Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

30/04/2025

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor Econômico, Isto é Dinheiro, Jornal do Comércio (RS) e Portos e Navios: Leilões de portos e rodovia devem gerar R$ 7,3 bi de investimentos nesta quarta

Apesar das turbulências globais e das altas taxas de juros no país, o setor de infraestrutura deverá ter hoje uma sequência de leilões de novos contratos bilionários, que deverão atrair forte competição do setor privado. Deverão ser licitados quatro terminais portuários, em Paranaguá (PAR14, PAR 15 e PAR25 – todos destinados à movimentação de grãos) e no Rio de Janeiro (RDJ11 – destinado a movimentação de carga geral e granéis sólidos), além de uma concessão rodoviária federal, entre o Rio e Minas Gerais. No total, os novos projetos deverão gerar investimentos de R$ 7,3 bilhões. As concorrências serão realizadas na sede da B3, em São Paulo. Inicialmente estava previsto o leilão também de um terminal de granéis sólidos e carga geral em Porto Alegre, o POA26, porém como não foram apresentadas propostas de interessados, a área acabou ficando de fora da disputa. Íntegra para associados: Valor Econômico, Isto é Dinheiro, Jornal do Comércio (RS) e Portos e Navios.

O Globo: BR-040, ligação entre Rio e Minas, vai a leilão na B3 com investimentos previstos de R$ 5 bilhões

Um dos mais importantes corredores logísticos do país para escoamento de bens e serviços entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais, a BR-040/MG/RJ será concedida a um novo operador privado em leilão que acontece hoje na B3. A concessão, de 30 anos, vai requerer investimentos de R$ 5 bilhões, segundo o Ministério dos Transportes, além de mais R$ 3 bilhões em custos operacionais. Três grupos apresentaram propostas. O ministério estabeleceu como critério para escolher o vencedor a empresa que oferecer o maior desconto sobre a tarifa de pedágio. Caso o deságio supere o percentual de 18%, a empresa terá que pagar um aporte adicional, cujo valor aumenta conforme o desconto proposto. A rodovia é administrada atualmente pela Concer, da Triunfo. Íntegra para associados.

Portal Exame: Concessionárias investirão R$ 40 bi de rodovias a hidrovias até 2029, diz CEO da MoveInfra

As concessionárias associadas à MoveInfra, movimento que reúne seis grandes grupos de infraestrutura no Brasil, têm um capital de investimento (CAPEX) de R$ 40 bilhões em projetos de rodovias, ferrovias, hidrovias e portos já contratado para os próximos cinco anos. De acordo com Ronei Glanzmann, CEO da MoveInfra, considerando uma janela de dez anos, o montante poderá se aproximar de R$ 80 bilhões. Entre os projetos destacados estão a construção da nova descida da Serra dos Imigrantes, pela EcoRodovias, que terá 21 km – 17 deles em túneis – e deve abrigar o maior túnel rodoviário do Brasil. A obra é estratégica para melhorar o escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste rumo ao Porto de Santos. Íntegra para associados.

Valor On-line (Reuters): China inicia rota marítima entre Guangzhou e novo porto no Peru

O porto de Guangzhou, na China, o maior centro de transporte marítimo do sul do país, abriu ontem uma rota direta para o porto de Chancay, no Peru, informou a emissora estatal CCTV. A nova rota foi planejada com a intenção de diminuir os custos de logística e fortalecer o comércio com a América Latina. A rota acelerará a conexão entre o Porto de Guangzhou e portos latino-americanos, como o Porto de Manzanillo, no México, e o Porto de San Antonio, no Chile. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

Portal Diarinho: JBS denunciou que Porto de Santos está querendo liberar fertilizantes no Porto de Itajaí

Foi publicada ontem a deliberação da Antaq que barrou qualquer autorização ou tratativa da APS para viabilizar a exploração de cargas a granel no Porto de Itajaí. A decisão atende denúncia feita pela JBS Terminais, arrendatária do terminal de contêineres, contra a autoridade portuária do Porto de Itajaí. Conforme o processo na Antaq, a denúncia da JBS foi protocolada no dia 26, com pedido de medida cautelar contra a autorização de movimentação de cargas a granel no Porto de Itajaí. Na petição, a empresa alegou que há tratativas da APS envolvendo a possível movimentação de fertilizantes a granel nas instalações públicas do porto, que supostamente envolveria o operador portuário ZPort Itajaí. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (impresso, p. 16): Avanço da cabotagem pode reequilibrar logística nacional

O avanço do transporte de carga por cabotagem no Brasil, incentivado pelo Programa BR do Mar, é fundamental para reequilibrar a matriz logística nacional, reduzindo a sobrecarga nas rodovias e promovendo um modal mais sustentável. Essa foi a conclusão dos participantes do primeiro painel do Summit Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro, realizado ontem, pelo Grupo Tribuna, em Santos. O tema foi Navegação e o Afretamento Marítimo das Embarcações Estrangeiras. Os debatedores deixaram claro, porém, que expansão da cabotagem enfrenta desafios estruturais, como a escassez de embarcações brasileiras, gargalos na indústria naval, dificuldade de afretamento de navios estrangeiros e carência de mão de obra qualificada. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (impresso, p. 17): Regulamentação deve sair em maio

Aguardada há três anos, a regulamentação do Programa BR do Mar, está a poucas semanas de ser assinada pelo presidente Lula. No Summit Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro, ontem, a secretária-executiva do MPor, Mariana Pescatori, disse que a expectativa é de que seja no Porto de Suape, no próximo dia 20 de maio. “O BR do Mar já teve grandes benefícios, como ampliar a participação da cabotagem, trazendo maior concorrência. Só no ano passado, a gente teve uma ampliação de contêineres de 25%. Mas uma parte da lei ainda depende de decreto, que á parte de afretamento de embarcações estrangeiras”, afirma Mariana. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (impresso, p. 19), Informativo dos Portos e A Tribuna de Santos: Mulheres são 17,8% no setor portuário

Apesar dos avanços conquistados nos últimos anos, a participação feminina no setor portuário brasileiro ainda é marcada por desigualdades significativas. É o que revela a 2ª Pesquisa sobre Equidade de Gênero no Setor Aquaviário, divulgada ontem pela Antaq no evento Women on Board, realizado na sede do Grupo Tribuna, no lançamento do projeto Mulheres a Bordo. No estudo que traçou um panorama atualizado da presença feminina no setor, as mulheres representam 17,8% da força de trabalho nos portos brasileiros, um crescimento modesto de 0,5 ponto percentual em relação à pesquisa anterior, de 2022. O dado confirma a tendência de aumento gradual, mas também evidencia o quanto a participação da mão de obra feminina ainda é minoritária em um ambiente historicamente dominado por homens. Íntegra para associados: A Tribuna de Santos (impresso, p. 19), Informativo dos Portos e A Tribuna de Santos.

Diário do Rio: Acordo entre PortosRio e portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra mira transição energética

A PortosRio firmou, em 23 de abril, um protocolo de intenções com a Administração do Porto de Lisboa (APL) e a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), durante evento realizado em São Paulo. A parceria visa impulsionar a cooperação técnica, científica e comercial entre as autoridades portuárias, com foco em inovação, transição energética e desenvolvimento sustentável no setor marítimo. O acordo estabelece bases para o intercâmbio de informações, conhecimentos técnicos e melhores práticas nas áreas de gestão portuária, logística, tecnologias verdes e capacitação de profissionais. Também prevê o desenvolvimento conjunto de projetos estratégicos que valorizem a economia azul e ampliem o comércio marítimo entre Brasil e Portugal. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Portos e Navios: Análise de contribuições ao leilão do Tecon Santos 10 entra em fase final

O MPor informou ontem à Portos e Navios que a Antaq está finalizando a análise das contribuições recebidas durante a audiência pública sobre o arrendamento do terminal Tecon Santos 10. Depois dessa etapa, os documentos seguirão para a diretoria colegiada da agência e, na sequência, serão encaminhados ao TCU para a análise antes do edital ser liberado. A expectativa do governo é que o projeto seja licitado até o final de 2025. Procurada pela reportagem, a Antaq confirmou que a análise das 513 contribuições está em fase final, antes do encaminhamento ao TCU, mas não deu nenhuma previsão de data. Íntegra para associados.

Portal BE News: Secretário prevê leilão da hidrovia Brasil-Uruguai para 2026

O secretário nacional de Hidrovias, Dino Batista, acredita que o leilão para conceder a hidrovia Brasil-Uruguai será em 2026. Atualmente, o projeto está na etapa de tomada de subsídios, aberta pelo Governo Federal no mês de fevereiro para aprimorar a modelagem. Ele falou sobre o ativo durante sua participação no Fórum Sul Export, ontem, em Porto Alegre. O secretário explicou que o processo de concessão da hidrovia vai avançar paralelo à licitação de contratação da dragagem do canal de navegação – projeto que está sendo coordenado pelo Dnit. Íntegra para associados.

Portal BE News: Governo anuncia Plano de Dragagem como parte das ações da COP 30

O Governo Federal pretende integrar um Plano Hidroviário de Dragagem (PHD) às iniciativas a serem apresentadas na COP 30, que ocorrerá em novembro, em Belém. A informação foi repassada ontem por Eliezé Bulhões de Carvalho, diretor do Departamento de Gestão Hidroviária do MPor, durante o Fórum Sul Export. O PHD visa integrar as hidrovias ao Plano Clima, que estabelece as ações de enfrentamento às mudanças climáticas no Brasil até 2035. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos: Aprovação de licitação do Canal de Acesso atrai investidores belgas ao Porto de Paranaguá

Uma comitiva belga visitou a Portos do Paraná, nesta semana, interessada em disputar a concessão do canal de acesso à baía de Paranaguá. O projeto, inédito no país, recebeu a aprovação do TCU na última semana. Cônsules belgas e representantes de empresas de investimento e de dragagem foram recepcionados pelos diretores e secretário-geral da Portos do Paraná. Atualmente, os portos paranaenses possuem um grande fluxo de exportação de produtos para os portos belgas, principalmente para o Porto de Antuérpia-Bruges. Íntegra para associados.

Transporte Moderno: Porto Itapoá reduz consumo de 1,18 milhão de litros de combustível

Em 2024, o Porto Itapoá evitou o consumo de mais de 1,18 milhão de litros de combustível fóssil, o que representa a mitigação de cerca de 4 mil toneladas de gases de efeito estufa. O desempenho é resultado de uma estratégia de longo prazo baseada em tecnologia e eficiência operacional. Mais de R$ 160 milhões foram investidos nos últimos dois anos para modernizar a frota de equipamentos, com foco na redução do impacto ambiental e na ampliação da produtividade. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Cabotagem e feeder crescem no 1º trimestre

A Abac registrou uma movimentação de 435 mil TEUs no primeiro trimestre de 2025, resultado 24% superior aos 350 mil TEUs apurados no mesmo período de 2024. Os dados levam em conta as operações de cargas conteinerizadas dentre as associadas Abac, considerando as operações domésticas, as operações feeder e o trade Mercosul. Do total apurado de janeiro a março deste ano, 220 mil TEUs correspondem ao segmento feeder, 192 mil TEUs à cabotagem doméstica e 23 mil TEUs ao trade Mercosul. O destaque foi o feeder, que cresceu 43% em relação ao primeiro trimestre do ano passado, ao passo que o segmento doméstico avançou 6% na mesma base de comparação. Íntegra para associados.

Comex do Brasil: ABOL: aprovação em Comissão da Câmara do PL que regulamenta atividades dos operadores logísticos é “avanço decisivo”

O PL 3757/2020, que visa a regulamentação da atividade dos Operadores Logísticos no Brasil, foi aprovado ontem pela Comissão de Indústria, Comércio e Serviços (CICS), da Câmara dos Deputados, e agora segue para análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC), antes de ser encaminhado ao Senado Federal. Principal pleito da ABOL, o projeto foi apresentado inicialmente em julho de 2020, aprovado pela Comissão de Viação e Transportes (CVT) em novembro de 2022 e pela Comissão de Desenvolvimento Econômico (CDE) no ano seguinte. A tramitação avança com apoio da entidade, que defende a urgência de um marco legal claro e moderno para os Operadores Logísticos, fundamentais para a cadeia produtiva e o desenvolvimento econômico. Íntegra para associados.

Portal MPor: Com foco na inovação e no desenvolvimento logístico, Salvador recebe a segunda edição das Caravanas da Inovação Portuária

Inovar para desenvolver e impulsionar as conquistas dos portos brasileiros. Com esse propósito, o MPor promoverá, nos dias 7 e 8 de maio, em Salvador, a segunda edição das Caravanas da Inovação Portuária. A iniciativa itinerante visa fortalecer e difundir a cultura da inovação no setor portuário nacional, inspirando-se no modelo das Caravanas Federativas, criadas pelo Governo Federal para estreitar a cooperação entre União, estados e municípios. Estão previstas as participações da secretária-executiva do MPor, Mariana Pescatori, do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin e demais autoridades e especialistas do setor. Íntegra para associados.

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