Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Portal Exame: Porto de Santos quer focar na operação e estuda PPP para serviços administrativos
A APS estuda um novo modelo de PPP para delegar os serviços administrativos do porto de Santos ao setor privado. De acordo com o seu presidente, Anderson Pomini, o objetivo da concessão é permitir que a gestão portuária se concentre integralmente na operação e desenvolvimento logístico do complexo portuário. A medida, ainda em fase inicial de estudos, prevê que atividades como gestão, manutenção, infraestrutura e obras possam ser concedidas à iniciativa privada. Atualmente, o Porto de Santos administra diretamente as vias perimetrais, incluindo asfaltamento, iluminação, semáforos e zeladoria geral. Íntegra para associados.
Portal Exame: Investimento no Porto de Santos chega a R$ 22 bi e promete modernização e integração com a cidade
O plano de investimentos para o Porto de Santos mais do que dobrou em um ano, de acordo com Anderson Pomini, presidente da APS. Ele afirmou que o total de investimentos alcança agora R$ 22 bilhões, combinando recursos públicos e privados. “São R$ 12 bilhões de investimentos públicos, o maior investimento da história do Porto de Santos numa janela de quatro a cinco anos. E R$ 10 bilhões da iniciativa privada”, detalhou sobre ampliação do plano que buscar modernizar a infraestrutura do porto e fortalecer sua integração com a cidade. Íntegra para associados.
Época Negócios: VLI reduz em 50 horas mensais tempo de operação em portos com software inteligente de embarque e desembarque
O tempo de espera nos portos somado ao tempo necessário para carga e descarga ainda é um desafio para as empresas brasileiras. Isso porque, se esse intervalo for muito longo, toda a logística pode sair muito cara. Diante desse cenário, investir em tecnologia logística portuária é fundamental para modernizar o setor e aumentar a eficiência dos portos. Foi pensando nisso que a VLI desenvolveu o Sistema de Planejamento de Embarque e Desembarque de Navios (Speed). A tecnologia começou a ser usada gradativamente pelos portos próprios da VLI a partir de 2021, na Baixada Santista, no Maranhão e em Sergipe. O software utiliza cálculos navais e inteligência artificial para simular cenários operacionais e criar planos de desembarque ou embarque de cargas otimizados. Íntegra para associados.
Folha: Concessões de rodovias são alvo de 51 projetos de lei no Congresso
As concessões de rodovias à iniciativa privada são tema central de pelo menos 51 projetos de lei que, atualmente, tramitam no Congresso Nacional. A maior parte das propostas feitas pelos parlamentares prevê a inclusão de novos serviços obrigatórios pelas concessionárias. O segundo tema que recebe a maior atenção é a isenção do pagamento de pedágios. Há pelo menos 11 projetos que sugerem a gratuidade para determinados tipos de usuários, como motociclistas, moradores locais, veículos de serviço público e até carros elétricos. O volume de propostas ligadas a rodovias, muitas vezes com objetivos específicos, preocupa o setor privado porque não consideram prováveis desdobramentos que essas medidas podem ter como um todo. Íntegra para associados.
Estadão On-line: ANTT: leilão de rodovias da ‘Rota Agro’ será em agosto; investimentos somam R$ 7,2 bilhões
A ANTT publicou na sexta-feira passada o edital para a concessão de trechos das BRs 060 e 364 entre Goiás e Mato Grosso. O leilão federal será realizado em 14 de agosto, na B3, em São Paulo. O projeto nomeado como “Rota Agro” tem ao todo 490 km de rodovias. A previsão é de que sejam investidos R$ 4,4 bilhões em obras e outros R$ 2,8 bilhões em custos operacionais ao longo de 30 anos de concessão. Entre as obras estão 45,62 km de duplicação e 150,92 km de faixas adicionais em pista simples. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Mudança ‘leve’ em marco das concessões pode destravar investimentos
A atualização do marco legal das concessões (Lei 8.987/95), que completou 30 anos em fevereiro, deve ter debate e votação retomados no Congresso, na primeira quinzena de abril. A previsão é do relator do PL na Câmara dos Deputados, deputado Arnaldo Jardim. O parlamentar está concluindo a rodada de consulta aos especialistas e às entidades do setor para fechar seu parecer, a ser apresentado na reunião de líderes partidários na segunda semana de abril. A proposta pega carona no PL 7.063/2017, que passou por debate em comissão especial. O projeto tramita em regime de urgência. Íntegra para associados.
CNN Brasil: Brasil é um dos países com mais barreiras não tarifárias, aponta estudo
Mais de 86% das importações brasileiras são submetidas a algum tipo de barreira não tarifária, o que protege produtores nacionais contra a concorrência externa e pode ser levado em conta pelos EUA na aplicação de sua nova política comercial, conforme um estudo publicado pelo BTG Pactual. Com base numa plataforma de comércio do Banco Mundial, o BTG selecionou 12 países e verificou o “índice de cobertura” das barreiras não tarifárias. No caso do Brasil, esse índice alcança 86,4% das compras do exterior. Na América Latina, perde apenas para a Argentina, campeã do ranking com barreiras não tarifárias que se aplicam sobre 94,6% das importações. Íntegra para associados.
Valor Econômico, Folha On-line (Financial Times), CNN Brasil e Uol (Reuters): China pressiona empresa contra venda de portos no canal do Panamá
O governo chinês está pressionando uma empresa privada de Hong Kong a cancelar um negócio bilionário sob a alegação de que ele causa prejuízos geopolíticos a Pequim. O órgão regulador de mercado do regime disse na sexta-feira passada que analisará o acordo do conglomerado de Hong Kong CK Hutchison Holdings para vender dezenas de ativos portuários globais, incluindo dois no Canal do Panamá, para um consórcio liderado pelo fundo de investimento americano BlackRock. A venda planejada faz parte de um acordo de US$ 22,8 bilhões para 43 portos ao redor do mundo, o que gerou críticas de Pequim, com a CK Hutchison já tendo sido alertada a “pensar duas vezes” antes de vender para um grupo que inclui os investidores americanos BlackRock e Global Infrastructure Partners. Íntegra para associados: Valor Econômico, Folha On-line (Financial Times), CNN Brasil e Uol (Reuters).
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos e A Tribuna de Santos: Santos deve receber mais navios com novo terminal de cruzeiros no Valongo
A transferência do Terminal de Passageiros Concais para o Valongo, conforme projeto em análise na Antaq, deve fazer com que mais transatlânticos embarquem passageiros no Porto de Santos. O terminal deverá ser instalado ao lado do Tecon Santos 10, na altura do Armazém 1, que ainda não foi revitalizado. Contará com um aporte inicial de R$ 1,2 bilhão e terá capacidade para atracação simultânea de três navios. Por ser na água, necessitará de uma estrutura diferenciada, com construção de uma laje para receber posteriormente o prédio. Íntegra para associados: A Tribuna de Santos e A Tribuna de Santos.
Santa Portal, Jornal da Orla (p. 12) e A Tribuna de Santos: Começa a remodelação para melhorar principal acesso de caminhões ao Porto de Santos
Começou na sexta-feira passada a remodelação da principal entrada do Porto de Santos, na Alemoa Industrial, por onde passam todas as cargas rodoviárias movimentadas no complexo. Realizada pela Prefeitura de Santos, a obra vai garantir maior segurança ao tráfego e conforto para os motoristas, especialmente para os 14 mil caminhões que trafegam diariamente em direção aos terminais portuários e área industrial do Município. O investimento no projeto é de R$ 13,98 milhões, do Governo do Estado de São Paulo (R$ 10,6 milhões) e contrapartida municipal (R$ 3,3 milhões). O projeto prevê a reforma completa da Rua Augusto Scaraboto, do entorno do Viaduto Paulo Bonavides (Viaduto da Alemoa) até a curva que direciona o trânsito para a Avenida Engenheiro Augusto Barata (Retão da Alemoa). Íntegra para associados: Santa Portal, Jornal da Orla (p. 12) e A Tribuna de Santos.
Diário do Litoral: Ibama afirma que desconhece licenciamento para pátio de caminhões em Cubatão
Em ofício assinado e enviado ao Ministério do Meio Ambiente em resposta a uma solicitação da Câmara de Cubatão, o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, informa que, em consulta à Diretoria de Licenciamento Ambiental (Dilic), não consta processo de licenciamento ambiental referente ao projeto do estacionamento de caminhões na Ilha do Tatu, em Cubatão. O documento é mais um episódio da verdadeira briga entre autoridades, lideranças comunitárias e ambientais regionais e a APS sobre a possível implantação do segundo pátio de caminhões na cidade como complemento da expansão territorial do Porto. Íntegra para associados.
Jornal da Orla (p. 11) e Portal BE News: Porto de Santos terá novo Centro de Operações Integradas da Marinha
Em solenidade realizada na sexta-feira passada, a Marinha do Brasil deu início ao marco de construção do novo Centro de Operações Integradas do Porto de Santos, que, entre outras tarefas, vai abrigar a sede do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste. A expectativa é que a futura instalação tenha o objetivo de unir as forças de segurança pública no Porto de Santos, visando o combate ao tráfico de drogas e demais crimes na região. O novo centro vai permitir uma atuação ainda mais eficaz da Força Naval em parceria com demais órgãos de segurança. A expectativa é que as obras sejam concluídas até o final do ano e a nova sede entre em operação ainda em 2025. Íntegra para associados: Jornal da Orla (p. 11) e Portal BE News.
Santa Portal e Portal BE News: Sopesp Day debate o futuro do setor portuário e as perspectivas para 2025
O Sopesp promoveu, na terça-feira (26), no Hotel Sheraton Santos, a primeira edição do Sopesp Day, evento exclusivo que reuniu associados e especialistas para debater as perspectivas do cenário político-econômico e as estratégias para o setor portuário em 2025. A programação abordou o cenário macroeconômico internacional e a política brasileira, com as presenças do economista e ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, José Roberto Mendonça de Barros, e do diretor de Infraestrutura da APS, Orlando de Almeida Júnior. Íntegra para associados: Santa Portal e Portal BE News.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Portos do Arco Norte pedem investimentos para enfrentar seca
Com o crescimento expressivo na exportação de soja e milho em 2024, os portos privados do Arco Norte alertam para a necessidade urgente de investimentos estruturais que reduzam os impactos da estiagem na navegação regional. A dragagem de pontos críticos do Rio Tapajós, a ser realizada pelo DNIT, é apontada como essencial para garantir a continuidade do escoamento durante o período seco. Segundo o Anuário Estatístico da Antaq, os portos do Arco Norte movimentaram 52,3 milhões de toneladas de soja e milho para exportação em 2024. Mesmo com os efeitos da estiagem extrema no último ano, o setor demonstrou resiliência e manteve investimentos em infraestrutura e sustentabilidade. Íntegra para associados.
Agência Porto: Chamamento público para interessados em utilização de áreas em Porto Alegre é publicado no Diário Oficial
Foi publicado no Diário Oficial do Estado o Edital de Aviso Público de Áreas e Chamamento Público para a identificação de interessados na utilização da infraestrutura de áreas localizadas fora da poligonal do Porto de Porto Alegre. Também está prevista a doação de estudos simplificados, por parte dos interessados, à Autoridade Portuária para a subsidiar a modelagem de futura licitação desses espaços. Poderão manifestar interesse pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, com ou sem fins lucrativos, nacionais ou estrangeiras, individualmente ou em consórcio. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: Pesquisa de custos dos portos brasileiros está aberta até o dia 28 de abril
A ANTAQ, em conjunto com a INFRA S.A, elabora levantamento com os terminais arrendados e com os TUPs para o diagnóstico dos terminais portuários brasileiros. A pesquisa de custos, receitas e despesas na operação portuária nacional por perfil de carga pode ser respondida até o dia 28 de abril e é um dos temas da Agenda de Estudos 2025-2028 da Agência, assim como servirá de subsídio na elaboração do PNL, conduzido pela Infra S.A. Os questionários foram enviados diretamente para os respondentes, via email, com todas as orientações necessárias para o preenchimento. Íntegra para associados.
Agência iNFRA: Plano Nacional de Ferrovias está em fase de validação por Renan Filho e Lula, diz secretário
O lançamento do Plano Nacional de Ferrovias está pendente de validação do ministro Renan Filho e do presidente Lula, segundo o secretário da pasta, Leonardo Ribeiro, que apresentou as bases do projeto durante o primeiro Painel de Referência da Comissão de Solução Consensual da Ferrovia Malha Sudeste, da MRS, realizado pela SecexConsenso/TCU, em Brasília. O plano vem sendo anunciado pelo ministério desde o ano passado, mas encontra dificuldades de alinhamento entre diferentes órgãos do governo, especialmente no que tange ao volume de recursos a serem usados no setor e como serão distribuídos entre os projetos. Íntegra para associados.
BE News (p. 4) e Jornal da Orla (p. 11): Sudeste Export 2025: inovação, segurança e logística em debate
O Sudeste Export 2025 acontecerá amanhã até quinta-feira (3), no Rio de Janeiro. Promovido pelo Grupo Brasil Export, tratará de temas estratégicos para o desenvolvimento da região Sudeste, com foco em inovação, segurança jurídica, transição energética e desafios regulatórios. A programação será dividida em três eixos principais: inovação e tecnologia, segurança jurídica e regulatória e desafios logísticos e energéticos. A partir da tarde quarta (2) e manhã de quinta-feira (3), acontecerá o fórum internacional LATAM Export, sobre os desafios compartilhados pelos países da América Latina na exportação e importação de cargas. Íntegra para associados: BE News (p. 4) e Jornal da Orla (p. 11).
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