Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

22/08/2022

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Estadão On-line (Blog E-investidor), CNN Brasil e A Tribuna de Santos (p. b-5): BNDES marca data de audiência do leilão do Porto de Santos

O BNDES adiou de 22 de agosto para 6 de setembro a audiência pública para discutir a desestatização do Porto de Santos. A remarcação consta em aviso publicado no DOU da última sexta-feira (19). A audiência será virtual e terá início às 9h30. Os interessados em participar podem obter informações no site do BNDES (www.bndes.gov.br). No início do mês, o ministro Marcelo Sampaio afirmou que o governo enviará os estudos de privatização do Porto ainda em agosto ao TCU. Ele tem reiterado que o Governo pretende leiloar o ativo em dezembro. Contudo, a realização do leilão em 2022 é vista com cada vez mais desconfiança no setor. Para fazer o leilão em dezembro, a União espera que o TCU dê aval à desestatização até outubro. A Corte de Contas, contudo, pode levar mais tempo para analisar o projeto. Íntegra para associados: Estadão, CNN e A Tribuna.

Valor On-line: Congonhas: veja o que pode mudar com nova concessão do aeroporto

Com a nova concessão, o aeroporto de Congonhas deverá receber investimentos de R$ 3,35 bilhões nos próximos 30 anos. Deste valor, R$ 2,5 bilhões serão aplicados até 2027. Entre as principais intervenções previstas está a ampliação do terminal de passageiros, do edifício-garagem e a reformulação e ampliação do pátio de aeronaves. O aeroporto foi licitado em bloco com outros dez terminais, no Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Pará. O lote foi arrematado pela Aena que, apesar de ter sido a única interessada, ofereceu uma outorga inicial de R$ 2,45 bilhões para ficar com o contrato, 231% a maior do que mínimo previsto em edital.  Íntegra para associados.

Estadão On-line: Comissão do Senado aprova marco regulatório para exploração de energia em alto-mar

A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado aprovou na quarta passada (17) o projeto do marco regulatório para a exploração de energia — eólica, solar e das marés — em alto-mar no Brasil. O PL 576/2021 regulamenta a autorização para aproveitamento do potencial energético offshore. Agora deverá seguir para análise da Câmara dos Deputados, desde que não haja recurso para análise pelo Plenário. Íntegra para associados.

Valor On-line e Folha On-line (AFP): Greve no maior porto de contêineres da Grã-Bretanha aumenta caos industrial do Reino Unido

O primeiro dia de uma greve planejada no Porto de Felixstowe, o maior porto de contêineres da Grã-Bretanha, começou ontem (21), juntando-se a uma série de paralisações de trabalhadores do transporte que interromperam a atividade econômica em todo o país. O porto movimenta 4 milhões de contêineres por ano de 2 mil navios – quase metade do frete marítimo de entrada do país. Mais de 1,9 mil membros do sindicato Unite, incluindo operadores de guindastes e máquinas e estivadores, deixaram o emprego para exigir salários mais altos. Íntegra para associados: Valor e Folha.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (coluna De Popa a Proa – artigo do diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo): STS10, como é que está?

Que a manutenção do edital na forma como foi apresentado na consulta pública permitiria a participação de empresas dos grupos Maersk e MSC e que uma eventual vitória deles fatalmente quebraria os terminais independentes e alguns terminais retroportuários, ninguém mais tem dúvidas. A ABTRA, o Cade e a Seae chegaram a essa mesma conclusão. O Cade alertou para a Antaq que três opções seriam possíveis: limitar a participação das empresas vinculadas aos armadores Maersk e MSC; permitir a participação, mas fazer constar no edital a forma como a agência controlará a conduta de self preferencing (essa opção nos parece mais um desafio, pois as condutas já são praticadas desde 2014 e não são coibidas); e deixar as empresas dos armadores participarem, assumindo que efetivamente fecharão o mercado e que essa seria a nova política pública, pois eles transfeririam para a sociedade os ganhos de eficiência e reduziriam os custos da logística portuária (coisa difícil de acreditar no mundo empresarial, sem contar o impacto social causado pelo fechamento de diversas empresas estabelecidas na baixada santista). Já a Seae sugere que o leilão ocorra em três rodadas. Na primeira, somente participariam concorrentes sem nenhuma participação atual no Porto de Santos. Caso não houvesse proposta válida, haveria uma segunda rodada, com algumas restrições, e finalmente uma terceira, com participação aberta a todos, caso necessário. A Antaq agora produzirá uma nova versão do edital, que será encaminhado ao TCU antes do pregão. Sendo todos esses órgãos muito técnicos e ocupados por pessoas de extrema competência, temos a certeza de que as decisões serão tomadas considerando o que for melhor para o desenvolvimento do Porto de Santos, do seu entorno e do comércio exterior brasileiro. Íntegra para associados.

G1 Santos e Santa Portal: Força-tarefa apreende cocaína que estava em casco de navio no Porto de Santos

A droga teve de ser retirada por mergulhadores, já que estava em um compartimento da embarcação que fica abaixo da linha de flutuação. O navio continha farelo de soja, que seria enviado para a Amsterdã. O trabalho foi integrado pela RFB, PF, Comandos e Operações Especiais (COE) da PM e a Marinha do Brasil. Com a apreensão, a força-tarefa concluiu a nona ocorrência no mês de agosto. Íntegra para associados: G1 Santos e Santa Portal.

Editorial da Tribuna de Santos (p. a-2): A força dos cruzeiros

A temporada de cruzeiros 2022/2023, com a previsão de 360 mil passageiros circulando pelo Terminal Concais, no Porto de Santos, em pelo menos oito navios, é uma injeção de ânimo na economia da região. Depois das suspensões do setor durante a pandemia, o segmento já movimentou 8 milhões de cruzeiros no mundo. Trata-se de uma indústria da maior relevância para o Brasil e principalmente para a Baixada Santista, pois, além de movimentar as companhias do turismo e do receptivo, também gera negócios localmente para os profissionais de transporte, alimentação e até para a visitação de atrações locais, como o Museu do Café e as praias. Íntegra para associados.

iMirante: Portos do Itaqui e de Ponta da Madeira se destacam no 1º semestre

Em relação aos terminais públicos, o Porto do Itaqui movimentou 15,7 milhões de toneladas no primeiro semestre, incremento de 1,6%, ficando atrás somente de Santos, que cresceu 5,6% no período (62,6 milhões de toneladas).  Já em relação aos TUPs, o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira foi a instalação que mais movimentou em 2022, com 74,1 milhões de toneladas (- 10,8%).  Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Agência iNFRA: Ministro diz que prepara 73 ativos para serem leiloados em 2023 e 2024

O ministro Marcelo Sampaio afirmou, após o leilão da 7ª Rodada de Concessões Aeroportuárias, na última quinta (18), que o programa de concessões vai continuar, indicando que isso depende do vencedor do processo eleitoral deste ano. Entre os ativos para 2023 e 2024 não constam alguns que o próprio Sampaio garantiu que fará o leilão este ano, apesar de haver dúvidas no mercado de que será possível fazê-lo em 2022, dentre eles o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, dois lotes de rodovias do Paraná e a BR-381/MG, 13 arrendamentos portuários (entre eles, o STS-53 e o STS-10) e as desestatizações portuárias de Santos, Itajaí e São Sebastião. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos e Portos e Navios: Complexo portuário de Itajaí e Navegantes movimenta mais de 1,4 milhão de toneladas em julho

O Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes alcançou durante o mês de julho a movimentação de 1.531.491 toneladas em 83 escalas, totalizando a movimentação do semestre em 561 escalas com 9,8 milhões de toneladas. Com base no segmento de cargas contêinerizadas, em julho foram movimentados 130.285 TEU. De janeiro a julho foram movimentados 465.951 TEU. Os embarques somaram 53.228 TEU e os desembarques, 48.287 TEU. Íntegra para associados: Informativo dos Portos e Portos e Navios.

Portos e Navios: Stolthaven Terminals do Brasil inaugura primeira planta de nitrogênio em parceria com a White Martins

A Stolthaven abriu oficialmente sua própria planta de geração de nitrogênio no.Porto de Santos, a primeira a operar em um terminal portuário no Brasil e a primeira da empresa em nível global. A planta foi desenvolvida em parceria e será operada pela White Martins, representante da Linde, empresa de gases industriais e engenharia.  Íntegra para associados.

BE News (p. 5): Santos é sede de encontro sobre tecnologia para o setor portuário

Promovido pela SPA, o Inova Portos, realizado hoje e amanhã em Santos, incluirá a apresentação do case de sucesso de inovação em Furnas, a visão do TCU sobre inovação em empresas públicas, jornada digital com a tecnologia 5G e foco na produtividade da operação portuária, ações do MInfra no apoio às inovações portuárias, inovações nos portos de Itaqui e Santos, startups e inovações no Porto de Valência (Espanha). O diretor da Abtra, Angelino Caputo, falará sobre “Como construir uma comunidade portuária inovadora”, amanhã, às 15h45. O cronograma completo do evento, com transmissão pela Internet, está disponível em: https://inovaportos.portodesantos.com.br/.  Íntegra para associados.

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