Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
CNN Brasil: Antaq vê potencial de disputa acirrada por superterminal em Santos
A Antaq já foi procurada por seis a oito grupos privados com interesse em participar do leilão do Tecon Santos 10, o que, segundo autoridades envolvidas com o processo, demonstra que as restrições impostas pela agência não devem prejudicar a disputa. Entre esses interessados estão as estrangeiras Cosco, China Merchants, que opera um terminal de contêineres em Paranaguá, a PSA, autoridade portuária de Cingapura e ICTSI, que já atua em Suape e no Rio de Janeiro, e as brasileiras JBS, que opera no Porto de Itajaí, e CSN, à frente do terminal de contêineres de Itaguaí. Além delas, estão os investidores BTG e Pátria Investimentos. Íntegra para associados.
Valor On-line, CNN Brasil, A Tribuna de Santos (impresso, p. 9) e Agência iNFRA: Momento é de esperar decisão do TCU sobre leilão de arrendamento do Tecon Santos 10, diz Costa Filho
O ministro Sílvio Costa Filho disse ontem que o momento é de esperar a decisão do TCU sobre o leilão de arrendamento do Tecon Santos 10. Ressaltou que está “muito confortável” com a decisão da Antaq, de proibir empresas que já possuem terminais de contêineres no Porto de Santos de participarem do leilão e que o TCU vai analisar se há ou não “concentração de mercado”. Ele defende que o processo seja democrático e que dê segurança jurídica ao Brasil, “mas ao mesmo tempo que você possa buscar grandes players econômicos de todo o mundo” que queiram operar no Porto de Santos. Questionado se um possível questionamento judicial poderia complicar o andamento do processo, o ministro disse que “naturalmente” complica um pouco, mas faz parte do processo. O secretário de Portos, Alex Avila, disse que a pasta aguarda os encaminhamentos da análise do TCU para poder ter o cenário completo sobre o formato do leilão, mas avalia que haverá interessados em todas as circunstâncias. Íntegra para associados: Valor On-line, CNN Brasil, A Tribuna de Santos (impresso, p. 9) e Agência iNFRA.
Folha On-line: Cade abre processo contra praticagem do porto de Santos
Por identificar “indícios robustos” de práticas anticompetitivas, o Cade abriu processo administrativo contra os práticos no porto de Santos. O órgão concorrencial suspeita que a PRATICOZP16 , que coordena os serviços de praticagem da Baixada Santista, São Sebastião e Terminal Almirante Barroso, e o Sindipraticos não respeitam a livre concorrência. Ambos agiriam como cartel, realizando negociações coletivas para fixar os preços de seus serviços. São 63 práticos habilitados no porto de Santos atualmente. Os armadores não podem contratar livremente o profissional ou escolher quem desempenhará o serviço. A escala é determinada por meio de rodízio, elaborado pela própria praticagem, já com tabela de preços pré-definida. Íntegra para associados.
Portal Exame e Valor On-line: Governo formaliza extinção do contrato de concessão da Rodovia do Aço com K-Infra por ineficiência
O governo Lula encerrou a partir de terça-feira (10) a concessão Rodovia do Aço, no Rio de Janeiro. O contrato com a empresa K-Infra, então responsável pelo trecho que liga o estado de Minas Gerais ao Rio de Janeiro, teve a caducidade decretada por falhas graves. A partir de agora, os 182,5 km da BR-393/RJ serão administrados pelo DNIT, sem cobrança de tarifa de pedágio. Já o governo do Mato Grosso do Sul comunicou que também irá interromper os prazos legais da licitação da Rota da Celulose, conquistada pela K-Infra por meio de um consórcio com a Galápagos Capital, para fazer “diligências”. Segundo lugar na concorrência da Rota da Celulose, o consórcio da XP entrou com recurso questionando a habilitação da K-Infra. Íntegra para associados: Portal Exame e Valor On-line.
Valor Econômico: Ministério quer aeroportos deficitários em concessões
O governo federal formalizou ontem a criação do programa de estímulo aos investimentos em aeroportos regionais. O ministro Sílvio Costa Filho reforçou que o programa permite a incorporação de aeroportos regionais deficitários aos contratos de concessão aeroportuária vigentes. “Na primeira leva agora são entre 19 e 20 aeroportos. Essa é a primeira rodada e a partir daí a gente vai fazendo as operações com as concessionárias no Brasil. É uma forma de fortalecer a aviação regional do Brasil”. Os aeroportos que deverão ser beneficiados são, em grande parte, mantidos pela Infraero. O edital simplificado será lançado ainda em junho, quando será aberta a contagem de cem dias para realização do certame. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
O Litorâneo e Portos e Navios: Liderado pelo Porto do Rio Grande, complexo portuário gaúcho movimenta mais de 16 milhões de toneladas nos primeiros cinco meses de 2025
O complexo portuário gaúcho registrou 16.727.989 toneladas movimentadas entre janeiro e maio de 2025, um crescimento de 8,04% em comparação ao mesmo período do ano passado. O Porto do Rio Grande movimentou 3.599.534 toneladas, um avanço de 31% em relação a abril. No acumulado do ano, foram 16.148.129 toneladas, uma alta de 9,86% frente ao mesmo período de 2024. Os granéis sólidos alcançaram 57,4% da movimentação total. Em seguida, aparecem as cargas gerais (33,8%) e os granéis líquidos (8,8%). A movimentação de contêineres em maio somou 77.353 TEUs, um crescimento de 49,45% em relação a maio de 2024. No acumulado do ano, o aumento é de 29,08%. As importações somaram 139.855 TEUs e as exportações, 145.374 TEUs. Íntegra para associados: O Litorâneo e Portos e Navios.
A Tribuna de Santos (impresso, p. 10): TCU autoriza a cobrança do serviço de guarda provisória
O TCU definiu como legítima a cobrança do serviço de guarda provisória que é prestado pelos terminais de contêineres. A atividade se refere à guarda do contêiner que está com solicitação de transferência deferida pela Alfândega de Santos, desde o momento da colocação da carga em área do terminal até a saída para outro recinto alfandegado. A remuneração seria pelos custos do terminal portuário durante o período de estadia da carga. Cabe agora à Antaq seguir com a normatização do serviço. Íntegra para associados.
Manchete RJ e Portal BE News: China inicia negociação para compra de 70% de terminal do Porto do Açu; valores ultrapassam US$ 714 milhões
A China Merchants Port Holdings (CMPORT) iniciou uma negociação para adquirir 70% da Vast Infraestrutura, controlada pela Prumo Logística, responsável pelo desenvolvimento do Porto do Açu. A negociação gira em torno de US$ 714 milhões. O terminal operado pela Vast é o único da América do Sul capaz de receber navios do tipo VLCC, essenciais para escoar grandes volumes de petróleo. Atualmente, o Porto de Açu movimenta cerca de 560 mil barris por dia, com capacidade licenciada para até 1,2 milhão de barris diários. Embora a Vast seja apenas uma das empresas do complexo, ela desempenha um papel estratégico dentro da infraestrutura de exportação de petróleo nacional. Íntegra para associados: Manchete RJ e Portal BE News.
Imprensa setorial:
Agência Porto, Informativo dos Portos e Agência iNFRA: Brasil bate recorde na movimentação portuária pelo segundo mês consecutivo
Os portos brasileiros movimentaram o maior volume para o mês de abril, chegando a 107,6 milhões de toneladas de cargas, um crescimento de 1,12%. Esse é o segundo mês seguido de recorde mensal na movimentação portuária total. Os dados do Estatístico Aquaviário da Antaq também mostram um outro recorde para o mês de abril: foram movimentados 65,1 milhões de toneladas de granéis sólidos, um crescimento de 2,27%, e 25,7 milhões de granéis líquidos, um aumento de 1,94%. Por sua vez, carga geral atingiu 5,2 milhões de toneladas, uma alta de 6,8%. A movimentação de contêiner foi de 11,5 milhões de toneladas (-8,54%). As cargas que tiveram o maior destaque percentual foram: madeira (crescimento de 82,46% e movimentação de 0,6 milhão de toneladas), fertilizantes (alta de 20,13% e movimentação de 3,3 milhões) e sal (avanço de 16,62% com movimentação de 0,7 milhão de toneladas). Íntegra para associados: Agência Porto, Informativo dos Portos e Agência iNFRA.
Agência iNFRA: Gargalo de contêineres em Santos abre janela para São Sebastião
Enquanto o Tecon Santos 10 não sai do papel, o Porto de São Sebastião é visto como potencial ativo no mapa de opções para movimentação de contêineres no Brasil. Os estudos do governo federal para o arrendamento do terminal SSB01 preveem a possibilidade de movimentação de granéis sólidos e cargas gerais e conteinerizadas. Mas a Companhia das Docas de São Sebastião identifica um interesse especial de investidores para movimentar contêineres. Embora o canal de acesso tenha profundidade de 25 metros, as operações não conseguem aproveitá-la integralmente porque, na área do porto, o total cai para cerca de 10 metros. Para viabilizar a entrada de embarcações com calado maior, a construção de um píer é vista como prioritária. O empreendimento está previsto na modelagem de arrendamento do terminal, que ao todo projeta atrair R$ 660 milhões em investimentos. Íntegra para associados.
BE News (p. 3 – Coluna Hub): Demurrage em debate
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados promove hoje uma audiência pública para discutir a cobrança do demurrage no transporte marítimo de cargas, em especial as conteinerizadas. Segundo a Antaq, 73% dos usuários da navegação de cabotagem relataram prejuízos com a cobrança de demurrage. Íntegra para associados.
Agência iNFRA: Auditoria do TCU sugere análise concorrencial sobre Tecon 10 e painel com stakeholders
O TCU começou a desenhar a forma como o projeto do Tecon Santos 10 vai tramitar dentro da corte, responsável por aprovar o empreendimento antes de o governo publicar o edital de leilão. A área técnica indicou que deve se debruçar na análise concorrencial do certame e ouvir os setores que têm interesse no projeto numa espécie de audiência pública que deverá ser realizada presencialmente em Brasília. O plano foi sugerido pela AudPortoFerrovia do tribunal e agora precisa ser chancelado pelo ministro relator, Antonio Anastasia. Os técnicos terão 75 dias para estudar o caso e apresentar suas considerações ao ministro, se toda a documentação estiver de acordo com as necessidades. Segundo a AudPortoFerrovia, o evento vai servir para o TCU colher subsídios “em tema de notória complexidade e que envolve interesses diversos”. Na mesma oportunidade será disponibilizado correio eletrônico ou outro meio para que eventuais interessados submetam ao tribunal suas contribuições. Íntegra para associados.
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