Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Isto é Dinheiro (Estadão Conteúdo), Agência Porto e A Tribuna de Santos: Três terminais do Porto de Paranaguá recebem de 5 a 6 propostas para leilão na 4ª-feira
Os leilões de três terminais do Porto de Paranaguá que serão disputados nesta quarta-feira, a partir das 10 horas, receberam de cinco a seis propostas, cada. O bloco em disputa é composto pelas áreas PAR14, PAR15 e PAR25. O PAR14 atraiu cinco propostas. O projeto prevê investimentos de R$ 529,2 milhões. Já o PAR15, com capacidade para movimentar 4 milhões de toneladas por ano, será disputado por seis grupos, o maior número de concorrentes para terminais portuários em leilões da B3. A área receberá investimentos de R$ 293,2 milhões. A disputa pelo PAR25 terá cinco concorrentes. O terminal receberá investimentos de R$ 565,1 milhões. Transmissão ao vivo: www.youtube.com/live/TnvQEhtxk30-. Íntegra para associados: Isto é Dinheiro (Estadão Conteúdo), Agência Porto e A Tribuna de Santos.
Portal Veja (Blog Radar Econômico): Porto de São Sebastião prepara início de obras de dragagem
O Porto de São Sebastião se prepara para uma das intervenções mais relevantes da sua história recente: a dragagem de manutenção do seu principal berço de atracação. O investimento é de R$ 7,7 milhões. A última intervenção ocorreu em 2022. A obra tem como objetivo remover sedimentos acumulados no fundo da bacia de manobra e do berço 101, restabelecendo a profundidade mínima de 10 metros e garantindo maior segurança às operações. A estimativa é que a dragagem tenha início em junho deste ano. Íntegra para associados.
Folha e CNN Brasil: Governo assina contratos de concessão de 1.231 km de rodovias do Paraná
O governo assinou ontem os contratos de concessão dos lotes 3 e 6 de rodovias do Paraná. Participaram do evento o ministro Renan Filho e o governador do Paraná, Ratinho Júnior, além de outras autoridades e representantes das empresas Motiva, nova marca da CCR, e a EPR. As duas concessões somam 1.231 km de rodovias federais e estaduais. Com vigência de 30 anos, os contratos preveem investimentos de R$ 16 bilhões pela Motiva, que cuidará do lote 3, enquanto o contrato com a EPR vai aplicar R$ 20 bilhões no lote 6. Os recursos serão direcionados para melhorias e manutenção das estradas. Íntegra para associados: Folha e CNN Brasil.
Valor Econômico: Economia dos EUA pode sofrer choque de oferta com as tarifas de Trump
A investida tarifária do presidente Trump vem agitando Washington e Wall Street há quase um mês. Se a guerra comercial persistir, a próxima onda de turbulência será dentro dos EUA. Desde que os EUA elevaram as tarifas sobre os produtos chineses para 145% no começo de abril, os embarques de carga despencaram, talvez em até 60%, segundo uma estimativa. Essa redução drástica dos bens vindos de um dos maiores parceiros comerciais dos EUA ainda não foi sentida pela maioria dos americanos, mas isso está prestes a mudar. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
Portal Diarinho: Após denúncia da JBS Terminais, Antaq suspende tratativas para operação de carga a granel no porto
A Antaq determinou, em caráter cautelar e com efeito imediato, às 17h de ontem, a suspensão de qualquer autorização ou tratativa para a movimentação de cargas a granel no Porto de Itajaí. A decisão foi publicada no DOU de hoje. A medida do diretor-geral da Antaq, Caio Faria, atende denúncia apresentada pela JBS Terminais e deve ser cumprida pela APS, atualmente responsável pela administração do porto, desde que o Convênio de Descentralização nº 02/2024 entrou em vigor. O teor da denúncia não foi informado. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Cabotagem é destaque de evento no Grupo Tribuna
A publicação do decreto presidencial regulamentando pontos do Programa BR do Mar representará um marco para o setor portuário. Essa é a opinião do advogado especialista em Direito Marítimo Pedro Calmon Neto, da PCFA Advogados. A expectativa é de que o presidente Lula faça a regulamentação no mês que vem. Ele será um dos debatedores do Summit Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro, que acontece hoje, a partir das 13h45, no Grupo Tribuna. A cabotagem será tema central do evento. Íntegra para associados.
Boqnews: Evento do Cenep une pesquisa acadêmica e atividade portuária em Santos
A Fundação CENEP, com o apoio da APS, promove o I SENAPORT – Seminário Nacional de Pesquisa Aplicada ao Setor Portuário. O evento ocorrerá no dia 9 de maio, a partir das 9h, na sede da CENEP, em Santos. O seminário tem como principal objetivo fomentar a produção científica, além de promover o intercâmbio de informações e fortalecer a pesquisa aplicada como ferramenta estratégica para o desenvolvimento dos portos brasileiros. Inscrições em: https://www.even3.com.br/i-senaport-550882/. Íntegra para associados.
G1 (SC): Três contêineres caem de navio atracado no Porto de Itajaí e vão parar no rio; VÍDEO
Três contêineres caíram de cima de um navio e foram parar no Rio Itajaí-Açu, ontem, em Itajaí. As caixas de metal estavam dentro da embarcação atracada no terminal arrendado do local. Ninguém se feriu. Em nota, a superintendência do porto afirmou que o incidente foi provocado por um problema técnico durante a operação das estruturas. Conforme a entidade, os contêineres metálicos estavam vazios. Hoje eles já haviam sido resgatados. Íntegra para associados.
Tribuna do Norte: Porto inicia dragagem emergencial para garantir escoamento de frutas
O Porto de Natal recebeu ontem a draga Ortelius, que realizará os serviços de remoção de um banco de areia no acesso ao terminal marítimo que foi responsável pelo encalhe de um navio mercante em 2023. A intervenção é executada pela empresa Jan De Nul, contratada emergencialmente com dispensa de licitação, a um custo de R$ 6,4 milhões. O objetivo é retirar 700 mil m³ de material assoreador. O serviço deve começar hoje, após vistoria da Capitania dos Portos no equipamento e durar até cinco dias. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Informativo dos Portos e Portos e Navios: Leilão do terminal portuário vai trazer mais competitividade ao Porto do Rio de Janeiro, um dos mais antigos e estratégicos do país
O Porto do Rio de Janeiro participará amanhã do leilão do terminal RDJ11, na sede da B3, em São Paulo. Parte da primeira rodada de arrendamentos de 2025 promovida pelo MPor em parceria com a Antaq, a licitação integra um pacote que deve atrair R$ 850 milhões em investimentos privados nos estados do PR, RS e RJ. O terminal RDJ11 será destinado à movimentação e armazenagem de granéis sólidos e carga geral. Estão previstos R$ 6,80 milhões em investimentos diretos, em contrato de concessão de 10 anos. O julgamento será pelo critério de maior valor de outorga. Íntegra para associados: Informativo dos Portos e Portos e Navios.
Portos e Navios: Antaq aprova plano de ações regulatórias para práticas ESG
A diretoria da Antaq aprovou, na última semana, o plano de ação para aperfeiçoamento dos instrumentos regulatórios de ESG na esfera da autarquia, conforme proposto pela Superintendência de ESG e Inovação. A SESGI apontou a necessidade de atuação entre as áreas técnicas para cumprimento das recomendações presentes em acórdãos firmados em 2023. A matéria foi apreciada na 585ª reunião ordinária da diretoria, que ocorreu entre os dias 22 e 24 de abril, de forma virtual. O acórdão deve ser publicado nos próximos dias. Íntegra para associados.
Mundo Logística: Nova operação da Cargill e Brado movimenta insumos agrícolas em contêineres de retorno
A Cargill, em parceria com a Brado Logística, iniciou uma nova operação para otimizar a logística de insumos agrícolas no Brasil. A iniciativa aproveita as embarcações utilizadas na exportação de algodão para trazer defensivos agrícolas, combinando o transporte ferroviário do Porto de Santos até o Mato Grosso. Realizada pela primeira vez em março, a operação visa reduzir frete, emissões e custos para produtores, utilizando a estrutura ferroviária. A chegada dos primeiros carregamentos ao Porto de Santos marcou o início da operação, que prevê o aumento gradual do volume de contêineres desembarcados semanalmente. Íntegra para associados.
Portal BE News: BR do Mar terá incentivo a embarcações sustentáveis, diz secretário de Hidrovias
O programa BR do Mar incluirá incentivos para embarcações sustentáveis, com o objetivo de reduzir os impactos ambientais no transporte aquaviário no Brasil. O anúncio foi feito ontem pelo secretário nacional de Hidrovias do MPor, Dino Antunes, no primeiro dia do Sul Export. De acordo com Dino, a pasta está nas tratativas finais para que o texto que regulamenta a iniciativa seja publicado. “Estávamos construindo a minuta do decreto, agora falta só assinatura mesmo”, disse. O programa é aguardado pelo setor de logística e infraestrutura há mais de 2 anos. Íntegra para associados.
Portal BE News e Jornal da Orla (p. 8): Presidente da ABTP acredita que marco legal será aprovado em 2025
O primeiro painel do InfraJur, que faz parte do Fórum Sul Export 2025, realizado ontem, em Porto Alegre, discutiu as possibilidades de transformação e crescimento que podem surgir com a aprovação do novo marco legal portuário. O Projeto de Lei 733/25 regula a exploração dos portos, as atividades de operação portuária e o trabalho portuário, e é de autoria do Deputado Federal Leor Lomanto Júnior. Para o presidente da ABTP, Jesualdo Silva, há possibilidade da aprovação do PL ainda neste ano. Além dele, o debate teve a participação do presidente do IBL, Ricardo Molitzas, do presidente do Conselho da SCPar, Marcelo Werner Salles, da presidente do Conselho da Portos RS, Jacqueline Wendpap, e do advogado e membro da Ceportos, James Winter. A moderação ficou por conta do diretor-geral da Rede BE News, Leopoldo Figueiredo. Íntegra para associados: Portal BE News e Jornal da Orla (p. 8).
Agência iNFRA: Emendas de teor trabalhista pautam discussão do projeto de revisão de Lei dos Portos
O PL 733/2025, que propõe alterações na Lei 12.815/2013, recebeu 491 emendas na Comissão de Trabalho, na Câmara dos Deputados. Essas propostas devem pautar o tom das discussões no colegiado. A maior parte das sugestões trata de direitos trabalhistas dos portuários, um dos focos de debate entre os setores interessados na matéria e o que tem gerado mais confronto. O período de propostas foi encerrado na última sexta-feira. O PL 733/2025 foi protocolado pelo deputado Leur Lomanto Júnior em fevereiro. Apesar de estar sob relatoria do deputado Léo Prates, o destino do PL 733/2025 ainda é incerto. O setor patronal deseja a criação de uma comissão especial para a discussão, enquanto o setor dos trabalhadores pede que a matéria seja tramitada nas comissões temáticas da Câmara dos Deputados. Íntegra para associados.
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