Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 21/05/2021

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor Econômico: ‘Bondade’ a caminhoneiro abre conflito

A MP que flexibiliza as regras de pesagem de veículos pesados, dentro do programa Gigantes do Asfalto, lançado nessa semana, foi bem recebido por transportadoras, caminhoneiros autônomos e donos de cargas, mas gerou reclamações das operadoras privadas de rodovias e autarquias estaduais responsáveis pela conservação das estradas, além de construtoras contratadas para fazer obras de manutenção. Elas alertam sobre a degradação mais rápida do pavimento e aumento do risco à segurança, com caminhões estimulados a circular com excesso de peso por eixo e maior dificuldade de frenagem.

Folha On-line – Coluna Vaivém das Commodities (ontem à noite): A soja é uma máquina de fazer dinheiro

Segundo a Abiove, as receitas de exportações do complexo soja deverão atingir US$ 53 bilhões, pelo menos 50% de todas as exportações do agronegócio brasileiro neste ano, em razão da aceleração mundial da demanda e consequente alta de preços, além da oferta maior e do efeito do dólar sobre os preços nacionais.

Folha On-line (ontem à noite): Investimento no Brasil tem pior década em 50 anos, diz estudo

Estudo do Ibre/FGV aponta que os investimentos no Brasil, tanto públicos quanto privados, tiveram de 2011 a 2020 a pior década em 50 anos. Os aportes equivaleram a 17,7% do PIB, o resultado mais fraco desde a década de 1961 a 1970. Nove em cada dez países do mundo (87%) tiveram investimentos maiores do que os do Brasil no ano passado. Nas obras de infraestrutura, a queda na taxa se dá pelas dificuldades fiscais do país, no caso dos investimentos públicos; no caso da iniciativa privada, o investidor acaba optando por outros países em situação mais estável.

Folha On-line (reproduziu ontem à tarde matéria da Reuters) e Valor Econômico: Portuários argentinos indicam outra greve de 48 horas na próxima semana

As exportações de grãos da Argentina permaneceram paralisadas ontem devido à greve de trabalhadores portuários exigindo a vacinação contra a Covid-19. Depois de uma reunião com o governo na quarta-feira (19), os sindicatos de trabalhadores emitiram comunicado dizendo que iriam “continuar a luta para proteger nossa saúde”. Afirmaram que “estão prontos para convocar uma nova greve de 48 horas a partir da zero hora de quarta-feira, 26 de maio”. A Confederação Rural Argentina (CRA) também declarou que, se o governo mantiver as restrições às exportações de carne bovina, os embarques de grãos serão paralisados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (impresso – página A-8) e Guia Marítimo: Falta de contêineres afeta preço das mercadorias

A falta de contêineres refrigerados no Brasil está causando alta nos preços das frutas no mercado internacional. Os compradores estrangeiros passaram a adquirir produtos perecíveis de outros países, o que pulverizou ainda mais a oferta de contêineres em todo o mundo. Operadores logísticos buscam alternativas para garantir o acesso ao equipamento. Grande parte das exportações brasileiras, principalmente para países asiáticos, é composta por produtos que necessitam de reefers. Para suprir a falta deles no sentido inverso da exportação, os armadores estão ofertando a operação de reefer fora de operação, com motor desligado, equiparando-se aos contêineres comuns.

A Tribuna de Santos (impresso – página A-8) e G1 Santos (ontem à tarde): Porto precisará de 22 mil doses de vacina

Serão necessárias de 22 mil doses de vacinas contra a covid-19 para imunizar 11 mil trabalhadores que atuam no Porto de Santos, segundo estimativa do Sopesp, a ser encaminhada hoje à Prefeitura de Santos, que fará o pedido ao Governo de SP. Na lista estão 2 mil trabalhadores do Ogmo e outros 9 mil vinculados a terminais ou autoridades. O governo federal também estuda antecipar a imunização, segundo nota do MINFRA de ontem.

Gazeta do Povo (ontem): Porto de Antonina se especializa em cargas de alto valor e pouca fila de navios

Na última semana o Terminal Portuário da Ponta do Félix (TPPF) passou por uma nova auditoria e teve a licença renovada para exportar farelo de soja não-transgênico em condições adequadas para evitar a contaminação cruzada. Anualmente, embarca 300 mil toneladas de farelo de soja não transgênico com destino ao mercado externo. Ampliando o leque de produtos especiais e diferenciados, o porto começou neste ano a exportar pellets de cana e a importar malte.

Folha Vitória (ontem à tarde): Porto de Vitória vai receber 30 mil carros por ano importados pela montadora Ford

A Ford passou a importar veículos pelo Porto de Vitória nesta semana. Foram 400 carros, que chegaram pelo navio Torrens. A estimativa é de que cheguem ao Brasil, via Espírito Santo, aproximadamente 30 mil carros por ano.

Imprensa setorial:

Informativo dos Portos: Antaq realizará audiência virtual sobre licitação de área no porto de Santos em 1º de junho

A audiência pública virtual será em 1º de junho, às 15h, para receber contribuições relativas ao certame licitatório para arrendamento da área dentro do Porto Organizado de Santos destinada à instalação do STS11, dedicado à movimentação e armazenagem de granéis sólidos vegetais.

Portos e Navios: OCDE prevê aumento de 16% nas emissões de transporte até 2050, mesmo com cumprimento de metas

O relatório “Transport Outlook 2021”, do Fórum Internacional de Transporte (ITF/OCDE) aponta ainda os três principais desafios de nosso tempo: a pandemia de Covid-19, a mudança climática e desigualdade, a ligação entre eles e ações para garantir uma transição eficaz e equitativa para a mobilidade sustentável em um nível urbano, regional e global após a pandemia. Em relação ao transporte de cargas, estima que ele crescerá 2,6 vezes, com as emissões de carbono aumentando em 22%.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco