra do Riacho seja concedida até metade do ano que vem. Enquanto isso, a autoridade portuária segue com a captação de parceiros para o projeto. Íntegra para associados: Folha Vitória e Portos e Navios.

Imprensa setorial:

Portos e Navios: Exportações de grãos pelo Arco Norte crescem 57% com avanço da infraestrutura logística

As exportações de milho e soja pela região Norte do Brasil saltaram de 36,7 milhões de toneladas em 2020 para 57,6 milhões em 2024, um crescimento de 57%, impulsionado pela proximidade com novas fronteiras agrícolas, como o MATOPIBA. Cinco grandes projetos estruturam o plano ferroviário nacional: a Fiol, a Fico, a extensão da Norte-Sul até Vila do Conde (PA), o Anel Ferroviário do Sudeste e a Ferrogrão, que conectará o Centro-Oeste ao Arco Norte por 933 quilômetros. Paralelamente, o transporte hidroviário registrou alta de 24% no número de armazéns com acesso a hidrovias entre 2017 e 2025, com destaque para a Amazônia, que responde por quase dois terços do transporte fluvial brasileiro. De acordo com o Anuário Agrologístico 2025 da Conab, os portos de Itaqui (MA) e Barcarena (PA) tiveram crescimento expressivo nas exportações de grãos, de 80,3% e 70,3%, respectivamente. Íntegra para associados.

Agência iNFRA: ANTAQ adia análise sobre concessão de portos administrados pela Codeba

O processo que analisaria a autorização de concessão dos portos administrados pela Companhia das Docas da Bahia foi retirado da pauta da reunião da diretoria da Antaq realizada ontem para que todos os diretores tenham tempo hábil para examinar a proposta. O diretor-geral substituto, Caio Farias, disse que a matéria será analisada ainda em junho. O tema também será debatido em audiência pública. Íntegra para associados.

Portos e Navios e Guia Marítimo: Santos Brasil atinge 63% de redução no envio de resíduos a aterros com Projeto Aterro Zero

A Santos Brasil alcançou uma redução de 63% no envio de resíduos para aterros sanitários em cerca de um ano, desde o lançamento oficial do Projeto Aterro Zero, antecipando em dois anos a meta inicialmente prevista para 2026. A iniciativa, lançada em 2024, integra o compromisso da companhia com o Pacto Global da ONU e tem como meta zerar totalmente esse tipo de destinação até 2028. O projeto inclui tratamento de resíduos orgânicos com biodigestores, reaproveitamento energético com CDRU, reciclagem e logística reversa, e a campanha “Chega de Plástico!”. Íntegra para associados: Portos e Navios e Guia Marítimo.

Guia Marítimo: Porto Sudeste reduz em quase 80% as emissões de gases de efeito estufa e reforça compromisso com a descarbonização

Entre 2021 e 2024 o Porto Sudeste, em Itaguaí, reduziu em quase 80% as emissões de gases de efeito estufa de escopos 1 e 2, passando de 0,23 KgCO₂e/t de granéis movimentados para 0,05 KgCO₂e/t. A redução resultou de um mapeamento estratégico promovido pelo Inventário de Emissões de GEE. Com o mapeamento, uma ação simples tomada pela empresa para a redução das emissões de escopo 1 foi a substituição da gasolina pelo etanol nos veículos flex. A medida já evitou, entre maio de 2024 a abril de 2025, a emissão de 9,4 toneladas de gás carbônico, e permanece como rotina operacional da empresa. Íntegra para associados.

Portal BE News e Agência Porto: Brasil e França assinam acordo para transporte marítimo sustentável

O ministro Silvio Costa Filho assinou ontem uma Declaração de Intenções com o governo francês para a criação de um Corredor Marítimo Verde entre Brasil e França. O objetivo é promover o transporte marítimo sustentável, reduzir as emissões de gases de efeito estufa no setor e adotar tecnologias e práticas inovadoras para fomentar a descarbonização das rotas marítimas. A declaração parte da necessidade de enfrentar desafios globais, como as mudanças climáticas, a perda de biodiversidade e a poluição, além de reconhecer a urgência em intensificar os esforços para limitar o aumento da temperatura média global a menos de 1,5°C em relação aos níveis pré-industriais, conforme estabelecido no Acordo de Paris. Íntegra para associados: Portal BE News e Agência Porto.

Portal BE News: Setor de logística cresce e abre oportunidades de negócios em todo o Brasil

Neste Dia Internacional da Logística e Dia Nacional do Profissional de Logística, comemorados hoje, empresários do setor de Norte a Sul do país destacaram a preocupação com infraestrutura, mão de obra qualificada, sustentabilidade e segurança na busca por processos logísticos mais eficientes. Nos últimos anos, o setor logístico representou cerca de 13% do PIB brasileiro. Com mais de 2,3 milhões de empregos diretos e indiretos criados em 2024, a atividade é considerada estratégica para o crescimento do país. Íntegra para associados.

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