Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

24/04/2024

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor Econômico (Financial Times): Distúrbios no Mar Vermelho lotam portos do Mediterrâneo

Os portos de contêineres em todo o Mar Mediterrâneo ocidental estão perto de sua capacidade máxima, o que aumenta o risco de custos de estocagem mais altos e de falta de componentes para varejistas e fabricantes europeus, no mais novo problema para as cadeias de fornecimento da região. Executivos do setor portuário disseram que precisam lidar com áreas de armazenagem superlotadas e demoras na atracação de navios, na sequência dos ataques houthis a embarcações no Mar Vermelho, e isso levou a uma explosão do tráfego nos portos de Algeciras, Barcelona e Tânger Med. A expectativa de muitos operadores de terminais é que os problemas não acabem enquanto os desvios de rotas dos serviços continuarem. Íntegra para associados.

Portal Terra: Automóveis encalham nos estacionamentos dos portos europeus

Fatores como corte dos subsídios para elétricos e aumento das importações fazem carros amargar longa estadia nos terminais marítimos até a compra. Na prática, o transporte marítimo de automóveis é um negócio pouco transparente, pois não há como determinar, à primeira vista, onde cada um foi fabricado, nem onde será vendido. Diversos fatores contribuem para o acúmulo de automóveis nos portos europeus. Um deles é o modelo de venda direta ao cliente, adotado por algumas marcas, em que o carro fica no porto até ser comprado. Íntegra para associados.

O Globo: Reforma Tributária será enviada hoje ao Congresso.

O governo já fechou os textos da regulamentação da Reforma Tributária e um dos projetos sobre o tema deve ser encaminhado hoje para a análise dos parlamentares. Ontem, a agenda do governo no Congresso avançou e a Câmara aprovou um projeto que restringe o alcance do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) e prevê o fim do benefício até 2026. Mais cedo, em café da manhã com jornalistas, Lula disse que a regulamentação da Reforma Tributária está fechada e sugeriu que os relatores do projeto de lei sejam os mesmos que trabalharam na análise da PEC — o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), na Câmara, e Eduardo Braga (MDB-AM), no Senado. Íntegra para associados.

Estadão On-line: Brasil volta ao ranking dos 25 países mais atrativos para o investimento estrangeiro; veja a posição

O Brasil voltou neste ano ao ranking global dos 25 países mais confiáveis para receber investimento estrangeiro, depois de ficar de fora da lista em 2023. O País agora ocupa a 19ª posição no Índice de Confiança para Investimento Direto Estrangeiro, elaborado anualmente pela consultoria Kearney. Quem lidera o ranking de 2024 são os EUA, pelo 12º ano consecutivo. A lista é definida com base nas respostas de executivos das 500 maiores empresas do mundo. Se considerado o ranking apenas dos mercados emergentes, o Brasil fica na 5ª posição em 2024, atrás de Índia, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e China. Íntegra para associados.

Valor Econômico e Estadão: País adota medidas contra aço importado

A Camex aprovou ontem duas medidas voltadas para as importações de 11 produtos de aço: criação de cotas e nova alíquota do imposto de importação. A alíquota, de 25%, só será aplicada sobre a quantia que superar em 30% a média do volume importado dos 11 produtos entre 2020 e 2022. Até ontem, a alíquota estava em 10,8% ou 12,6%, dependendo do produto. Segundo a pasta, as mudanças deverão entrar em vigor em aproximadamente 30 dias, já que precisarão ser analisadas pelos demais países do Mercosul. O processo envolve ainda ajustes junto à Receita Federal e a publicação de portaria regulamentando as cotas. Íntegra para associados: Valor Econômico e Estadão.

Imprensa regional:

Santa Portal: Porto de Santos movimenta 16 milhões de toneladas em março e bate novo recorde

O Porto de Santos movimentou em março 16 milhões de toneladas de mercadorias, registrando a melhor marca para esse período e ficando 5% acima do apurado no ano passado. Esse desempenho elevou em 15,9% o movimento acumulado no primeiro trimestre que soma 42,3 milhões de toneladas, também recorde para o período. Mais uma vez o açúcar destaca-se, com 1,9 milhão de toneladas (+95,6%) no mês e 6,1 milhões de toneladas no acumulado do ano (+97,8%); seguida pela carga conteinerizada que somou, em março, 454.645 TEU, mais 21,6%, e 1,2 milhão de TEU no acumulado do ano (+20,6%). Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (impresso, p. A-7): Condepasa aprova obras no Valongo

O Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos aprovou, ontem, em reunião extraordinária realizada na ACS, os projetos do Parque Valongo para ocupação da área dos armazéns portuários 1, 2 e 3 e Casa de Pedra 1. Os projetos da fase 2 serão doados pela Ecoporto e pela BTP, conforme os TRimmcs firmados com a Prefeitura de Santos. A BTP destinará, além do projeto, R$ 23,7 milhões para a revitalização da Casa de Pedra 1 e entorno. O Ecoporto Santos injetará R$ 5 milhões na construção de um playground e um píer de contemplação. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (impresso, p. A-8 – Estadão Conteúdo): Aberta consulta sobre IPTU em concessões

A AGU abriu, na segunda-feira (22), um edital para receber sugestões sobre como o IPTU deve incidir sobre imóveis da União em concessão pública. As contribuições deverão ser enviadas até 22 de maio pelo e-mail: escuta.sejan@agu.gov.br. Em 2022, a SNPTA elaborou nota técnica estimando que o setor portuário arcaria com impacto de R$ 351 milhões em um ano. Também é de se considerar que a cobrança do IPTU deva recair sobre a autoridade portuária, que repassará os custos para os arrendamentos via aumento de tarifa portuária, obrigando os arrendatários a majorar seus preços. A controvérsia também tramita no STF. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Informativo dos Portos: Antaq realiza audiência pública sobre a licitação definitiva de área no porto de Itajaí (SC)

A ANTAQ realizou ontem a Audiência Pública voltada ao recebimento de contribuições para o aprimoramento dos documentos relativos à licitação para a concessão no Porto de Itajaí. O edital prevê investimentos de R$ 2,8 bilhões ao longo de nove anos, a expansão do pátio do porto de forma compatível com a expansão da poligonal e ações voltadas para a redução de emissões de gases de efeito estufa. As contribuições podem ser dirigidas à ANTAQ até o dia 10 de maio. Íntegra para associados.

Portos e Navios e Jornal Portuário: Em reunião com presidente Lula, grupo MSC anuncia R$ 17 bi de investimentos

O Governo Federal e a TIL firmaram ontem um termo aditivo para estender o contrato de arrendamento no Porto de Santos no valor de R$ 4 bilhões. Há ainda a previsão de investimentos de R$ 3 bilhões em projetos para o aumento da profundidade do canal no Terminal da Portonave e outros R$ 10 bilhões em novos investimentos, totalizando R$ 17 bilhões em projetos no Brasil nos próximos anos. As melhorias em Santos incluem a aquisição de equipamentos, expansão e aprimoramento do pátio, automação, reorganização de portões e substituição de defensas, que deverão ser realizadas em até 72 meses após a assinatura do termo aditivo. Íntegra para associados: Portos e Navios e Jornal Portuário.

BE News (p. 4): Portos do RS movimentam mais de 9 milhões de toneladas no 1º trimestre

Mais de 9,43 milhões de toneladas de carga foram movimentadas pelos portos de Porto Alegre, Rio Grande e Pelotas. O complexo portuário de Porto Alegre viu um aumento de 33,17% na movimentação em relação ao mesmo período de 2023, atingindo mais de 258 mil toneladas de carga nos primeiros três meses de 2024. Já o Porto do Rio Grande consolidou sua posição como principal via de entrada para veículos importados no Rio Grande do Sul por via marítima, recebendo 643 automóveis, um aumento de 330% em relação ao mesmo período do ano anterior. O Porto de Pelotas movimentou 293.977 toneladas, com destaque para as toras de madeira, que totalizaram 243.601 toneladas. Íntegra para associados.

Portos e Navios (Agência Senado): Comissão de Infraestrutura volta a debater combustíveis do futuro nesta quinta

A Comissão de Infraestrutura da Câmara faz hoje a segunda audiência pública para debater o PL 528/2020, conhecido como projeto dos combustíveis do futuro, com enfoque no biogás. O texto prevê a criação dos programas nacionais de diesel verde, biometano e combustível sustentável para aviação, além do aumento da mistura de etanol e de biodiesel à gasolina e ao diesel. O projeto de lei, já aprovado na Câmara, é considerado uma das prioridades do Senado para o ano de 2024. Íntegra para associados.

BE News (p. 6): Aprofundamento do canal de Santos é visto como fundamental para maior eficiência

O último painel técnico da programação de 2024 do Santos Export discutiu o aprofundamento do canal aquaviário do Porto de Santos para a chegada de navios maiores e uma maior eficiência das operações portuárias. O presidente do Sopesp, Régis Prunzel, pontuou que o desafio da Autoridade Portuária é aprofundar o canal do porto para 17 metros. O diretor de Gestão e Modernização Portuária da SNPTA, Fábio Lavor, disse que o aprofundamento do canal irá acontecer no momento certo, mas chamou atenção para o aumento de custos. Lembrou que quanto mais profundo o canal, maior a taxa de segmentação e maior o custo de dragagem de manutenção. Íntegra para associados.

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