Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

30/05/2025

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Agência Brasil, Valor Econômico, A Tribuna de Santos (impresso, p. 10), Portal BE News, Informativo dos Portos, Agência Porto, Modais em Foco e Agência iNFRA: Porto de Itajaí deve virar doca independente do Porto de Santos

O governo federal prepara uma medida provisória para tornar o Porto de Itajaí uma doca independente do Porto de Santos. Desde janeiro, o terminal está sob gestão do Executivo e é gerido pela APS. A informação foi dada ontem pelo ministro Silvio Costa Filho durante a cerimônia de retomada simbólica das operações do Porto de Itajaí, com a presença do presidente Lula. O ministro também anunciou investimentos da ordem de R$ 844 milhões para modernização, melhorias na segurança, eficiência logística e ampliação da capacidade portuária. Íntegra para associados: Agência Brasil, Valor Econômico, A Tribuna de Santos (impresso, p. 10), Portal BE News, Informativo dos Portos, Agência Porto, Modais em Foco e Agência iNFRA.

CNN Brasil: JBS Terminais injeta R$ 130 mi no Porto de Itajaí e projeta novos aportes

A JBS Terminais já investiu R$ 130 milhões durante os sete meses que está à frente da operação do Porto de Itajaí, em Santa Catarina, anunciou ontem a companhia. Para o futuro, o braço logístico da JBS projeta ainda um novo ciclo de investimentos da ordem de R$ 90 milhões, focado em modernização e sustentabilidade. O investimento já feito permitiu à JBS Terminais alcançar uma movimentação média mensal de 20 mil TEUs, totalizando 143.230 TEUs no período. Íntegra para associados.

Portal Veja (Blog Radar Econômico): Movecta colhe os louros após investimento milionário em terminais

A Movecta está implementando melhorias operacionais em seus terminais alfandegados, localizados em Santos e Guarujá, Suape e Itajaí. Parte dessas medidas já foram realizadas, como adequação de pisos para aumento de capacidade, a verticalização dos armazéns e constantes processos de inovação e de transformação digital. A companhia estima que essas mudanças devam aumentar a produtividade em 10% e reduzir os custos em 5% até o final do ano. Íntegra para associados.

Valor On-line: Transpetro entra em transporte fluvial de combustíveis e prevê comprar 44 embarcações

A Transpetro vai ingressar no segmento de transporte fluvial de combustíveis. A empresa pretende licitar, até o fim de 2026, um total de 44 embarcações para o transporte de petróleo, derivados e biocombustíveis. Para isso, lançará, nos próximos dias, um edital para a compra das primeiras nove embarcações para a operação. Braço de logística da Petrobras, a Transpetro tem meta de alcançar 50% de participação do mercado de transporte de combustíveis pela navegação fluvial. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos: Pioneirismo e avanço ambiental consolidam Porto de Oakland como referência

O terceiro dia da Missão Internacional Porto & Mar 2025, promovida pelo Grupo Tribuna nos EUA, foi marcado pela ida da comitiva brasileira à região da Baía de São Francisco, na Califórnia, para uma série de visitas. O roteiro começou pelo Porto de Oakland, um dos principais hubs logísticos da costa oeste dos EUA. Em seguida, a delegação brasileira teve contato com diferentes representantes de players que atuam nos portos dos EUA. Eles explicaram e ofereceram serviços de otimização logística, tecnologia aplicada a terminais e combate ao tráfico internacional de drogas, entre outros pontos. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Em foco, o motor logístico da Baía de São Francisco

Enquanto São Francisco brilha sob os holofotes do turismo e o Vale do Silício comanda a inovação tecnológica global, Oakland assume um papel essencial nos bastidores: é o motor logístico da Baía de São Francisco e um dos principais centros de transporte e comércio da costa oeste dos Estados Unidos. Oakland é a terceira maior cidade da região norte da Califórnia e desempenha papel vital na economia local. Ontem, ela foi visitada pela Missão Internacional Porto & Mar 2025. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: San Jose e Vale do Silício: Coração da inovação global na Califórnia

Se o mundo da tecnologia tem um epicentro, ele certamente está no Vale do Silício e uma de suas capitais não oficiais é San Jose. A cidade é a terceira mais populosa da Califórnia e a maior do norte do estado, superando até mesmo São Francisco em números absolutos. Mas o que realmente a diferencia é sua vocação para a inovação. Este é o roteiro de hoje da Missão Internacional Porto & Mar 2025, liderada pelo Grupo Tribuna e que chega ao quarto e último dia de agenda técnica nos EUA com a promessa de uma imersão no que há de mais avançado em tecnologia. Íntegra para associados.

Jornal da Orla (p. 10): Integridade empresarial será tema de apresentação da CGU promovida pela APS

A APS realiza hoje uma apresentação online com a participação da coordenadora-geral de Promoção de Integridade Privada da CGU, Monique Cerqueira Zuidema. A ação faz parte do projeto Integra APS, que consiste na realização de palestras mensais inseridas no contexto do Programa de Integridade da empresa. Monique Zuidema falará sobre o Pacto Brasil pela Integridade Empresarial. Além disso, a representante abordará a importância da cultura de integridade dentro de uma empresa. O evento começa às 14h30 e terá transmissão pelo canal do YouTube da APS. Íntegra para associados.

Tribuna de Itapoá: Porto Itapoá atinge marca histórica de 10 milhões de contêineres e consolida liderança no Sul

O Porto Itapoá movimentou 10 milhões de TEUs movimentados desde o início de suas operações em 2011. Em 2014, atingiu 1 milhão de TEUs acumulados; em 2016, 2 milhões; e em 2017, ultrapassou 3 milhões. Em 2023, o terminal movimentou 1 milhão de TEUs em um único ano. Entre 2015 e 2025, o perfil das operações mudou: as exportações representavam 64% da movimentação e passaram a 41%, enquanto as importações aumentaram de 36% para 59%. Íntegra para associados.

Folha do Litoral: Vice-cônsul dos EUA em São Paulo visita o Porto de Paranaguá

A Portos do Paraná recebeu ontem a vice-cônsul dos EUA no Brasil, com atuação na unidade consular de São Paulo, Leslie Walczak. O objetivo foi conhecer de perto o Porto de Paranaguá, com vistas a estreitar ainda mais as relações com o governo de Washington e prospectar oportunidades de negócios com empresas norte-americanas que atuam no setor. Além de percorrer a faixa portuária, a representante do consulado também recebeu um panorama dos investimentos e projetos atuais e futuros da empresa pública portuária. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Agência iNFRA: TCU já alertou ANTAQ que restringir players em leilão portuário depende de análise do Cade

O TCU fez um alerta recente à ANTAQ de que o órgão não pode criar uma restrição concorrencial em leilões de terminais portuários sem antes consultar o Cade, instituição antitruste responsável por zelar pelo ambiente competitivo no país. O entendimento da corte, que agora pode ser revisitado nas discussões sobre o Tecon Santos 10, foi aprovado no plenário do TCU em setembro do ano passado durante a análise do ITG02. Na ocasião, o ministro relator, Walton Alencar, argumentou que o impedimento à participação de grupos econômicos em qualquer certame é uma medida “excepcionalíssima” e que, portanto, precisa ser “exaustivamente justificada”, com o auxílio do Cade. O tema vai voltar à tona no TCU porque o MPor enviou na quarta-feira passada ao tribunal a proposta de licitação do Tecon 10. Íntegra para associados.

Portos e Navios, CNN Brasil e A Tribuna de Santos (impresso, p. 10): ATP critica restrição e defende livre concorrência no leilão do Tecon Santos 10

A ATP criticou as regras do edital do Tecon Santos 10 que restringem a participação de operadores de contêineres já instalados no complexo santista na primeira das duas etapas da licitação. Para a ATP, restringir previamente a participação de operadores não pode ser regra, exceto se estiver lastreada em evidências concretas, análises de impacto e justificativas técnicas robustas. A associação defendeu leilões abertos como política de Estado e alertou para o risco de essa regra se transformar em uma barreira indevida à livre iniciativa, à inovação e à própria modernização setorial. Íntegra para associados: Portos e Navios, CNN Brasil e A Tribuna de Santos (impresso, p. 10).

Portos e Navios: TIL espera que TCU reveja regras de participação no leilão do novo Tecon de Santos

A TIL espera que o TCU reveja as regras que impedem a participação de empresas que já operam ou têm participação em terminais de contêineres no leilão do Tecon Santos 10. O diretor de investimentos da TiL, Patrício Junior, disse que a possibilidade de ajuizar está sendo analisada internamente, mas pode não ser a melhor opção porque implica em adiar um projeto que já está atrasado, há pelo menos quatro anos, ampliando a carência de infraestrutura e de capacidade de movimentação no principal porto do país. Íntegra para associados.

BE News (p. 7): Setor portuário critica projeto Parque do Porto no Rio de Janeiro

O projeto Parque do Porto, apresentado pela prefeitura do Rio de Janeiro em maio de 2024, continua gerando discussões. Representantes do setor afirmam que o futuro empreendimento pode travar o desenvolvimento das atividades portuárias na região. A ideia é construir um parque flutuante usando a área do Cais da Gamboa, que se estende da Praça Mauá até o Canal do Mangue. O empreendimento prevê a utilização de áreas referentes aos armazéns 1 ao 8, o que levaria ao encerramento das operações portuárias no local. Íntegra para associados.

Agência Porto: Comissão aprova mudança em lei para restabelecer competência decisória dos conselhos de autoridade portuária

A Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou projeto que restabelece a competência deliberativa dos CAPs, que foi revogada pela atual Lei dos Portos, de 2013, quando se tornou instância apenas consultiva. O relator, deputado Luiz Gastão, defendeu a aprovação do PL 3564/19, da deputada Rosana Valle, e dos projetos apensados (PLs 1064/21 e 1455/23), na forma de um novo texto. Gastão explicou que a retirada do poder deliberativo dos CAPs fez com que as decisões ficassem centralizadas no MPor, em Brasília, com prejuízo para a atividade. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Nova Lei do Mar pode transformar Brasil em potência exportadora sustentável, diz especialista

Aprovada recentemente pela Câmara dos Deputados, a nova Lei do Mar – que institui a Política Nacional para a Gestão Integrada, a Conservação e o Uso Sustentável do Sistema Costeiro-Marinho (PNGCMar) – promete redesenhar o papel do Brasil no comércio exterior. A legislação traz mais previsibilidade jurídica para atividades econômicas no litoral e no mar, fortalece a governança ambiental e pode aumentar a competitividade brasileira nas exportações, especialmente aquelas que dependem da infraestrutura portuária e do transporte marítimo, segundo especialistas. A lei chega em um momento estratégico, diante das pressões por sustentabilidade, da busca global por energias renováveis e da crescente disputa geopolítica por espaços oceânicos. Íntegra para associados.

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