Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Portal Uol (Estadão Conteúdo) e Informativo dos Portos: Fertilizantes: Porto de Paranaguá bate recorde de descarga com navio chinês
O Porto de Paranaguá superou o próprio recorde de movimentação de fertilizantes com a atracação do navio Tai Knighthood que descarregou 78.325 toneladas de sulfato de amônio. A embarcação veio da China e atracou no cais na sexta-feira passada, ultrapassando a marca anterior, registrada em 26 de março. Segundo a Portos do Paraná, o aumento do calado em berços estratégicos tem permitido a chegada de navios maiores. O porto opera agora com profundidade de 13,1 metros, após a conclusão da obra de derrocagem. O porto de Paranaguá é um dos principais canais de entrada de fertilizantes do País, respondendo por mais de 25% do total importado. Íntegra para associados: Portal Uol (Estadão Conteúdo) e Informativo dos Portos.
CNN Brasil: Trump tem ajudado ao Brasil com medidas protecionistas, diz Costa Filho
O ministro Silvio Costa Filho afirmou que as medidas protecionistas que vêm sendo anunciadas pelo presidente Trump têm ajudado o Brasil. Na avaliação do ministro, as tarifas comerciais têm colocado o território brasileiro como protagonista no cenário internacional. O ministro esteve recentemente em Portugal, Holanda e Dinamarca para apresentar a investidores e grandes players do setor de infraestrutura a carteira de projetos brasileiros nas áreas portuária e hidroviária. A expectativa é de que a visita traga como resultados mais de R$ 30 bilhões em investimentos para o Brasil. Íntegra para associados.
Folha On-line (Reuters): Acordo entre EUA e China sobre tarifas pode respingar sobre agro brasileiro, diz presidente da CNA
Os EUA e a China chegarão a algum acordo para encerrar a guerra comercial, o que pode respingar sobre o agronegócio brasileiro, que atualmente está vendo maior demanda de chineses por conta da disputa tarifária, disse ontem o presidente da CNA, João Martins. Ele ponderou que o cenário ainda está confuso e incerto e falou em cautela, ainda que no momento o Brasil esteja ampliando sua fatia nas importações de soja da China. Íntegra para associados.
CNN Brasil: Empresas tentam evitar tarifas nos EUA em meio a custos de importação
Há alguns meses, as palavras “entreposto aduaneiro” e “códigos do sistema harmonizado” talvez não estivessem na cabeça de muitos empresários dos EUA. Agora, elas estão sob os holofotes. Depois que Trump impôs uma tarifa mínima de 145% sobre a maioria dos produtos vindos da China, tarifas de 25% sobre carros, peças automotivas, alumínio e aço e uma tarifa de 10% sobre as importações de quase todos os países, as empresas dos EUA estão desesperadas por maneiras de reduzir seus custos de importação. Duas estratégias populares — e legais — envolvem esses armazéns alfandegados para adiar tarifas e códigos de sistema harmonizados para se qualificar para taxas mais baixas. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
NSC Total (Coluna Anderson Silva): Porto de Itajaí terá R$ 600 milhões de investimentos do governo federal
O pacote de investimentos do Porto de Itajaí até o final de 2026 será apresentado oficialmente hoje. Em uma reunião híbrida na sede da Fiesc, o superintendente do Porto, João Paulo Tavares Bastos, e o presidente da APS, Anderson Pomini, vão detalhar a previsão do plano para a estrutura do Litoral Norte catarinense ao setor empresarial. Dados obtidos de forma exclusiva pela coluna mostram que os valores anunciados superam os R$ 600 milhões, que serão aplicados pelo governo federal para obras no local. A maior parte do valor, na casa dos R$ 300 milhões, será aplicada na construção de um píer turístico para passageiros de cruzeiros. As obras serão feitas até o final de 2026, segundo a previsão. Íntegra para associados.
Diário de Pernambuco e Informativo dos Portos: Suape intensifica articulação em Brasília por investimentos
O diretor-presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Armando Monteiro Bisneto, realizou uma série de encontros estratégicos em Brasília nesta semana, concentrando esforços na consolidação de parcerias e na busca por investimentos para impulsionar o crescimento e a modernização do atracadouro pernambucano, a exemplo da dragagem do canal interno e da quarta e última etapa de requalificação do molhe de proteção dos píeres de granéis líquidos do porto. As duas intervenções contam com recursos do MPor, por meio do PAC 3. Íntegra para associados: Diário de Pernambuco e Informativo dos Portos.
Jornal do Comércio (RS): Porto do Rio Grande recebe novo guindaste móvel para operações no cais público
O Porto do Rio Grande recebeu um novo guindaste móvel (modelo LHM 550), desembarcado em operação especial no cais público. O equipamento foi adquirido pela Rocha Terminais Portuários e Logística e irá reforçar a frota utilizada nas movimentações de cargas no local. A previsão é de que o processo de montagem leve até 30 dias, contados a partir do desembaraço aduaneiro. A expectativa da empresa é iniciar as operações com o novo guindaste ainda na primeira quinzena de junho. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Europa tem o maior túnel imerso do mundo em construção; conheça o local
A comitiva brasileira que visita a Alemanha e a Dinamarca, a convite das frentes parlamentares da Ligação Seca Santos-Guarujá e de Portos e Aeroportos da Câmara dos Deputados, com apoio do IBI, acompanhou de perto, ontem, os avanços do maior túnel imerso do mundo: o Fehmarnbelt, na Dinamarca. A técnica construtiva do túnel europeu é a mesma que será empregada na ligação seca entre Santos e Guarujá. Na visita técnica, a comitiva entrou na fábrica montada para fazer os 79 elementos de concreto necessários para o túnel, pesando cerca de 73 mil toneladas. Essas imensas estruturas serão imersas futuramente para compor a ligação seca. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Navio inovador movido a vento chega em Santos e levará suco de laranja do Brasil para os EUA
Um navio-tanque movido a energia eólica e que levará suco de laranja produzido no Brasil ao exterior com a força dos ventos. Essa foi a novidade apresentada ontem pela empresa Louis Dreyfus Company (LDC), que começará a operar a embarcação no Porto de Santos. O navio movido a vento fará a sua viagem inaugural no domingo, partindo de Santos rumo aos EUA. Com o MV Atlantic Orchard (Pomar Atlântico, em português), a companhia projeta reduzir o consumo anual de combustível e as emissões de CO2 em aproximadamente 10%. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Terminal de grãos e fertilizantes na área da DPW é enquadrado no Reidi
O MPor aprovou o enquadramento no Reidi do projeto proposto pela empresa Terminal Multimodal de Grãos e Fertilizantes S.A (TMGF). O novo terminal faz parte de um acordo, anunciado este ano, entre a Rumo Logística e a DP World, que disponibilizará a área do seu TUP, no Porto de Santos, para o projeto e que ficará responsável pelas operações portuárias de movimentação das cargas, com operações simultâneas de contêiner, celulose, grãos e fertilizantes. A nova infraestrutura será instalada na área do TUP e terá capacidade para movimentação de até 12,5 milhões de toneladas anuais, sendo 9 milhões de toneladas de grãos e 3,5 milhões de toneladas de fertilizantes. Íntegra para associados.
Agência Porto e Portos e Navios: APS-Itajaí conquista nova licença ambiental com foco em crescimento sustentável e inovação operacional
O Porto de Itajaí recebeu uma nova licença ambiental de operação (LAO 1386/2025), válida por 48 meses, concedida pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). A APS, que assumiu o porto em janeiro de 2025, destacou que, diferente de uma simples renovação, a licença incorpora uma abordagem ampliada, com 16 programas ambientais que envolvem ações como o monitoramento contínuo da qualidade da água do Rio Itajaí-Açu, análises trimestrais de sedimentos, e o uso de drones para acompanhar a dispersão de sedimentos durante a dragagem de manutenção. Íntegra para associados: Agência Porto e Portos e Navios.
BE News (p. 7): Cubatão insiste em nova área para pátio de caminhões do Porto de Santos
A discussão sobre a implantação de um novo pátio de caminhões e de um condomínio logístico do Porto de Santos na cidade de Cubatão segue sem definição. O projeto foi inicialmente previsto para a área da Ilha do Tatu, mas a Prefeitura se manifestou contra a proposta por razões ambientais e urbanísticas, ofereceu uma nova área e afirmou esperar por uma resposta até o próximo mês. Previsto para ocupar 106.637 m² e com capacidade para 500 vagas até 2028, o pátio regulador será operado pela Condilog, empresa vencedora da licitação. O contrato de concessão, com duração de 35 anos, prevê um investimento total de R$ 3 bilhões. Íntegra para associados.
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