Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 18/05/2021

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e setorial.

Estadão Blue Studio: Investimento em logística é para já

O evento “Diálogos Estadão Think”, parceria entre o Estadão e o Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP), discutiu ontem a necessidade de esforços no País em vários modais de escoamento de derivados do produto e agilidade nos investimentos para aproveitar uma competição mais intensa no segmento de combustíveis, o que promoverá o incremento gradual da infraestrutura. O secretário Diogo Piloni comentou que 25% da movimentação de cargas nos portos brasileiros e 77% do volume cabotado são de granéis líquidos, sobretudo combustíveis. Destacou: “O Ministério está trabalhando fortemente no Programa de Concessões e Autorizações de Portos e Ferrovias, e a expectativa é licitar mais de 70 terminais até 2022, sendo 40% deles na cadeia de combustíveis. É preciso utilizar ao máximo a intermodalidade, dado o tamanho e as longas distâncias a serem percorridas no Brasil, e para isso precisamos de disponibilidade de modais”.

Estadão On-line (ontem à tarde): Investimento público do País não é suficiente para manter estrutura que existe

Segundo dados do Tesouro Nacional, o investimento líquido no Brasil foi equivalente a -0,20% do PIB em 2020. Foi o quinto resultado negativo consecutivo. Em 2019, o resultado foi ainda pior, com investimento líquido de -0,39% do PIB. De uma lista de 72 economias nesse quesito, o desempenho brasileiro foi o quinto pior. No ano passado, o governo federal investiu apenas R$ 48,1 bilhões, o menor valor real desde 2007.

Folha (impresso – página A22): Projetos ferroviários de R$ 40 bi disputam grãos de Mato Grosso

Com perspectiva de dobrar a produção de grãos nos próximos anos, o agronegócio de Mato Grosso é hoje disputado por três bilionários projetos ferroviários que, para o governo, podem revolucionar a logística de transportes. Juntos, os projetos demandariam ao menos R$ 40 bilhões em investimentos, para adicionar quase 2.000 quilômetros à malha ferroviária do país. O mais adiantado é a Fico (Ferrovia de Integração do Centro-Oeste), que será construída pela Vale. Já a Ferrogrão, que liga Sinop aos portos de Miritituba e Santarém, enfrenta resistências no MP e críticas de especialistas, que temem o risco de despejo de dinheiro público nas obras. Na terceira frente, a Rumo tenta convencer o governo de que tem direito de construir um ramal expandindo sua malha de Rondonópolis até Lucas do Rio Verde para transportar a produção de MT até o porto de Santos.

Valor Econômico: Proposta para prorrogar Ecosul agrada governo

O governo federal considerou positiva, numa análise preliminar, a proposta oferecida pela Concessionária de Rodovias do Sul (Ecosul) para obter a prorrogação do contrato de administração das rodovias BR-116 e BR-392, no RS. O ministro Tarcísio de Freitas desacou que no entanto cabe atestar a “viabilidade jurídica” e avaliar se prorrogação é mais vantajosa do que uma nova licitação. A concessionária é criticada pelo alto valor dos pedágios e pela baixa qualidade dos serviços.

O Globo On-line (ontem à noite): Governo irá lançar medidas para atender aos caminhoneiros

O governo lançará hoje (18), em cerimônia no Palácio do Planalto, um conjunto de medidas incluindo digitalização de serviços e investimentos em infraestrutura nas estradas. Não deve anunciar agora um plano para reduzir o preço do diesel, depois que do fim da isenção do PIS/Cofins sobre o combustível. A forma de reduzir esse preço ainda está sendo avaliada no pacote chamado Gigantes do Asfalto, que também prevê no futuro renovação da frota.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (impresso – página A-8) e Portos e Navios: Agentes de navegação cobram vacinas

Os agentes de navegação marítima no Porto de Santos aguardam um posicionamento do governo federal sobre a imunização contra a Covid-19. Tendo sua atuação classificada como atividade essencial, a categoria soma dezenas de casos de contaminações, principalmente entre os que vão a bordo das embarcações que vindas de outros países. O Ministério da Saúde informou que os trabalhadores portuários estão entre as prioridades do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.  São estimados 111.397 profissionais.

G1 RS e Diário Popular (ontem à noite): Porto de Rio Grande tem movimentação recorde em abril

Os terminais do Porto de Rio Grande movimentaram 4,46 milhões de toneladas em abril, somando importações e exportações. No balanço do quadrimestre divulgado pela Superintendência dos Portos RS se destaca a exportação de madeira, que cresceu mais de 330%. A previsão para o ano é ainda mais otimista, já que o levantamento de abril não considera a safra recorde de soja, estimada em 20 milhões de toneladas.

A Gazeta Online ES (ontem à tarde): Porto de Vitória ganha terminal exclusivo para importação de veículos

Instalado em retroárea em Vila Velha, o terminal tem capacidade para armazenamento de até 1.600 veículos. Esse é o primeiro espaço exclusivo para armazenamento deste tipo de carga do Porto de Vitória. A Log-In Logística Intermodal, que já é operadora do TVV , venceu, em janeiro, um edital da Codesa para explorar provisoriamente a área. O contrato de arrendamento, que tem duração inicial de 180 dias e valor estimado em R$ 2,02 milhões, foi firmado em abril.

Imprensa setorial:

Agência iNFRA: PPI qualifica arrendamento de terminal de contêiner em Santos e prevê leilão em 2022

O Conselho do PPI estima que o leilão do STS10, terminal portuário destinado à movimentação de contêineres no Porto de Santos, vai ocorrer no primeiro trimestre de 2022, segundo a Resolução 172, publicada no DOU, que qualifica oito terminais portuários e divulga o calendário para os leilões. Também foram feitas estimativas oficiais para os leilões de três terminais portuários em Paranaguá (PAR15, PAR14 e PAR09). De acordo com o cronograma, três terminais portuários deverão ser leiloados neste ano. São eles o ITG03, no Porto de Itaguaí, o IMB05, no Porto de Imbituba, e o SSD09, no Porto de Salvador.

Informativo dos Portos: Governador do Paraná participa da assinatura da concessão do PAR12 do porto de Paranaguá

O contrato de concessão para a exploração da área PAR12 no Porto de Paranaguá será assinado hoje, pela manhã, com transmissão online pelo canal do YouTube do Ministério de Infraestrutura. O novo arrendamento, do terminal destinado à movimentação de veículos, foi arrematado em 2020 pelos próximos 25 anos.

Guia Marítimo: DP World Santos lança novo recurso de lacre eletrônico

A DP World está adotando a partir deste mês lacres eletrônicos para os contêineres de exportação a serem embarcados pelo terminal. O uso do dispositivo eletrônico elimina a necessidade de agendamento prévio da mercadoria no site da empresa, garantindo ao cliente uma “janela para entrega” no horário de conveniência, desde que respeitado o período de abertura do gate e o deadline da carga. O lacre é um item obrigatório nos contêineres de exportação. O diferencial da versão eletrônica está na automatização e facilidade do processo para o cliente.

Comex do Brasil: Portal Único ampliará exportações brasileiras em US$ 51,8 bilhões até 2040, projeta CNI

A CNI estima que o Portal Único de Comércio Exterior deverá gerar até 2040 um acréscimo de US$ 51,8 bilhões na exportação do Brasil. US$ 48,1 bilhões serão pela via marítima e US$ 3,7 bilhões pela via aérea. Nesse período, os países para os quais o Brasil terá maior alta no volume de exportação, em função das medidas de modernização implantadas por meio do portal, são Estados Unidos, Argentina, União Europeia e China. Serão US$ 26,4 bilhões ao todo, sendo US$ 24,45 bilhões pela via marítima e US$ 1,89 bilhão pela via aérea.

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